Categorias: Engelberg - Titlis, Suíça (viagens & passeios)

Saiba tudo sobre o Monte Titlis, na Suíça

Para quem vem conhecer a Suíça, tanto no inverno quanto no verão, e deseja brincar na neve, a dica que eu dou é o Monte Titlis. Ele fica na região de Lucerna, na cidade de Engelberg. É super fácil chegar até ele. Basta você pegar um trem até Engelberg. A estação da cidade fica bem próxima da entrada da montanha (aproximadamente 750m ou 10 minutos caminhando).

A estação de Engelberg está a direita desta foto. Dela até a entrada do Monte Titlis são aproximadamente 750 metros.

 

Entrada. Aqui você compra os bilhetes para subir e também pode alugar roupas e material de ski (somente de outubro a abril).

Se você ainda não subiu nos alpes, eu vou lhe explicar que toda montanha tem algumas paradas até chegar ao topo. E no Titlis não é diferente. Isso significa que se você não quiser pagar para ir até o topo e quiser ficar numa parada intermediária da montanha, você pode. Quem faz muito isso são as pessoas que vão para os alpes esquiar. A grande maioria das pistas de ski não começa no topo. Por conta disso, o valor que você paga para subir a montanha é menor.
Atrações do Monte Titlis:
Como já falei, existem algumas paradas até o topo e as atrações estão espalhadas por elas. Pela ordem de subida da montanha, as paradas são:

Parada Trübsee
Fica a 1800 metros acima do nível do mar e é onde se concentra boa parte das atrações. Alí você vai encontrar:
–  Snowtube (pista para descer com boia de borracha. Aberto de dezembro a abril)
Moto para andar na neve (SnowXPark – clique aqui para saber mais)
– Vila de Iglus (Iglu Dorf – é um hotel em forma de Iglu onde você também pode saborear um delicioso fondue e relaxar numa jacuzzi). Mais informações, clique aqui.

Espaço de diversão na neve na estação Trübsee.

Parada Stand
É a última parada antes do topo. Fica a 2428 metros acima do nível do mar e lá você encontra:
– Pista de ski;
– Restaurante com uma vista linda dos alpes.
Aqui também é onde você vai pegar o Titlis Rotair. Ele é o bondinho que gira 360 graus e te leva para o topo do monte Titlis. Dele você tem uma imagem de tirar o fôlego dos alpes suíços. Vale a pena ficar perto da janela dele e aproveitar a paisagem.

Este é o Rotair.
Vista dos alpes de dentro do bondinho que gira 360 graus (Rotair).

Parada Klein Titlis – Topo do Monte Titlis
Aqui você estará a 3028 metros acima do nível do mar. Tendo um dia lindo de sol, eu sugiro você subir até aqui para ver as seguintes atrações:
– Gruta de gelo (Gletschergrotte): essa gruta tem 150 metros de corredores que te levam para 20 metros abaixo da superfície da geleira. A temperatura dentro da gruta é de  -1.5°C. A entrada é gratuita.

A gruta de gelo.

– Titlis Cliff Walk: é a ponte suspensa mais alta da Europa. Tem 1 metro de largura e 100 metros de comprimento. Vale a pena por nos deixar tão próximos dos alpes.

Cliff Walk.


– Ice Flyer: é um teleférico que passa a 10 metros das geleiras. Ele te leva ao Parque Glacial (Rutschpark am Gleitscher), com um custo de 12 francos.

No topo do Monte Titlis.

– Parque Glacial (Rutschpark am Gleitscher): aqui você consegue curtir a neve mesmo fora da temporada de inverno. O Snowtube (pista para descer com boia de borracha) funciona de maio a julho. Os minibobs (que são tipo uns assentos de plástico e que usamos para deslizar na neve) funcionam de maio a setembro. A entrada no Parque Glacial é gratuita.
– Pista de Ski;
– Pista para caminhada
 (funciona no inverno e no verão);
– Restaurante Panorâmico: voce pode almoçar ou fazer um lanche tendo uma vista linda dos alpes como companhia. O valor do prato com bebida fica em torno dos 30 francos;

– Loja de chocolates: com algumas marcas de chocolates suíços como Lindt e Munz;
– Estudio de fotografia: onde você poderá tirar fotos com roupas típicas da Suíça (mais informações, clique aqui);
– Relojoaria: uma loja especializada com renomadas marcas suíças.

