Categorias: Suíça (viagens & passeios), Zurique/Zürich

Conheça o Museu da Fifa, em Zurique

Não adianta…o Brasil é realmente o país do futebol e entrar no museu da FIFA foi como se eu estivesse me sentindo em casa. Nosso país já teve muitas glórias e tem grande importância para o esporte. Por isso, ter estado neste museu teve tanto significado para mim.

Neste dia que fomos, tinha uma exposição sobre a Copa do Mundo realizada no Brasil. Era uma exposição temporária, onde estavam camisetas de alguns jogadores, histórias sobre os jogos do campeonato e todas as informações referentes a ele.

A exposição temporária que tinha sobre o Brasil, quando fomos no museu.

Ao entrar no museu, você já pode ver onde estão todas as camisas dos países. Elas estão dispostas por cores. Enquanto isso, um painel ao lado mostra crianças jogando futebol em algumas partes do mundo.
Neste espaço também tem um histórico dos campeonatos da FIFA, com fatos marcantes, fotos e trofeus.

Entrada do museu com a exposição das camisas.
As bandeiras de todos os países membros da FIFA.

As imagens de crianças jogando futebol em vários países do mundo. Estas eram as do Brasil.

Seguindo o passeio, tem uma escadaria onde podemos ouvir gritos, palavras de apoio, como se fossemos os jogadores antes de entrar em campo. Dá uma sensação de coragem, determinação, garra….um misto de sentimentos ao saber que o jogo está prestes a começar.

O corredor com sons de estímulo e ânimo, como se estivéssemos entrando em campo.

Na sala seguinte estão expostas as taças, medalhas, informações das obras dos estádios, sobre o futebol, sobre os árbitros. Nesta parte tem também um mapa interativo de todos os países membros da FIFA. Tudo com muitas imagens e vídeos sobre o que aconteceu nas Copas do Mundo e nos Campeonatos da FIFA.
No final desta parte tem até uma cabine para brincar de ser comentarista.

Mapa interativo.
A tão desejada!!

Futebol feminino também tem espaço no museu.

O “muro” com todos os campeões das Copas do Mundo.
Cabine para brincar de ser comentarista.

Próxima Copa já tem seu espaço garantido.

Depois, tem um espaço dedicado aos estádios, o grande cenário das partidas. Uma maquete do Maracanã (pelo Brasil ter sido sede da última Copa) e a cadeira de alguns estádios de futebol que sediaram partidas de Copa do Mundo. Junto a essa parte tem uma exposição dos mascotes dos jogos e, logo em seguida, um mini cinema. Neste mini cinema eles passam um filme com cenas desde o começo de algumas partidas, os momentos marcantes, a hora dos gols e o grande final com as comemorações dos campeões. Como se fosse um resumo do que é uma Copa do Mundo e com imagens de várias Copas.

Maquete do Maracanã.
As cadeiras de alguns estádios que sediaram os jogos de Copas do Mundo.

Saindo deste cinema você entrara num elevador que te leva para o último andar do museu. Lá está a parte mais divertida para a criançada (e mamães e papais também). Além de um espaço dedicado aos voluntários que ajudam nas Copas do Mundo e figuras emblemáticas dos jogos, tem uma parte onde as crianças podem pintar e também jogar. Na área reservada para pintura, tem papeis, lápis, canetas, tesouras, tudo o que precisar para soltar a imaginação. Na parte dos jogos, você pode dar o seu nome para a moça que cuida este setor. Assim, você ganhara uma pulseira e poderá ganhar um brinde. Os jogos são todos relacionados ao futebol (óbvio!). É um de driblar, outro de ver a força do chute, outro que tem que acertar o lugar para a bola cair….enfim….super concorrido e disputado os brinquedos, mas vale a pena!

O último andar do museu.
Os voluntários que trabalham nos jogos.
As folhas para pintura e desenho.
Material para pintura.
Espaço para as crianças pintarem.

Tem até bebedouro lá.
A parte onde podemos jogar!

Figuraça brasileira! Os anônimos também tem espaço no Museu.

Antes de sair do museu, você passa pela loja deles e depois uma cafeteria. Sugiro você não se empolgar muito nesta parte, pois os preços são meio salgados.

Loja do museu.
Cafeteria.

_______________________

Informações sobre o Museu da Fifa:
Horários:
de terça a sábado, das 10h às 19h.
domingos, das 9h às 18h. 
*Fechado às segundas.

Valor:
adultos: 24 francos
crianças de 0 a 6 anos: entrada gratuita
crianças de 7 a 15 anos: 14 francos
Gratuito para quem tem Swiss Travel Pass.

Para acessar o site do museu, clique aqui.
Como chegar:

A melhor forma de chegar lá é caminhando, de trem ou de tram.
Caminhando: Se você está na beira do lago de Zurique, próximo ao Bürkliplatz (de onde saem os passeios de barco), siga em direção contrária à Opera de Zurique. Isto é, o lago estará a sua esquerda. Esta é a rua General Guisan Quai. Depois, siga a General Wille Strasse e logo você verá o museu.

De Tram: você pode pegar os trans de número 5 (passa pela Bellevue), número 6 e 7 (passam pela Bahnhofstrasse) e descer na parada Zürich Enge, Bahnhof.

De Trem: pegar os S-Bahn de número 2, 8, 21 ou 24. Todos saem ou passam pela estação central de Zurique. A estação que você deve descer é Zürich, Enge.

O museu fica em frente da estação Zürich/Enge e da parada Zürich Enge/Bahnhof.

A estação de trem que fica em frente ao museu.

 

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faca um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email contatopelomundoblog@gmail.com

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários