Categorias: Suíça (viagens & passeios), Zurique/Zürich

O que fazer em Zurique, na Suíça

Se você está procurando o que fazer em Zurique, então prepare-se para saber tudo sobre a cidade. Eu sou guia aqui na Suíça e selecionei alguns lugares que você não pode deixar de visitar.

Primeiro, vou falar um pouco da cidade: Zurique é a maior cidade da Suíça. Possui cerca de 400 mil habitantes. Tem o maior aeroporto e a maior estação de trem do país (chamada de Zürich HB) e por conta disso, recebe muitos turistas.

E aqui está uma lista de lugares e eventos para visitar em Zurique:

1) ESTAÇÃO CENTRAL (ZÜRICH HB):
Como eu falei antes, esta é a maior estação de trem da Suíça. É conhecida como Zürich HB, onde o HB significa Hauptbahnhof (estação principal). No hall central e no subsolo dela você encontra lojas, restaurantes, farmácias, confeitarias, mercados, livrarias. Um total de 193 lojas que funcionam todos os dias do ano. Os horários de funcionamento variam dependendo do tipo de comércio, mas ficam entre 6:30 às 22:00. Aos domingos o comércio de Zurique fecha e somente na estação você encontra lojas abertas.
O destaque desta estação é a escultura do “Anjo da Guarda”. Este anjo foi um presente em comemoração aos 150 anos da estação central, que aconteceu em 1997. A artista francesa Niki de Saint Phalle foi a autora da obra. Este anjo significa a proteção a todos que circulam pela estacão de Zurique.

2) MUSEU DA SUÍÇA:
Nos fundos da estação central de Zurique está o Museu da Suíça, chamado de Landesmuseum. Neste museu está toda a história do país. Quem tem Swiss Travel Pass tem entrada gratuita nele. Veja mais sobre o museu, clicando aqui.

3) BAHNHOFSTRASSE:
Esta é a principal rua de comércio de Zurique. Nela você encontra lojas de todos os gostos e preços. As mais próximas da estação central são as mais em conta, onde você tem H&M, Zara, Body Shop, C&A. Ela se estende da estação até o lago, numa extensão de 1.4km. As lojas próximas do lago são as de alta costura e marcas premium, como a Prada, Giorgio Armani, Dolce Gabbana e Rolex.

4) LINDENHOFPLATZ:
Este é um local que oferece uma vista linda de uma parte do centro antigo da cidade, da Igreja Grossmünster, da Prefeitura, do rio Limmat, da universidade e do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ITH). Lindenhof é o parque público mais antigo de Zurique e fica no alto de um morro na região central da cidade. É acessível apenas a pé pelas ruas estreitas do centro medieval de Zurique.  O parque também possui tabuleiros gigantes de xadrez (onde as peças ficam guardadas em baús) e é comum encontrarmos pessoas jogando petanca (um jogo parecido com bocha).

Lindenhofplatz no outono.
Lindenhofplatz no inverno.

5) AUGUSTINERGASSE:
Essa é uma rua onde somente circulam pedestres (assim como boa parte do centro antigo de Zurique).  A Augustinergasse é notável pelas sacadas que alguns de seus prédios possuem e é uma das mais belas ruas históricas da cidade. Com muitas janelas panorâmicas bem preservadas e pintadas de várias cores, ela fornece uma visão da história da cidade, retratando prédios do século 17.
A Augustinergasse conecta a movimentada Bahnhofstrasse à antiga igreja gótica de Augustiner, igreja essa do século XIII. É um local bem turístico e por isso, dizem ser a rua mais fotografada de Zurique.

6) IGREJA ST. PETER (Igreja São Pedro):
A igreja de São Pedro é a mais antiga de Zurique, começou a ser construída no século 9. Ela possui o maior relógio de torre da Europa. O relógio possui 8,7 m de diâmetro.

7) IGREJA FRAUMÜNSTER:
Próxima da Igreja São Pedro está a Igreja Fraumünster, que foi fundada em 853.
Seus tesouros mais impressionantes são os vitrais de Augusto Giacometti e de Marc Chagall.
É possível conhecer os vitrais por um tour com áudio guia, oferecido pela igreja. O valor do tour é de 5 francos / 5 Euros por pessoa.

8) IGREJA GROSSMÜNSTER:
Segundo a história, Carlos Magno construiu o prédio da Grossmünster para ser um mosteiro. Tanto que tem uma estátua dele em uma das torres da igreja.
Na primeira metade do século XVI, a igreja foi o ponto de partida da reforma protestante, liderada por Huldrych Zwingli e Heinrich Bullinger. Se quiser ter uma vista de Zurique, suba a torre da Grossmünster e você poderá ver a cidade do alto. Mas prepare-se, pois são 187 degraus. No começo, a escada é bem estreita. Mas depois, ela fica mais larga e tem espaço para vocês descansar entre uma escada e outra, para chegar no alto.
O valor da subida da torre é de 5 francos por pessoa.


