Categorias: Blogagem Coletiva, Uncategorized

Blogagem Coletiva: dos Sonhos e Realizações de 2014

Para finalizar este ano, eu e meus amigos blogueiros do #eucurto (Mochilinha Gaúcha, Projeto 101 Países, Fragata Surprise, Cariocando por aí, Perdida no Japão, Ziga da Zuca, Dudu afora, Mochilando por aí, Por aí e por aqui , Guia Mundo Afora e Dani Polis) combinamos de fazer uma blogagem coletiva para comemorar as viagens feitas em 2014.

Bom…para quem ainda não conhece o nosso grupo do #eucurto, eu explico melhor. Somos blogueiros de viagens e nesta doida blogosfera nossos caminhos se cruzaram. Junto com a Paula, do Mochilinha Gaúcha, convidamos amigos virtuais para trocarmos ideias e experiências. E assim formamos um grupo muito legal. Cada um ao seu estilo e cheios de aventura para contar. E para que nossos seguidores também conhecessem um pouco de cada um, toda quarta-feira escolhemos um post de um dos blogs do grupo para divulgarmos em nossas redes sociais.

Voltando ao assunto do post, a maioria dos destinos que fiz neste ano foi para lugares onde a Ana Julia pudesse se divertir. Como ela tem férias escolares a cada estação do ano, eu não tenho muita escolha. Preciso procurar onde a gente possa brincar com ela. Na verdade, toda viagem a gente busca algo ou algum lugar que ela possa se entreter.
E tem ainda os passeios feitos com amigos daqui e os que vem nos visitar. Sempre acabo sendo uma guia turística para eles. O que eu adoro!!! E como Zurique fica perto de onde moro, acabo indo lá com frequência para passear, tomar um café, admirar o lago, conhecer lugares novos na cidade.

Bem….aí vamos aos destinos de 2014:

Janeiro
Até ano passado, a gente sempre foi para o Brasil passar as festas de fim de ano com a família (este ano será o primeiro natal e ano novo que passaremos aqui). Por isso, nossas viagens eram geralmente entre Santa Maria-RS, onde mora minha família, e Criciúma -SC, onde mora a família do marido. Mas para mudar um pouco o trajeto, resolvemos passar uma noite em Gramado. Como fazia anos que eu não colocava os pés lá, achei que seria legal curtir o Natal Luz (que até então eu não conhecia). E claro, a Ana Julia adorou!!!

IMG_0459

Fevereiro
Eu e mais duas amigas (Fernanda e Renata) fomos para St. Gallen, na Suíça, com o objetivo de conhecer a biblioteca (Stiftsbibliothek) e a Catedral. Ambas são tombadas pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. De lambuja ainda vimos nevar (pouquinho, mas nevou) no fim do dia. Dia este que, de tão frio, eu não sentia as minhas pernas direito. Portanto pessoal, dica de mãe: Se for para St. Gallen no inverno, agasalhem-se bem!!!!

Catedral
Catedral

E neste mês foram as férias de inverno da Ana Julia. Então fomos no Kindercity, perto de Zurique, para ela brincar e participar de um ateliê de chocolate. Ótimo lugar para as crianças se divertirem!!

ANA_0373

Março
Fui passar uma tarde em Zurique e aproveitei para gravar um vídeo explicando como comprar tickets de trem na máquina. Informação para quem vem morar aqui e para quem é turista.

Abril
Recebemos visitas do Brasil (minha prima e o marido dela) e fomos passear com eles pela Alemanha. Meu marido já conhecia Heidelberg e disse que a cidade era muito bonita. E foi para lá que decidimos ir. Realmente ele estava certo!!

ANA_0949

Maio
A marca de chocolate suíço Frey tinha inaugurado para a páscoa o seu centro de visitação. Então esperei dar uma “folga” por causa da data e fomos visitar o lugar em maio. Um sonho para quem não resiste um chocolate. E tem degustação de TODAS as marcas da Frey. Difícil foi sair de lá.

IMG_2039

Junho
Confesso que uma das coisas que mais me atrai a um lugar é a comida. E foi isso que me levou até à cidade de Zug, aqui na Suíça. Eu tinha lido em algum lugar sobre a famosa Kirschtorte (torta de cereja). A região é conhecida por ser produtora da fruta, que assim como a torta, é patrimônio culinário do país. A cidade é fofa e também banhada por um lago, o Zugersee.

IMG_2362
Com os dias ficando maiores e o sol sendo presença constante, começamos a desbravar a fronteira da França com a Alemanha. Assim, fizemos um bate e volta até Strasbourg, na região da Alsácia. O dia estava ensolarado e por conta disso, a cidade lotada!!

IMG_2685

Outra cidade que conhecemos em junho foi Freiburg, na Alemanha. Lá mora um casal amigo nosso e eles nos levaram até o alto de um morro onde se tem uma vista linda da cidade.

A catedral.
A catedral.

Julho
Mês das férias de verão da Ana Julia e eu me virando nos 30 para achar lugar para poder ocupar o tantos dias de folga.
Então aqui geralmente eu bato meu recorde de passeios/viagens.

Começamos indo até Colmar, outra cidade francesa que faz fronteira com a Alemanha. E que cidade!! Eu me apaixonei por ela. Gostei mais do que de Strasbourg.

IMG_3152

Outro lugar que fomos foi o Parque do Pequeno Príncipe, também na França. Na época ele tinha sido recém inaugurado e uma amiga mandou para mim uma reportagem sobre ele. Não tive dúvidas em levar a Ana Julia lá.

