Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

A tradição de Samichlaus – Suíça

Hoje, dia 6 de dezembro, é comemorado o dia de São Nicolau (em alemão, Nikolaus. Em alemão-suíço, Samichlaus). Sobre a história dele há poucas informações. O que se acha em buscas na internet é que ele é de Myra, uma pequena cidade da Turquia. Que Nicolau nasceu em uma família rica e aos 19 anos se tornou padre. E após a morte de seus pais, ele distribuiu aos pobres a riqueza que herdou.

IMG_7795
São Nicolau no desfile em Zurique.

 

A tradição de Samichlaus faz parte do natal em alguns países europeus. Assim como Papai Noel, Samichlaus não vem sozinho visitar as crianças. Ele tem seus companheiros. Na Suíça eles são chamados de Schmutzli (em português significa sujinho). O Schmutzli é um personagem associado à coisas ruins, que leva as crianças mal criadas com ele (uma espécie de “homem do saco”). Quando o Samichlaus visita uma criança, ele vai perguntar se ela se comportou durante o ano. E o Schmutzli fica alí do lado, botando medo na gurizada.

IMG_7796
São Nicolau e o Schmutzli.

 

Mas é claro que o Samichlaus não poderia chegar nas crianças de mãos abanando. E quem se comporta, não ganha nada? Claro que sim. Na escola da Ana Julia todos os anos tem a visita deste velhinho e seu ajudante (são os pais de uma professora dela). E ele traz, vejam só, amendoim (na casca), tangerina, bolachinha de natal e chocolate. Essa é a recompensa para quem é uma criança obediente. E quem teria coragem de dizer que não foi, né?

IMG_7794

Muitas cidades da Suíça fazem o desfile de Samichlaus (Samichlaus Umzug). Na cidade de Fribourg, onde São Nicolau é o padroeiro, tem até festa: a Nikolausfest.

IMG_7792

Sábado passado foi o desfile em Zurique e levei a Ana Julia para assistir.

Eram vários Samichlaus que distribuíram Lebkuchen (um bolinho parecido com o nosso pão de mel) para as crianças.
Eram vários Samichlaus que distribuíram Lebkuchen (um bolinho parecido com o nosso pão de mel) para as crianças.

Por isso que adoro muito esta época de natal e toda sua magia que envolve as crianças.
E depois que ganhei a Ana Julia, para mim é ainda mais encantador.

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários