Categorias: Suíça (comida), Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

A fantástica fábrica de chocolate: Lindt!!

Adoro doces e em especial o chocolate!! Aqui temos muitas opções e eu sempre tenho em casa. Difícil manter um regime deste jeito, mas realmente não vivo sem chocolate!! Eu li que a Lindt  tinha inaugurado um espaço em sua fábrica em Zürich para que as pessoas pudessem fazer o seu próprio chocolate. Não resisti e resolvi fazer. Por sinal, esta inauguração teve a participação do Roger Federer que é garoto propaganda da empresa.

A coleção de chocolates para a primavera/verão

Bem como mostra o site deles, é como se a gente entrasse no “mundo do chocolate”. Me lembrei do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e todo mundo que estava lá parecia mesmo criança. E é com este sentimento que eles trabalham. No vídeo de inauguração da Chocolateria (o local onde é realizado o curso) é comentado que todo mundo tem o seu lado criança e é neste lugar que ele aflora!!! Para mim funcionou!!! Sinceramente, eu achei que eles ensinariam algo mais para nós. Mas foi  uma experiência divertida e muito legal!! Ao chegar na Lindt, todos os participantes eram recebidos por um funcionário com o uniforme de “chef”. Este mesmo uniforme nós iríamos colocar também para preparar os chocolates.

A porta da chocolateria. Neste ambiente a gente colocou a roupa de “chef”.

Neste hora, o povo já começou a rir e se achar o máximo com a roupa!! Então o funcionário que nos recebeu comentou que a partir daquele momento iríamos entrar no mundo do chocolate e as portas da chocolateria são abertas. Ao mesmo tempo, toca a música que aparece nos vídeos e animações do site da empresa.

Entrada na chocolateria

Na sala climatizada estavam as bancadas preparadas para fazermos os doces. Duas panelas em banho maria (uma de chocolate ao leite e outra de chocolate amargo). Na bancada principal, junto com alguns produtos para degustação, estava a panela do chocolate branco.

A panela com o chocolate branco e os produtos para degustação

Primeiramente, outro funcionário (instrutor do curso) mostrou uma pequena apresentação em power point falando sobre a empresa e sobre a matéria-prima dos chocolates: o cacau. Em seguida, recebemos as informações de como fazer com os chocolates. Eu dividi a bancada com uma mãe e suas duas filhas. Muito simpáticas, perceberam que eu não era “nativa”. Então uma delas me perguntou: “italiana?, espanhola?” e a outra nem esperou eu responder e disse: “francesa?”. Na hora pensei: “Nossa, tenho cara de todas estas nacionalidades????”. Foi então que respondi que era brasileira e elas com uma cara de quem não poderia ajudar disseram: “ah, português a gente não sabe falar.”. Juro que eu pensei: “nem esquentam amigas, eu não falo alemão!!!” e me controlei para não começar a rir!!!! Fizemos primeiro os chocolates da linha Lindor (as bolinhas com recheio) com recheio de champagne. Tudo já estava pronto e nós só tínhamos o trabalho de colocar o recheio nos bombons. Mas foi explicado como colocar, os cuidados com esta preparação e, a melhor parte, a gente poderia comer o resto do recheio que sobrasse!! Me senti como uma criança que rouba doces!!! Quando estes chocolates estavam prontos, a gente deu o banho (cobertura) e poderia escolher entre deixá-los com aspecto de trufa ou passar no açúcar.

Pessoal colocando o recheio nos bombons
Meus bombons recheados
E agora prontos!!!

Depois foi a vez dos bombons que eles chamam de pralinés klassiker . Nestes a gente colocou os enfeites e deu o banho  de chocolate (cobertura).

Meus pralinés
Este foi o “chef” que nos orientou

Para finalizar, colocamos nossas “obras de arte” dentro das caixinhas, com direito a fita e adesivo da Lindt!!! O curso é realizado em alemão (e alemão-suíço!!) mas vi que tem uma turma que será em inglês. As inscrições podem ser feitas pelo site da Lindt, aqui. Eles também fazem este curso com grupos de até 45 pessoas para quem quiser reunir a família, funcionários ou clientes para este momento especial!!

 

Dicas sobre o curso na Lindt:
– Custo: o curso custa 75 francos por pessoa. Existem turmas em inglês e alemão.