IMG_3536

Como a Ana Julia já está com 5 anos, então achei que seria legal ela conhecer o Museu Tecnorama, em Winterthur, Suíça. Assim como outros museus daqui, este é enorme e totalmente interativo. Dá para ficar, sem dúvida, no mínimo umas 4 horas lá dentro. A gurizada pira!!! E a cidade é encantadora!!

Tecnorama.
Tecnorama.

Para encerrar este mês, fomos aproveitar as nossas férias de verão na Grécia. O destino escolhido foi Creta. E que maravilha de destino!

IMG_4759

Agosto
Chegou agosto e a Ana Julia ainda tinha mais uma semana de férias. Lá fomos nós subir a montanha de Stanserhorn, Suíça. Uma prova de que não precisa esperar o inverno chegar para curtir este tipo de passeio. A vista lá de cima é de babar!!

IMG_4444

Aproveitando o ritmo de atividades típicas de suíços, aproveitamos para conhecer o parque Atzmännig, Suíça. Ana Julia curtiu muito e fez pela primeira vez um circuito de arvorismo.
IMG_4527

E para encerrar o mês, resolvi me livrar de um preconceito que eu tinha (acho que ainda tenho) sobre circo. Nunca tinha levado minha filha em um, mas queria que ela tivesse a experiência apesar de eu não simpatizar muito com este tipo de atração. Enfim….banquei a mãe de mente aberta, que quer que sua filha tenha a própria opinião sobre isso, e fomos conhecer o Knie, o circo nacional suíço.
IMG_4623

Setembro
Mês de aniversário de amiga e ela ainda me convida para conhecer um lugar que vende cupcake delicioso em Zurique. É no Cupcake Affair. Nunca fui muito fã do doce, mas estes….meus amigos e amigas, eu tirei o chapéu. Vale muuuuuito a pena ir!

IMG_5005

Mas nem só por comida eu sou apaixonada. Também gosto muito de história. E morar pelas bandas de cá do Atlântico é encontrar séculos e séculos de história praticamente a cada esquina. E se você for para uma festa que tem por objetivo te fazer sentir parte da era romana, daí a pessoa se realiza mesmo. E foi assim que o Römerfest, o maior festival romano na Suíça, fez com que eu me sentisse.

IMG_5314

Na Suíça tem muitas cidades banhadas por lagos ou rios, o que dá à elas um charme especial. Com Rapperswil é assim. Banhada pelo lago de Zurique, ela é conhecida como a cidade das rosas. E o motivo deste nome é nobre.

IMG_6251

O final de setembro foi surpreendente para mim. O motivo? Participei de um picnic no cemitério. De dia, claro!!! E sabe como foi? Clique aqui para descobrir.

Entrada do parque.
Entrada do parque/cemitério.

Outubro
Bem…em outubro aproveitamos as férias de outono da Ana Julia e fomos conhecer o Castelo de Lenzburg, que fica aqui no cantão de Aargau, onde a gente mora. E claro, lá tem um espaço muito legal para as crianças brincarem.

IMG_6806

Outro lugar que estava na lista para conhecermos aqui na Suíça era Einsiedeln. Lá está Klosterkirche (igreja) com uma imagem linda de Nossa Senhora Negra.
IMG_6946
E para finalizar o mês do meu aniversário, fomos visitar amigos brasileiros que temos em Vernon, na França. Foi muito legal, nunca tinha ido para Vernon e ainda conhecemos Giverny, cidade vizinha de Vernon e onde está a casa de Monet.
Foto de Vernon

À esquerda o escritório de informações turísticas e à direita, Notre Dame.
À esquerda o escritório de informações turísticas e à direita, Notre Dame.

Foto do Jardim de Monet

IMG_7494
Nesta mesma viagem passamos dois dias em Paris. E em um deles fomos na Torre Eiffel ver como é o piso transparente que fica no primeiro andar. Uma experiência muito legal!

O segredo é nao olhar para baixo.
O segredo é nao olhar para baixo.

Novembro
Fim do ano chegando e o clima de natal tomando conta da Suíça. Novembro é o mês onde começam a maioria das feiras de natal do país. E por aqui existe a tradição de Samichlaus. Em Zurique teve o desfile de Samichlaus e levei a Ana Julia para assistir.

IMG_7795

Acabei aproveitando este post para adiantar o da restrospectiva. Estamos com amigos do Brasil aqui em casa, que ficarão até janeiro. Neste tempo, iremos viajar com eles e aproveitar o nosso primeiro natal e ano novo por aqui.

Por isso, não garanto mais posts ainda este ano! Assunto tem, o problema vai ser o tempo para postar.
Mas em compensação o ano novo vai começar a mil, cheio de estórias de viagem!

**********************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários

  1. Chocolate, cupcake, torta de cereja, Suíça… e ainda essa neve caindo!!! Meu Deus… que maravilha! 🙂 🙂
    Adorei o post, Ana! Também adorei te conhecer e fazer parte deste projeto bacana.
    Que venha 2015!
    Beijos,
    Karla

  2. Nossa, Ana! Quero essa férias por estações do ano também! 😉
    Dá pra fazer tanta coisa!

    Adorei descobrir várias opções de coisas pra fazer por aí. Quem sabe num futuro próximo.

    Beijos e um ótimo fim de ano! E que 2015 seja cheio de passeios e viagens.

  3. Ana, que bacana o Post. O projeto #eucurto foi super gratificante. Um Feliz Natal e que 2015 seja de muitas realizações..#muitasviagens ..bjs..=:)