Rapperswil é uma cidade do cantão de St. Gallen, banhada pelo lago de Zurique. Sua fundação aconteceu em 1200, mas achados arqueológicos mostram que a área foi habitada desde pelo menos 5.000 anos antes, pelas tribos Celtas e pelos Romanos. Em 2007, houve a fusão entre as prefeituras de Rapperswil e Jona. Desde então a cidade passou a se chamar Rapperswil-Jona.
Ela é a sede do Circo Knie, o circo nacional suíço. Lá também está localizado o Knies Kinderzoo (O Zoo do circo).
Como a Ana Julia está nas férias de outono, a ideia era conhecer a cidade de manhã e depois do almoço irmos no Zoo. Mas eu ainda não aprendi e contei para ela que iríamos no zoo. Resultado: ela não queria saber de passear pela cidade.
Consegui convencê-la por um tempo a caminharmos mais por Rapperswil antes de irmos ver os bichos. Por pouco tempo, mas consegui!

Eu estacionei o carro na garagem bem central (em frente a estação de trem). Para quem for de trem, a estação fica bem na frente da Promenade. E quem preferir ir de barco, pode aproveitar os que partem de Zurique e que vão até Rapperswil.
Fomos direto caminhar pela Promenade (na beira do lago) e ver os jardins de Rosas (Rosengärten). Como eu tinha lido antes que Rapperswil é a cidade das rosas, pelo menos um jardim das flores eu queria encontrar. E tivemos sorte de ter um lindo dia de sol!





Apesar de não ser mais a época das rosas, foi possível ver os jardins ainda bem cuidados e as flores lindas.
São 4 jardins de rosas, com 20 mil rosas de 600 variedades. Entre maio e setembro é o período mais recomendado para vê-las.

A ideia de montar os jardins começou em 1965 e era “um presente” das mulheres para Rapperswil. Em 1984, foi criado um outro jardim de rosas no telhado do estacionamento Schanz (número 3 da imagem acima). Este jardim tem uma finalidade especial: foi o primeiro jardim de rosas para cegos na Suíça. Todas as plantas que nele estão possuem placas em braille, sendo que 6 espécies apresentam uma fragrância forte. Cuidam deste jardim 75 voluntários (incluindo pessoas com deficiência visual).

Almoçamos e depois fomos passear (mais rápido do que eu gostaria) pelo centro da cidade (Hauptplatz). Eu queria ter ido no castelo (Rapperswil Schloss) que também fica no centro. Este castelo foi construído no final do século 12 e foi totalmente restaurado entre 1988 e 1989. Mas consegui ir até as escadarias que dão acesso a ele. Pelo visto terei que voltar para conhecê-lo.
Depois minha gente, não teve nada e nem ninguém que convencesse a Ana Julia de esperar para ir no Zoo. Aproveitei para tirar umas fotos por alí e depois fomos para o Knies Kinderzoo. Mas este já é tema para um próximo post.



Para acessar o site de informações turísticas da cidade, clique aqui.
Que passeio mais gostoso! Adorei as fotos, especialmente a que tem as lindas varandinhas! Nada melhor que um passeio assim num dia tão ensolarado! 🙂
Com certeza Ana, nada como um passeio em um belo dia de sol!! Beijos
Lindo, Ana!!!!
Lugar dos sonhos, Ana! Tão longe! Feliz é você em estar aí!
Obrigada, Maria.