A Lindt não oferece visita na fábrica, somente o curso. O que você pode fazer é visitar a loja que fica nesta fábrica.

– Como chegar: 

De ônibus: 
No final da Bahnhofstrasse, próximo ao lago, na parada Zürich/Bürkliplatz, pegar o ônibus 165, direção Rüschlikon. Descer na parada Kilchberg ZH/Schooren, que fica em frente da Lindt. (Entre a Zürich/Bürkliplatz e a Kilchberg ZH/Schooren você vai levar uns 20 minutos de ônibus).

O valor da passagem são os seguintes (pode comprar a passagem com o motorista do ônibus):
– 6,60 francos, somente ida, válido por uma hora.
– 13,20 francos válido por 24 horas.
Para quem tiver o cartão de meia tarifa (halb tax), os valores são:
– 3,30 francos, somente ida, válido por uma hora.
– 6,60 francos válido por 24 horas.

De carro: 
O endereço é:

Seestrasse 204
8802 Kilchberg
(tem estacionamento gratuito).

– Para acessar o site com as informações dos cursos na Lindt, clique aqui (em alemão).

Quer mais dicas de passeios pela Suíça? então dá uma olhada nestes posts:

Conheça Rheinfall, as Cataratas do Iguaçú da Suíça
Um passeio por Engelberg – Titlis
Maison Cailler e Maison du Gruyère
Monte Pilatus
Museu dos Transportes
Lago de Weesen
Passeio de barco em Zurique
Mercados de Natal
Chocolat Frey
Museu Tecnorama
Stanserhorn
Parque Atzmännig
Castelo de Lenzburg
L
ebkuchenmuseum
Knies Kinderzoo
Blausee (lago azul)

************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

42 comentários

  1. olá, eu e minha família gostaríamos muito de ir a Zurique para ter essa experiência, o único problema é que estamos na Itália e não sabemos se há algum problema em cruzarmos a fronteira de carro, gostaria de saber se há como irmos até Zurique de carro e se eles aceitam euros na Suíça ou teremos que comprar a moeda suíça antes de viajar, gostaria de saber também o custo da aula da Lindt e se há necessidade fazer algum tipo de reserva ou aviso prévio para garantir a vaga. Ps:somos uma familia de quatro adultos.
    Muito obrigada, parabéns pelo blog, adorei o post.
    Laura

    1. Oi Laura, se vocês possuem todos os documentos (passaporte, visto se estiverem morando na Itália) não tem problema nenhum cruzar a fronteira. Já fiz este trajeto de carro e é tranquilo. Na Suíça vocês podem comprar com euro, mas terão de troco franco suíço.
      Para o curso na Lindt, no post tem o link para acessar o site onde se pode fazer a inscrição. Não são feitas reservas para este curso. Você verá na página a quantidade de vagas que ainda estão disponíveis.
      Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
      Abraços,

  2. Olá Ana,

    Tb me chamo Ana, sou brasileira, baiana estou atualmente morando em Aachen/Alemanha. Essa semana eu e meu marido estaremos em Zurich e gostaria de tirar uma dúvida: a fábrica da Lindt conseguimos visitar, fazer algum chocolate ou só através de incrição/curso? Existe alguma programação de visita guiada c/ degustação?

    Gostei muito do post sobre o Salão do Chocolate…

    Abs, Ana Marques

    1. Clique no link no final do post, onde eu digo que se pode fazer a inscrição do curso. Lá vc estará na página da Lindt e poderá encontrar os endereços das lojas e da fábrica (Kilchberg).

  3. Oi Ana gostaria muito de fazer o curso na lindit ja fui por duas vezes
    estou indo novamente em breve tenho uma loja de chocolates aqui no Brasil no Parana gostaria de saber a data do cursos
    desde ja obrigada ….

  4. Oi Ana Luiza, que bom que achei seu blog! Estou morrendo de vontade de fazer a aula em inglês, mas não entendo nada do site. É tudo em alemão ou francês. será que pode me dar uma ajuda? aonde se lê: Mittwoch, 3. Juli 17-19 Uhr, class in English – Mittwoch é algum vilarejo? Estou indo em julho e pretendo fazer a aula do dia 17. não precisa mesmo agendar? Tenho medo de chegar lá e não ter vaga… e o transporte é fácil?

    Desculpa tantas perguntas, mas você é minha salvação!
    bjinho e parabéns pelo blog.

    Fernanda L

    1. Oi Fernanda,
      Mittwoch é quarta feira em alemão. Não precisa reservar porque o seu pagamento já é a reserva. Tem ônibus saindo no final da Bahnhofstrasse, em frente ao lago, que vai até a Lindt. Para voltar, o ponto de ônibus também fica em frente da fabrica.

      Acho que vc vai gostar do curso.
      Abraços,

  5. Oi ana, muito obrigado pelas infos… estou em zurich e penso em ir amanhã de manha conhecer a fabrica…. q ônibus/trem posso pegar.? Vc sabe os horarios.? Queria comprar muitos chocolates por lá, tem…? Vc ssbe o ônibus p voltar? E os horarios? Muito obrigado novamente
    Ps. Vale a ida apenas p comprar chocolate? Nao encontro lindt aqui em Zurique

    1. Oi Danilo, a parada do ônibus que vc pega para ir na Lindt fica perto do lago, na Bahnhofstrasse (o ônibus fica de costas para o lago neste ponto). Eu não lembro os horários e nem a parada para vc descer. Mas o motorista pode te ajudar.
      Não sei por onde vc já passeou em Zürich, mas é impossível não achar Lindt para vender. Procure no Coop City, Mannor, Migros, na própria loja da Lindt (destes que eu citei, só o Mercado Migros não é na Bahnhofstrasse. Em lojas se souvenir vc também pode encontrar.
      Também não sei o quanto é a sua vontade e desejo de comprar bastante chocolate, mas dependendo da quantidade vale vc ir até a Lindt. Exemplo: se vc deseja gastar 80 francos em chocolate, vá na loja da Lindt.
      Abraços e bom passeio!

  6. Ana,
    Sou jornalista da Record (Amazonas) e estamos nos planejando para fazermos uma serie de materias em Zurich. Gostaria de contar com a sua ajuda para montar esse roteiro de lugares que sao interessante para serem mostrados em uma serie de materias. Pontos turisticos, passeio em alguma fabrica de chocolate ou queijos. Enfim, espero sua ajuda!

  7. Que delicia!! Adorei a matéria! Senti o cheirinho do chocolate tambem! Vou me programar para visitar ainda esse ano! Parabéns!

  8. Olá, Ana!

    Sabe dizer se ainda ocorrem esses cursos de fazer chocolate? Tento acessar o seu link e diz que a página n existe… Tentei procurar no site da Lindt e também não achei nada…

    Agradeço desde já, seu post está muito legal.
    Bárbara

  9. Anaaaaa… que post mais delicioso!!!!
    Dá vontade de entrar na tela do computador! E olha que eu trabalho com chocolates, hein? Adorei a sua experiência! 🙂
    Vou divulgar seu post na minha página da Chokolateria.
    Beijos, querida!
    Karla

    1. Karla….eu vi que vc trabalha com chocolate!¨Que inveja de vc. Eu aaaaaamo chocolate. Aqui em casa somos todos chocólatras.
      E obrigada por divulgar o post na sua pagina da Chokolateria.
      Beijos,

  10. Oi Ana Adoro a Suíça estive em Solothurn por 3 meses em 2004 e sonho em um dia voltar. O curso é abeto ao público? Onde fica a Fábrica e quanto paga para fazê-lo… Vou continuar espiando seu post.

    1. oi Catarina….para fazer o curso, vc precisa fazer reserva. Se for somente para ir na loja, não precisa. Eles não fazem tour pela fábrica.

  11. José Rodrigues,Cabinda-Angola.

    Olá, vivo em Cabinda, terra onde se produz bom cacau mas não se está a fazer nada com ele.
    Que tal fazer uma pequena fábrica de chocolate para começar? Aqui ao lado da matéria prima?
    Quero aprender tudo o que puder acerca desta industria pois estou com sérias ideias de avançar.
    Será que de alguma forma me pode ajudar?
    Agradeço todo o conhecimento que me possam passar acerca deste assunto.
    Muito grato pela atenção que me possa dispensar.