Dicas para subir a montanha: 
– use roupas e calçados impermeáveis e quentes, caso queira brincar na neve. Não dá para subir e ficar passando frio. Se deseja só olhar, ainda sim recomendo roupas quentinhas, mesmo que seja no verão;
– Use filtro solar e óculos de sol. A combinação sol, neve e vento é a mesma que sol, praia e brisa do mar. Queima o rosto da gente, realmente!
– Cuide a previsão do tempo para ver se vale a pena subir até o topo. Se o tempo estiver fechado, você não consegue ver nem um palmo na frente do nariz. Mas também há casos de estar nublado na base da montanha e ter sol no topo.

Preço do ticket para subir até o topo: 96 francos. 
Tem desconto de 50%  quem tiver:
– Swiss Pass, SBB Halbtax ou GA;
– idade entre 6 a 15 anos (crianças de 0 a 5 anos não pagam).

Mais informações sobre o Monte Titlis, clique aqui. (site em português).

Quem quiser saber como foi a primeira vez que fomos no Monte Titlis, pode ver este post aqui: Um passeio por Engelberg – Titlis

*************************************************************

Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

*****************************************************

Aproveite para acompanhar o Guia Pela Suíça pelas redes sociais:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 comentários

  1. oi! tem uber ai? tenho dois dias inteiros em zurich, dias 21 e 22 de junho. pensei em ir para o monte titlis no dia 22 de junho, saindo de zurich, mas queria saber qual a melhor forma de chegar la para aproveitar o passeio, pois estarei com duas criancas e quero que elas brinquem com a boia na neve e pelo que li isso no verao so na parte mais alta, certo?
    se eu nao locar um carro, como faco para ir? tem uber? vale a pena? ou tem algum outro ponto que tem essa brincadeira mais perto de zurich?

    1. oi Juliana,
      sim, aqui tem uber. Eu acho sempre mais pratico andar de trem quando se sai para passear com crianças. Porque a gente sempre acaba cansada também para ter que dirigir depois. Mas veja o que for melhor e mais vantajoso para você.
      O valor do trem voce pode ver pelo site http://www.sbb.ch
      No Titlis vc consegue fazer isso, de brincar na neve com boia ou no Jungfraujoch. OK?

      Abraços e aproveitem a Suíça.
      Ana

  2. boa tarde.
    Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas.
    Meu nome é Edson. Pretendo ir ao Titlis no fim de agosto, com minha esposa.
    Voce sabe se tem onde alugar agasalhos e sapatos. Não vamos fazer caminhadas na neve.
    Se souber os locais e se tiver idéia de preços agradeço.

  3. Olá Ana Luiza! Gostaria de saber se você conseguiria me ajudar com as seguintes dúvidas: 1) Além das paradas que você citou, vi que no site do Monte Titlis existem os ingressos (Engelberg – Jochpass) e (Engelberg – Engstlenalp). Sabe dizer o que eles contemplam? 2) Existe ingresso complementar, caso eu tenha comprado o ingresso para a parada Trübsee, por exemplo, e o mesmo dia queira ir até a parada acima? Obrigado.

    1. oi Geraldo,
      As paradas Jochpass e Engstlenalp são pontos de saída e chegada para as pistas de ski. Se vc for esquiar, pode ir até elas. Quem esquia sobe até Jochpass e desce esquiando até Engstlenalp. Mas lá tem somente as pistas de esqui.

      Se vc comprar o ingresso até o topo do Monte Titlis, vc pode parar em qualquer um dos pontos da subida/descida dele. Inclusive o Trübsee. Mas vc precisa comprar já na entrada/bilheteria. Não tem como comprar depois, nas paradas do Monte Titlis. Se sua duvida é saber se no topo esta com tempo aberto, basta olhar na TV que tem na bilheteria, que mostra o tempo na montanha.

      Abraços,

  4. Bom dia Ana, parabéns pelo blog!

    Uma dúvida: vi no site do Titlis que além do passe até o topo (92 CHF, no preço cheio) tem também um chamado Ski Pass, que para um dia está 65 CHF (https://www.titlis.ch/pt/tickets/snowsports). Sabe dizer qual seria a diferença desse passe de Ski? Está incluso nele a subida até o topo? Será que inclui algum equipamento?

    Obrigado pela ajuda!

    1. oi Danilo, o skipass é para quem vai esquiar e está incluso somente a subida na montanha. O custo com equipamento é a parte. O valor de 92 francos é para quem vai passear e subir até o topo.

      Abraços,

  5. Oi Analuiza! Suas dicas são preciosas, eu tenho várias indagações a respeito do Titlis. 1) É melhor se hospedar por 1 dia em Lucerna ou Engenberg para conhecer o mont? 2) Quanto custa o ingresso para ir até a parada das boias? 3) Uma pessoa que toma remédio para hipertenção, pode subir e ir até a parada das boias e fazer uso? O mês escolhido seria outubro.Muito obrigada!

    1. oi Vera Lúcia, aqui estão suas respostas:
      1) acho que vale a pena vc se hospedar em Lucerna, assim fica mais fácil para se locomover para outras cidades que vc for conhecer.
      2) em outubro as bóias não funcionam.
      3) poder pode. Vai depender se vc vai se sentir bem lá no alto. Eu sempre me sinto tonta e com dor de cabeça quando subo até o topo da montanha. E eu tenho pressão baixa.

      Abraços,

  6. Olá Analuiza, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, achei muito boas as dicas.
    Estou indo para Zurique dia 20 de dezembro, irei ficar até o dia 23, minha ideia era fazer bate e volta para o Monte Titlis dia 22 de dezembro.
    Fiquei com uma dúvida, eu gostaria tanto de ir ao topo como ir esquiar, como faço para comprar esse ticket?
    Entrei no site e não achei.
    Poderia me ajudar neste sentido?
    Obrigado!

  7. Outra dúvida,
    você recomenda comprar o passe de trem de Zurique-Engelberg com antecedência ou é melhor comprar na hora?
    O preço será que fica mais caro?
    Pois estou preocupado que chova.
    Qual sua sugestão?

  8. Oi Bom dia, irei ao titlis em Julho e queria comprar as entradas antes pela internet, mas estaremos em dois adultos e duas crianças e vejo no site entradas com ou sem cartão de desconto, é não possuo nenhum , ficarei apenas dois dias na Suíça e por isso não compensa adquirir passes, a minha duvida é: como faço pra comprar as duas entradas para as crianças que tem desconto de 50 por cento ? Não vejo ISO no site, só tem a opção com cartão desconto(GA) . Vc saberia me dizer? Aguardo, Obrigada!!!

    1. oi Solange…você não precisa comprar online os tickets. Pode comprar direto na montanha, antes de subir. OK?
      Abraços e um ótimo passeio para vocês.

  9. boa tarde, muito bom seu blog, está me ajudando bastante, estarei no fim de outubro na Suíça e queria ver neve ( brincar ),rsrs…Partindo de Interlaken dá para “passear” por Lucerna e fazer o Mount Tiltis em 1 dia?
    Abs

    1. oi Wagner, se você pegar um trem em Interlaken Ost, você precisa ir até Lucerna e, depois, pegar outro trem para Engelberg. Só este trajeto de trem demora 2h50min.
      Outubro já é um período que escurece mais rápido. Se você passear por Lucerna antes de ir para Engelberg, você dificilmente vai aproveitar o Monte Titlis com calma. Na volta, acho mais tranquilo vc passear por Lucerna, porém, estará de noite.

      Depende muito do seu ritmo de passeio.

      Abraços,

  10. Oi Ana Luiza, tudo bem?!
    Adorei seu blog: parabéns pelo trabalho!
    Pode me ajudar, por favor?!
    Pretendo conhecer o Monte Titlis em 31/10 e minha intenção é chegar lá por volta das 9h partindo de Lucerna onde estarei hospedada.
    Não tenho intenção de esquiar, apenas conhecer a montanha e brincar na neve.
    Pelo que entendi tenho que comprar o ticket de 92 francos até o topo, mas posso descer na parada Trübsee, certo?! Na parada Trübsee tem um lago, um restaurante e alguns lugares para caminhar, correto?! Aí pegarei o bondinho giratória para chegar ao topo da montanha onde tem a gruta de gelo, a cliff walk, mais um restaurante, loja de chocolate e o ice flyer. Terei que pagar mais 12 francos para ir no ice flyer, certo? Como é o ice flyer? Ele me levará para outro lugar onde terá outras atrações ou apenas é um passeio perto das geleiras? Sabe me dizer se nesse dia estará funcionando?! E as bóias pra escorregar na neve, estarão funcionando?! Onde as encontro? Tem mais alguma atração que estou esquecendo?!
    Na descida, também posso parar nas estações intermediárias?!
    Antes de voltar pra Lucerna, gostaria de conhecer a cidade de Engelberg. O que tem por lá?!
    Agradeço muito se puder me ajudar.
    Obrigada!
    Tati.

