Eu sou uma pessoa que adora ir no mercado, porque nele eu consigo conhecer melhor o lugar onde eu estou. Quando cheguei aqui, eu ficava muito tempo dentro dos mercados cuidando os produtos, encontrando comidas diferentes. Adoro provar sabores novos. E agora, quando aparece um lançamento (se for doce, melhor ainda), eu compro para experimentar.
Costumo ir no Migros e no Coop, as duas maiores redes de supermercados da Suíça. Difícil uma cidade que não tenha pelo menos um deles. Existem outros como o Denner, Spar, Lidl e Aldi. Mas para quem vem do Brasil, vai perceber que a disposição dos produtos nestes lugares são diferentes. Eles não possuem gôndolas. E as mercadorias são expostas na própria caixa. Como se fossem um atacado (com exceção do Spar).
Eu o vídeo abaixo mostrando um pouco do Migros e do Coop. E aqui estão algumas observações em relação a eles:
– Existem muitas opções de pães e croissant pré assados. Basta você aquecer por alguns minutos e tem um pão quentinho e “feito na hora”;
– Muitos produtos são vendidos com a própria marca do mercado (como existe no Carrefour e Big). Na embalagem vocês podem ver que o nome está em alemão, francês e italiano;
– As verduras e as frutas são expostas na entrada do mercado. Isso eu nunca vi num mercado no Brasil;
– Você mesmo pesa as suas verduras e frutas. Cada alimento tem um número para ser digitado na balança (é assim também na Alemanha);
– Já falei neste post aqui, mas não custa repetir: você é ponta de caixa. Você mesmo coloca as suas compras na sua sacola (mesma coisa na Alemanha);
– No vídeo aparece uma parte da prateleira do Coop com produtos da Croácia, Sérvia e Turquia. Em outro Coop é possível encontrar produtos portugueses como gelatina e bolacha Maria;
– As embalagens são um pouco exageradas no caso de papel toalha e papel higiênico. Você pode comprar um pacote de 36 rolos de papel higiênico se quiser. De lenço de papel eu já comprei um de 64 pacotes. Durou muuuuuito!!!!

E neste post aqui mostra as facilidades dos scanners nos mercados.
Adorei Ana!
Sempre tive vontade de fazer um vídeo mostrando os supermercados suecos, mas sempre fiquei com preguiça rs. Sem dúvida, para quem chega ao país e está totalmente perdido, por esse post (+ vídeo) já consegue ter uma orientação ou pelo menos matar a curiosidade.
Beijos.
As imagens foram meio de lado, pq não permitem que filmem ou tirem fotos nos mercados. Então eu fiz meio por baixo dos panos…hahaha mas acho que deu para dar uma ideia de como é.
Beijos
olá eu sou portuguesa e estou a adorar o seu blog,estou a tentar ir para broc através de um amigo,mas primeiro vai o meu marido,está complicado entrar na suiça???
Oi Mônica, fico bem feliz que tenha gostado do blog.
Sobre a sua pergunta, realmente não sei lhe dizer. Mas desejo boa sorte para vc e seu marido.
Abraços,
Adoro esses pães pré assados! Nada melhor que um pão quentinho, né?
Ah, tem também uns supermercados em que você mesmo passa seus produtos. Já viu? Logo na entrada da loja você pega uma máquina para ler os códigos de barra dos produtos. Aí na saída, você conecta essa máquininha num caixa, que diz quanto custou. Mas só pode pagar com cartão.
Laures….eu conheço e adoro!!Prefiro tanto no Coop quanto no Migros usar os scanners. E quando não tem, uso as máquinas para eu mesma registrar e pagar com o cartão. Acho tão prático.
aqui em portugal existem supermercados assim…os maiores…
Nossa, agora bateu aquela vontade de ir no mercado… rs…
Muito boa sua idéia de postar um vídeo, assim as pessoas que estão chegando sabem o que esperar.
Muitas variedades de chocolate, iogurtes e batatas. Você já conseguiu experimentar todas as variedades de batata que existem aí?
Até o papel higiênico, com 03, 04, 05 folhas. Nunca encontrei papel higiênico com folha dupla.. rs…
Beijos a todos.
Acho que falta um tipo de batata que eu não provei. De resto, sendo comida eu provo rsrssrs
Beijos para vcs
Ana, como assim não pode tirar foto ou filmar nos mercados? Eu faço direto e nem sabia desse detalhe rsrs
Chris, eu também faço direto. Mas na entrada do Coop e Migros (pelo menos os daqui perto de casa onde filmei)dizia que não podia. Por isso fiz meio “moquiado” a filmagem hahahaha
Ah…na Mannor também não. Mas quer saber, nem tô. Eu faço e se alguém não gostar, eu paro.
Menina, agora que vc citou que no Brasil as frutas e legumes não ficavam na entrada do supermercado, que eu me toquei da diferença, heeheheh, tb no Brasil eu não fazia supermercado, acho que por isso nunca notei.
Eu gosto mais do Migros para comprar frutas e legumes (acho mais frescos) e pães. E do COOP para comprar coisas de marcas como a Nestlé, Lindt, Barilla. Bem legal esse post 🙂
Sandra…também escolho o mercado pelos produtos, como vc. Sim…como sempre sou eu que vou no mercado, quando cheguei aqui foi a primeira coisa que notei, as frutas na entrada…rsrsrs
Particularmente nao gosto dos Scanners, e sabem por que??? São máquinas substituindo os funcionários. Em nome da praticidade estamos colaborando para um posto de trabalho a menos. Pensem .nisso….
Entendo teu pensamento, mas te digo que nos mercados que eu vou e que tem scanners, a maioria das pessoas usam o caixa “convencional”. Poucas pessoas escolhem o self service.
Eu moro em Lugano e adoro tb ir nos supermercados, em especia no Migros…rs