Categorias: Jungfraujoch - Topo da Europa, Suíça (viagens & passeios)

Como é o passeio em Jungfraujoch, o Topo da Europa

Jungfraujoch é um dos lugares mais visitados da Suíça e também, o ponto mais alto a ser visitado na Europa. Por isso ele se chama o Topo da Europa. Jungfraujoch tem a estação de trem no ponto mais alto do continente europeu, a 3.454 metros de altitude e este passeio é a garantia de ver neve, inclusive durante o verão.

A ferrovia que leva até o topo foi construída entre 1896 e 1912 e nesta região dos Alpes suíços está o glaciar Jungfrau-Aletsch, que é tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Glaciar tombado pela Unesco.

 

Como é o passeio:
O trem para subir até Jungfraujoch sai de Interlaken Ost. Ele faz o caminho por Grindelwald e por Lauterbrunnen. Você pode escolher se deseja subir por Grindelwald e descer por Lauterbrunnen (ou vice-versa). Eu sempre sugiro para meus clientes de roteiro personalizados que façam isso para conhecer os dois vilarejos. Pois você pode passar em Grindelwald e Lauterbrunnen se desejar, com o mesmo ticket de trem que irá te levar até o Topo da Europa.

Saindo de Interlaken Ost.

Subida por Grindelwald e descida por Lauterbrunnen:
Aqui eu vou colocar um exemplo de trajeto, que na minha opinião vale muito a pena fazer. Ao sair de Interlaken Ost o trem segue para Grindelwald, onde você vai realizar uma troca de trem. Neste trajeto, sugiro você sentar do lado esquerdo do trem onde a paisagem é mais bonita.
Em Grindelwald acontece a primeira troca de trem. Ao chegar lá você irá descer do trem e na plataforma ao lado já estará o trem que irá te levar para seguir o trajeto.

Grindelwald há uma troca de trem.

Ao sai de Grindelwald o trem segue para Kleine Scheidegg. Neste trajeto eu sugiro você sentar do lado direito do trem. Ao chegar em Kleine Scheidegg acontece a última troca de trem. Deste até o Topo da Europa são 9km de trem de trem de cremalheira, percorrendo a maior parte deste trajeto (7km), dentro de um túnel. Aqui, sente do lado direito do trem.

Antes de chegar no topo da Europa o trem faz uma parada de 5 minutos no Eismeer (mar de gelo) para que você possa tirar fotos e observar o glaciar Jungfrau-Aletsch. Você verá o glaciar de uma janela e depois deve voltar para o trem.
Depois do Eismeer, a próxima parada é Jungfraujoch, o Topo da Europa.

Parada no Eismeer.
Na parada do Eismeer temos esta vista linda do glaciar.

Na descida, haverá as trocas de trens em Kleine Scheidegg e Lauterbrunnen. De Jungfraujoch para Kleine Scheidegg a paisagem é mais bonita do lado esquerdo do trem. De Kleine Scheidegg para Lauterbrunnen, também.

Lauterbrunnen

Atrações no Topo da Europa:
Ao chegar, você pode seguir a placa que indicar “Tour” e conhecer tudo o que tem lá no topo. As atrações são:

  • Plataforma de observação Esfinge (Sphinx): um elevador sobe em 25 segundos 112 metros e irá te levar a esta plataforma, de onde poderá ver a região ao redor do topo e o glaciar. Ótimo lugar para tirar fotos da paisagem. Aqui também está o Observatório, que é uma importante estação internacional de pesquisa.
  • Jungfrau-Panorama: se as montanhas no topo estiverem escondidas pelas nuvens, você consegue ver a paisagem através da projeção feita na parede, em 360 graus da vista que se tem do alto da plataforma de observação.

    Foto: Jungfraujoch
  • Sensação Alpina (Alpine Sensation): na primeira parte, é um espaço todo decorado com a flor Edelweiss (flor símbolo da Suíça) e um globo de neve, onde estão atrações das montanhas. Com uma música Jodler de fundo, você mergulha na tradição turística dos suíços: as montanhas, os trenzinhos, os teleféricos. Ao seguir o caminho, você passará a entrar num “túnel” onde pinturas na parede retratam os primeiros alpinistas no topo da Europa, em 1811. Em seguida, tem uma estátua em homenagem a Adolf Guyer Zeller, empresário suíço que projetou e construiu a ferrovia até Jungfraujoch. Depois, aparecem fotos da época da construção da ferrovia e um memorial com os nomes dos trabalhadores que morreram durante a obra.

    A parte da homenagem aos primeiros alpinistas a chegar no topo.

    Aqui a homenagem a quem construiu a ferrovia e aos que morreram trabalhando nela.