    1. Oi Tatiana, tudo bem?
      fico feliz que tenha gostado do blog.

      Respondendo as suas perguntas:
      – sim, você tem que comprar o ticket de 92CHF para ir até o topo. Se você tiver usando do Swiss Travel Pass, tem 50% de desconto na compra deste ticket.
      – Pode descer na parada Trübsee e em qualquer outra até o topo. Tem um lago na Trûbsee, restaurante e lugares para caminhar. Da Trübsee você pega outro teleférico para subir até a parada Stand. Na Stand você pega o Rotair, que é o bondinho giratório.
      – Tem que pagar 12CHF a mais para ir no Ice Flyer. Ele te leva para pistas de esqui e passa por cima de um vale da montanha. Ele só nao funciona se o tempo estiver ruim (muita neve e tempo fechado). Mas isso, só no dia para saber.
      – as bóias a princípio devem estar funcionando sim e elas ficam na parada Trübsee.
      – pode para nas estações intermediárias tanto na subida quanto na descida.
      – Engelberg é um vilarejo de 3.500 habitantes. Tem lojas, restaurantes e cafeteria. A cidade é super pequena e o centro dela fica do lado da estação de trem.

      Abraços e tenha uma ótima viagem!

  11. Boa tarde.

    Irei a zurique no proximo ano e gostaria de visitar a montanha. É preferivel ir de excursao ou “por conta própria”? É que estou indecisa se valerá a pena comprar o swiss pass. O que me aconselha?
    Obrigada

    1. oi Célia, tudo bem?
      Comprar o Swiss Pass depende muito do tempo que você vai ficar pela Suíça e qual montanha você deseja conhecer. Ok? Eu precisaria saber mais sobre a sua viagem para poder dar uma opinião.

  12. Boa tarde Ana Luiza. Estarei visitando o Titlis em março próximo. Utilizando o Goeuro para compra de passagens de trem de Lucerna para Engelberg percebi uma 2a opção até Engelberg Titlis. Minha dúvida é se essa opção me dá direito também de acesso ao teleferico, já que o valor para 2 pessoas fica em 192 euros.

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Oi Carlo Alexandre,
      Esta segunda opção nao lhe da direito ao teleférico do Titlis. Somente o trecho de trem atè Engelberg. Esse valor, provavelmente seja ida e volta de trem.

  13. Olá, estamos indo final de Março…quero muito conhecer a neve, mas será que eu preciso ir até o topo para conhecer a neve?

    1. Oi Tayse, final de março vc ainda consegue ver neve nas montanhas, sem precisar subir o topo da Europa. O Monte Titlis e Monte Pilatus são mais baratas para subir e terão neve. Com sorte, você ainda verá neve nas cidades.

  14. Olá, irei no começo de Abril para Suíça e estou em duvida entre esquiar no Monte Titlis ou na Schilthorn, você tem alguma preferência? Gostaria de saber também se ambas bastam comprar o ticket de esqui e ficamos isentos de comprar o teleférico? O acesso as atrações como cliff walk e loja de chocolate também é permitido para quem esta indo esquiar?
    Obrigada e amei o blog 🙂

    1. oi Alana, tudo bem?
      se você já esta acostumada a esquiar, sugiro ir para Mürren/Schilthorn. Se vocês está começando no ski, sugiro ir no Monte Titlis, onde tem mais pistas para iniciantes.

      Os tickets para esqui no Monte Titlis dá direito ao Ice Flyer, mas as pistas do Ice Flyer são para experientes. E o Ice Flyer é usado para subir ao topo, depois de esquiar. Ok?
      A loja de chocolate tem livre acesso de quem for esquiar la no topo.

      Abraços,