Vista do alto da torre.

9) PARADEPLATZ:
A Paradeplatz se tornou o maior local de transações financeiras na Suíça desde o momento em que grandes bancos suíços instalaram seus escritórios lá. O lugar fica na Bahnhofstrasse, a duas quadras do lago. Uma filial da confeitaria Sprüngli também está localizada lá, onde você pode comprar o popular “Luxemburgerli” (o macarron suíço) e os chocolates maravilhosos feitos por eles.

 

10) LAGO DE ZURIQUE:
Este é um lugar muito popular na cidade, pois é perfeito para um passeio com toda a família. No entanto, os suíços não apenas migram para os lagos para se refrescar em um dia quente de verão, mas também para encontrar amigos e parentes nas margens e para desfrutar de um churrasco ou relaxar no meio da paisagem deslumbrante. Você também pode alugar um pedalinho e aproveitar o lago num dia de sol. Além disso, existem passeios de barco pelo lago e pelo rio Limmat que saem da Bürkliplatz (que fica no final da Bahnhofstrasse). Aqui, você pode fazer passeios pelo rio (que demoram em torno de 20 minutos) e pelo lago, com duração entre 1h 30min a 4h. Dá para ir de barco em direção à cidade de Rapperswil, e assim, ver todo o lago.

Bürkliplatz

11) MUSEU DA FIFA:
O Museu conta toda a história do futebol, das Copas, dos times e dos campeões mundiais. Há uma exposição de curiosidades sobre os jogos e objetos pessoais de jogadores e jogadoras. Tem um espaço bem interativo no final do museu, onde as crianças podem se divertir. Para ver mais sobre este lugar, clique aqui.

12) SECHSELÄUTENPLATZ:
Essa é a praça em frente da Ópera de Zurique, onde todo começo de abril acontece a Festa da Primavera. Durante a festa acontece a tradicional queima do “Böögg” – um boneco de neve artificial colocado em uma fogueira – é queimado para se despedir do inverno e dar boas-vindas ao verão. Além disso, o Festival de Filme da cidade e um dos mercados de Natal, também acontecem aqui.

Foto: Barfi.ch
A arena para a queima do Böögg sendo montada.

13) NIEDERDORFSTRASSE:
Niederdorf é uma rua que faz parte do centro antigo de Zurique. É uma área de pedestres com muitas lojas, confeitarias, restaurantes e bares.

14) POLYTERRASSE:
Esse é o terraço que fica em frente do prédio do Instituto Federal de Tecnologia (ETH), que foi construído em 1864. A Universidade de Zurique (UZH) foi fundada 50 anos depois, em um edifício ao lado.  Para chegar lá, basta ir de Polybahn, o trenzinho vermelho que sai próximo da parada de tram (bondinhos) Central. A subida demora apenas 3 minutos e tem-se uma vista linda de Zurique, lá do alto. Aos sábados o trenzinho funciona até às 14h. Não funciona nos domingos.

15) ZÜRICH WEST:
Conhecida como a região alternativa de Zurique, Zürich West já foi local onde fábricas construíam navios e motores. Hoje, nos pavilhões que eram ocupados por estas fábricas, estão restaurantes, lojas, escritórios comerciais e muita cultura.
Na região, você encontra o Im Viadukt, os arcos construídos para expandir a malha ferroviária de Zurique. Sob eles estão lojas de design, lojas de roupas, confeitarias, cabeleireiros, restaurantes. Alí próximo, também está  o Frau Gerolds Garten, um jardim que tem restaurante, sorveteria e lojas. Além disso, tem a loja da Freitag, uma marca que vende bolsas feitas de lonas de caminhão.  Mais ao lado, reina a 126m de altura o Prime Tower, um prédio comercial super moderno e todo de vidro. No topo do Prime está o restaurante Clouds, de onde se tem uma vista linda de Zurique.

Os conteiners que são a loja da Freitag e o Prime Tower.
Frau Gerolds
Viadukt

16) FONTES DE ÁGUA:
Água potável e fresquinha é fácil encontra em Zurique. E o melhor, de graça. São em torno de 1.200 fontes encontradas pela cidade e você pode tomar tranquilamente a água. Lembre de carregar uma garrafinha com você e abastecer nas fontes durante o passeio.

17) FÁBRICA DA LINDT:
Você pode aproveitar e visitar a fábrica de chocolates da Lindt, que fica perto de Zurique. O local foi inaugurado em setembro de 2020 e conta com uma fonte de chocolate de 9m e a maior loja da Lindt no mundo.