    Homenagem aos que morreram na construção da ferrovia.
  • Eispalast (Palácio de Gelo): há mais de 80 anos dois guias de montanhas começaram a escavar um espaço no gelo glaciar e foi assim que criaram o Palácio de Gelo. Hoje, o lugar conta com esculturas de gelo e precisa ser resfriado a -3 graus para mantê-las intáctas.
  • Snow Fun Park: aqui é um espaço para brincar na neve e apreciar a paisagem. Há cadeiras de descanso e um pequeno bar para você relaxar enquanto bebe alguma coisa. Este espaço funciona entre junho e metade de outubro (para quem quer ver neve no verão) e se você for aventureiro, pode ir na Tirolesa (Tyrolienne) que sobrevoa o gelo eterno da geleira Aletsch, a maior geleira da Europa.
    O valor da tirolesa é de 20 francos para adulto e 15 francos para crianças (entre 6 e 16 anos).
  •  Plateau: esse é outro lugar para ver a paisagem ao redor e poder tocar na neve. Aqui tem a bandeira da Suíça, desde 1912, e super concorrida para tirar fotos.
  • Loja da Lindt (Swiss Chocolate Heaven): ao entrar você se depara com uma “cozinha” onde tem um Maître Chocolatier virtual mostrando como são feitos os chocolates. Depois, a loja, cheia de delícias da marca.
  • Lojas de souvenirs: tem uma na entrada de Jungfraujoch e outra depois da loja da Lindt.
  • Restaurantes: la no topo você encontrará 2 restaurantes e 1 café bar.- Restaurante Crystal: o serviço é à la carte e oferece pratos típicos suíços e pratos internacionais.

    Restaurante Aletsch: este é um restaurante self-service para lanches e bebidas. Se deseja um prato, você escolhe pelo número os que são oferecidos no dia e já é servido para depois pagar e comer.
    – Café bar: aqui você terá lanches, chocolates e bebidas em geral.Quanto tempo demora o passeio: 
    De Interlaken Ost até Jungfraujoch são 2 horas de passeio (4 horas, ida e volta). Lá no topo você vai levar pelo menos 3 horas para ver todas as atrações e parar para uma refeição. Por isso, dedique um dia todo para passear em Jungfraujoch.

Dicas para tornar seu passeio agradável:
• Tenha sempre uma garrafinha de água. Beber água vai lhe ajudar a não sentir desconforto com a pressão e a altitude.
• A combinação sol e neve queima tanto quando sol e areia. Use filtro solar ao subir a montanha e óculos de sol.
• Se puder, use calçados a prova d’água por causa da neve, fleece e casacos de inverno (mesmo durante o verão). A temperatura no inverno varia entre -12 a -5 graus. No verão pode variar entre – 4 a 7 graus, mais ou menos.
• Faça o passeio no topo com calma. Lembre-se que você pode sentir a diferença de altitude. Respire fundo e caminhe calmamente.
• Sugiro reserva de acento durante o verão europeu. Há muitos países europeus que entram em férias na mesma época, gerando um número alto de turistas.
• Pessoas com problemas de pressão arterial e epilepsia devem consultar o médico antes de permanecer em grandes altitudes.
• Bebês nos primeiros 2 anos de vida não devem dormir numa altitude a mais de 2500 metros.
• Crianças com mais de 2 anos precisam deglutir algo para não sentir a pressão no ouvido.
•  Este passeio não é recomendado para grávidas e pessoas com problemas pulmonares, cardíacos e doenças cardiovasculares.

Valores:
Valor do ticket a partir de Interlaken Ost (via Lauterbrunnen e/ou Grindelwald):
até agosto: 234,80 francos
• de setembro a outubro: 210,80 francos
• de nov até 12 de dez: 184,80 francos

Crianças até 5 anos viajam gratuitamente. Crianças de 6 a 15 anos pagam 50%.

Descontos:
25% para quem tem Swiss Travel Pass.
50% para quem tem Halb Tax ou GA.
Junior Karte é válido também.

Veja também o vídeo deste passeio:

*************************************************************
Este passeio eu fiz no dia 25 de junho de 2020, com minhas parceiras Janaina (do blog Descobrindo a Suíça) , Renata (do blog As viagens da Re) e a Laurentina (nossa fotógrafa oficial Fotógrafa na Suíça).  O lugar foi o destino de mais um #experience , um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça.  Este foi o #experiencejungfraujoch

Apoio: Jungfrau Region  e Jungfraujoch – Topo da Europa

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #experiencejungfraujoch no Instagram e Facebook.

*************************************************************
Se quiser saber como foram os outros Experiences, veja os artigos abaixo:
#ExperienceVevey, clique no post Um dia em Vevey
#ExperienceTitlis, clique no post Desbravando o Monte Titlis
#ExperienceSchilthorn, clique no postConheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça
#ExperiencePilatus, clique no post Tudo sobre o Monte Pilatus e o passeio da Rota Dourada
#ExperienceStoos, clique no post Stoos: alpes suíços, hotel Spa e funicular mais íngreme do mundo
#ExperienceCardada, clique no post Monte Cardada Cimetta, a pérola da parte italiana da Suíca 
#ExperienceStGallen, clique no post Conheça St. Gallen: o que visitar e um pouco da maior feira da região
#Experiencenatalnasuica, clique no post Bremgarten e o maior mercado de natal da Suíça
#Experienceluzern, clique no post Passeio de Barco no lago de Lucerna
#Experienceinterlaken, clique no post Passeio de Barco em Interlaken, pelos lagos de Thun e Brienz
#Experiencebannalpsee, clique no post Lago Bannalp, um lago incrível perto de Lucerna
#Experiencegruyeres, clique no post O que fazer em Gruyères
#Experiencegrindelwald, clique no post Montanha Grindelwald First

*************************************************************

Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

*************************************************************

Quer saber mais sobre a Suíça? Então dá uma olhada nestes artigos aí:

Como aproveitar Zurique
Que fazer em Zurique
Conheça o bondinho do chocolate
Passeio no Barco do Fondue
Cataratas do Reno – passeio bate e volta a partir de Zurique 
7 Cafés para conhecer (e se deliciar) em Zurique

Natal na Suíça
Bremgarten, o maior mercado de natal
Mercado de Natal de Zurique
Mercado de Natal de Lucerna
Mercado de Natal de Montreux
Mercado de Natal da Basileia
Mercado de Natal de Einsiedeln
Mercado de Natal de Genebra
Mercado de Natal de Berna
Illuminarium, show de som e luzes em Zurique

Informações sobre o aeroporto de Zurique e os trens na Suíça
Chegando no aeroporto de Zurique
Como ir do aeroporto para o centro de Zurique
Tudo sobre viajar de trens na Suíça: dicas de como usar e aproveitar o seu passeio
Passeio de trem panorâmico de Lucerna para Montreux, com passeio em Interlaken
Trem Voralpen Express: o trem de St. Gallen para Lucerna

Aqui você também vai encontrar outros lugares para conhecer na Suíça
Gruyères, um vilarejo medieval no meio de um vale lindo
Um dia em Vevey
Conheça St. Gallen: o que visitar e um pouco da maior feira da região
Como é o Museu Olímpico, em Lausanne

Fábrica de chocolates e fábricas de queijos
Maison Cailler e Maison du Gruyères
Visitando a Fábrica de Queijo Emmental

Conhecendo os Alpes de outro ângulo
Passeio de Balão na Suíça 

Para quem gosta de chocolate
7 Fábricas de Chocolates para visitar na Suíça
Dicas de onde comprar chocolate

Para quem quer atrações para crianças
Fábrica de Biscoitos Kambly
Swissminiatur, a Suíça em miniatura
Museu dos Transportes
Juckerhof – Uma fazenda de abóboras perto de Zurique
Passeando de bicicleta pela Suíça
Starbie – um parque indoor para crianças – Suíça
Formel Fun parque indoor – Suíça
Knie, o Circo Nacional Suíço
Castelo de Lenzburg
Kindercity – um espaço divertido
Parque Atzmännig

Museus divertidos e interativos
Museu Nacional Suíço – Zurique
Nest, o Museu da Nestlé em Vevey
Museu da Fifa – Zurique
Conhecendo o Museu do Chaplin, em Vevey
Museu Tecnorama

Parques aquáticos
Parque Aquático Aquabasilea
Parque Aquático Alpamare – Freienbach/Pfäffikon

Para curtir os alpes
Jungfrauhoch – o topo da Europa fica na Suíça
Dicas e informações sobre aulas de esqui na Suíça
Conheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça –
Monte Titlis
Piscina Termal nos Alpes Suíços
Tudo sobre o Monte Pilatus e o passeio da Rota Dourada
Stoos: alpes suíços, hotel Spa e funicular mais íngreme do mundo
Monte Cardada Cimetta, a pérola da parte italiana da Suíca 
Harder Kulm, o topo de Interlaken
Grindelwald First, na região de Jungfrau

Conhecer os lagos lindos da Suíça
5 lagos para conhecer na Suíça
Lago Causa – Caumasee
Blausee
Oeschinensee
Lago Bannalp, um lago incrível perto de Lucerna
Passeio de Barco em Interlaken, pelos lagos de Thun e Brienz
Passeio de Barco no lago de Lucerna
Passeio de Barco pelo lago de Lucerna e visita ao Museu do Canivete

*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas…

    Beijos ?.