EVENTOS PARA VOCÊ APROVEITAR EM ZURIQUE:

1) CHEGADA DA PRIMAVERA
A cidade se transforma na estação mais colorida do ano. São muitas cerejeiras e magnólias espalhadas por Zurique. Se você vier entre março e abril, prepare para se encantar com as flores.
Veja mais sobre esta época, aqui.

2) MERCADO DE NATAL
Existem 2 mercados na cidade (um dentro da estação central e outro na frente da Ópera). Mas você também vai encontrar muitas barraquinhas espalhadas pela cidade, vendendo comidas, bebidas e artesanatos. O natal em Zurique começa oficialmente quando são acesas as luzes da Bahnhofstrasse (as luzes são chamadas de Lucy), sempre na segunda quinzena de novembro.
Veja mais sobre o natal na cidade, aqui.

Mercado em frente da Ópera.

3) SHOW DE LUZES ILUMINARIUM
Além dos mercados de natal,  acontece a partir de novembro o show de luzes Illuminarium. Este é um show projetado na fachada do Museu da Suíça, nos fundos da estação central. Veja mais sobre este show, clicando aqui.

4) TRAM DO CHOCOLATE
Sempre na primeira quinzena de novembro, a confeitaria Honold promove o passeio do Tram do Chocolate. O passeio é feito num tram (bondinho) de modelo antigo e durante 30 minutos eles servem doces deliciosos, inclusive chocolates artesanais.
Veja mais deste passeio, clicando aqui.

Se você quiser, posso te leva para conhecer esta cidade linda através de nossos tours. Te acompanhamos neste passeio e você vai saber muito sobre a história de Zurique, da Suíça e curiosidades sobre a vida aqui.
Basta clicar em quero um tour com vocês e mande as informações sobre sua viagem. Entraremos em contato com você para lhe informar os valores dos passeios.

*************************************************************
Quer saber mais sobre a Suíça? Então dá uma olhada nestes artigos aí:

Natal na Suíça
Bremgarten, o maior mercado de natal
Mercado de Natal de Zurique
Mercado de Natal de Lucerna
Mercado de Natal de Montreux
Mercado de Natal da Basileia
Illuminarium, show de som e luzes em Zurique

Informações sobre o aeroporto de Zurique e os trens na Suíça:
Chegando no aeroporto de Zurique
Como ir do aeroporto para o centro de Zurique
Tudo sobre viajar de trens na Suíça: dicas de como usar e aproveitar o seu passeio

Aqui você também vai encontrar outros lugares para conhecer na Suíça:
Gruyères, um vilarejo medieval no meio de um vale lindo
Um dia em Vevey
Conheça St. Gallen: o que visitar e um pouco da maior feira da região
Como é o Museu Olímpico, em Lausanne

Um pouco sobre a fábrica de chocolate em Broc e a fábrica de queijos, em Gruyères
Maison Cailler e Maison du Gruyères

Conhecendo os Alpes de outro ângulo
Passeio de Balão na Suíça 

Para quem gosta de chocolate:
7 Fábricas de Chocolates para visitar na Suíça

Para quem quer atrações para crianças:
Fábrica de Biscoitos Kambly
Swissminiatur, a Suíça em miniatura
Museu dos Transportes
Juckerhof – Uma fazenda de abóboras perto de Zurique
Passeando de bicicleta pela Suíça
Starbie – um parque indoor para crianças – Suíça
Formel Fun parque indoor – Suíça
Knie, o Circo Nacional Suíço
Castelo de Lenzburg
Kindercity – um espaço divertido
Parque Atzmännig

Museus divertidos e interativos:
Museu Nacional Suíço – Zurique
Nest, o Museu da Nestlé em Vevey
Museu da Fifa – Zurique
Conhecendo o Museu do Chaplin, em Vevey
Museu Tecnorama

Parques aquáticos:
Parque Aquático Aquabasilea
Parque Aquático Alpamare – Freienbach/Pfäffikon

Para curtir os alpes:
Jungfrauhoch – o topo da Europa fica na Suíça
Dicas e informações sobre aulas de esqui na Suíça
Conheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça –
Monte Titlis
Piscina Termal nos Alpes Suíços
Tudo sobre o Monte Pilatus e o passeio da Rota Dourada
Stoos: alpes suíços, hotel Spa e funicular mais íngreme do mundo
Monte Cardada Cimetta, a pérola da parte italiana da Suíca 
Harder Kulm, o topo de Interlaken

Conhecer os lagos lindos da Suíça:
Lago Causa – Caumasee
Blausee
Oeschinensee
Lago Bannalp, um lago incrível perto de Lucerna
Passeio de Barco em Interlaken, pelos lagos de Thun e Brienz
Passeio de Barco no lago de Lucerna

*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado

Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.

Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários