Mostrar os lugares lindos que a Suíça tem é o objetivo do projeto #experience. Desta vez, o local escolhido foi o Monte Pilatus, à beira do lago de Lucerna. Um lugar incrível, cheio de histórias e a paisagem de tirar o fôlego.
Este #experiencepilatus eu tive a companhia das minhas parceiras de blog na Suíça: a Monique (do blog Me Joguei no Mundo), a Janaina (do blog Descobrindo a Suíça), a Renata (do blog As Viagens da Re) e a Priscila (do blog Suíça entre Amigos).
O PASSEIO DE BARCO E O A SUBIDA DE TREM
Juntas, fizemos o trajeto da Rota Dourada. Este trajeto é o passeio de barco pelo lago de Lucerna, a subida de trem até o topo do Pilatus, a descida até Kriens e chegada em Lucerna, de ônibus (ou vice-versa).
Nosso passeio começou pelo lago, indo de barco de Lucerna para Alpnachstad. Do lago a gente já vê o Monte Pilatus e, por sinal, o passeio de barco neste lago é um dos mais bonitos de se fazer aqui na Suíça.
Em Alpnaschstad a gente pegou o trem que passa pela ferrovia mais íngreme do mundo e que nos levou até o topo do Monte Pilatus, a 2.132 metros acima do nível do mar. Ao nos aproximarmos do topo começamos a ficar rodeados de montanhas rochosas e a gente realmente consegue ver a grandeza do lugar, a beleza que não se vê lá de baixo.
O trem a partir de Alpnachstadt funciona somente entre maio e outubro. Nos outros meses do ano você precisa utilizar os teleféricos que saem de Kriens.
O TOPO DO MONTE PILATUS
Fomos desbravar o topo, passeando pela trilha do Caminho do Dragão (Drachenweg). A Montanha Pilatus tem muitas lendas e uma delas é que na idade média, as pessoas acreditavam que os dragões tinham poderes de cura e viviam nas fendas acidentadas da montanha. Esta trilha seria onde os dragões moravam, lá no topo. Ela tem dificuldade média e duração de 30 minutos de caminhada.
Subimos também no mirante do Oberhaupt, de onde conseguimos ver o lago de Lucerna e as montanhas que estão ao redor.
Depois, fizemos uma pausa para o almoço. Escolhemos o Restaurante Pilatus Kulm (que também tem um hotel) onde os pratos são servidos à la carte. O restaurante, que funciona desde 1890, apresenta um cardápio sazonal. A parte interna tem uma linda decoração e você pode escolher entre fazer a refeição nela ou no terraço.
Outro restaurante e hotel que tem no topo é o Bellevue. Lá, eles servem pratos típicos da Suíça e internacionais. Funciona como self-service.
Diárias do hotéis:
A diária mais barata do hotel Pilatus Kulm para quarto duplo é de 420CHF. No hotel Bellevue, a diária fica um pouco mais em conta, 300CHF (Estes valores são para o mês de agosto de 2018).
DESCIDA DE TELEFÉRICO PARA KRIENS
Depois de desbravarmos o topo, começamos a descida em direção à Kriens. Esta descida é feita em etapas e toda com teleférico.
A primeira parada foi em Fräkmüntegg, onde tem um espaço para fazer arvorismo e a o tobogã.
Atrações em Fräkmüntegg:
– Pilatus Rope Park: é o maior parque de arvorismo no centro da Suíça. Você sobe, se equilibra e corre em tirolesa pela floresta. A equipe que prepara o pessoal para brincar aqui dá dicas de como aproveitar sem se preocupar em se machucar. Crianças a partir de 8 anos já podem se aventurar aqui!
Valores para 3 horas: 28CHF para adultos e 21CHF para crianças entre 8 anos e 16 anos.
Época de funcionamento: entre abril e outubro.
– Tobogã (Rodelbahn): esta é a pista de tobogã mais longa da Suíça. São 1350 metros de onde se tem uma vista incrível dos alpes e do lago de Lucerna. Uma super aventura brincar aí. Vale muito a pena!
Valores:8CHF para adultos e 6CHF para crianças entre 6 anos e 16 anos.
Época de funcionamento: entre março e outubro. Em caso de chuva, o tobogã é fechado.
Além disso, há pistas de caminhadas e churrasqueiras para todo mundo aproveitar os dias quente do verão suíço, admirando os alpes.
Depois deFräkmüntegg tem a parada Krienseregg.
Atrações em Krienseregg:
Piluland: um parque lúdico onde o “simpático dragão” Pilu mora. Há também fogueiras e locais de piquenique para famílias na PILU Land. Um lugar ótimo para as famílias e ideal para as crianças brincarem.
SE LIGA NAS DICAS:
– Leve sempre um casaco neste passeio. O clima pode mudar, principalmente no alto da montanha.
– Use roupas e sapatos confortáveis para você explorar tudo o que tiver por lá, sem se preocupar.
– Tenha sempre o seu ticket do trem/teleféricos com você durante todo o trajeto. Sempre que for entrar em algum deles, você vai precisar para liberar a catraca.
– Tanto no verão quanto no inverno, passe protetor solar. O sol é forte e a gente não percebe por conta da brisa que tem na montanha. Mas queima tanto quanto um dia de sol na praia.
__________________
VALORES DOS TICKETS PARA O MONTE PILATUS:
Rota Dourada:
Lucerne – Alpnachstad – Pilatus Kulm – Kriens – Lucerne (barco de segunda classe): 103,60CHF para adultos, 52,20CHF para crianças entre 6 e 16 anos e Halb Tax. Para quem tem Swiss Travel Pass e GA paga 36,00CHF.
Lucerne – Alpnachstad – Pilatus Kulm – Kriens – Lucerne (barco de primeira classe): 117,60CHF para adultos e 59,20CHF para crianças entre 6 e 16 anos e Halb Tax. Para quem tem Swiss Travel Pass e GA paga 36,00CHF.
Mais detalhes sobre o Monte Pilatus, clique aqui.
Valores referentes ao ano de 2021.
*************************************************************
Participaram do #experiencepilatus
Realização: Ana Luiza de Souza (Pelo Mundo Blog)
As Blogueiras – Monique Bianchi (Me Joguei no Mundo), Renata Autran (As Viagens da Re), Priscilla Wolf (Suíça Entre Amigos) e Janaina Abreu (Descobrindo a Suíça).
Apoio: Pilatus Bahnen.
Dica: Veja o que rolou no evento também, através das Hashtags #
*************************************************************
Se quiser saber como foram os outros Experiences, veja os artigos abaixo:
#ExperienceVevey, clique no post Um dia em Vevey
#ExperienceTitlis, clique no post Desbravando o Monte Titlis
#ExperienceSchilthorn, clique no postConheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça
*************************************************************
Quer saber mais sobre a Suíça? Então dá uma olhada nestes artigos aí:
Informações sobre o aeroporto de Zurique e os trens na Suíça:
Chegando no aeroporto de Zurique
Tudo sobre viajar de trens na Suíça: dicas de como usar e aproveitar o seu passeio
Aqui você também vai encontrar outros lugares para conhecer na Suíça:
Gruyères, um vilarejo medieval no meio de um vale lindo
Um pouco sobre a fábrica de chocolate em Broc e a fábrica de queijos, em Gruyères
Maison Cailler e Maison du Gruyères
Conhecendo os Alpes de outro ângulo
Passeio de Balão na Suíça
Para quem gosta de chocolate:
5 Fábricas de Chocolates para visitar na Suíça
Para quem quer atrações para crianças:
Fábrica de Biscoitos Kambly
Swissminiatur, a Suíça em miniatura
Museu dos Transportes
Juckerhof – Uma fazenda de abóboras perto de Zurique
Passeando de bicicleta pela Suíça
Starbie – um parque indoor para crianças – Suíça
Formel Fun parque indoor – Suíça
Knie, o Circo Nacional Suíço
Castelo de Lenzburg
Kindercity – um espaço divertido
Parque Atzmännig
Museus divertidos e interativos:
Museu Nacional Suíço – Zurique
Nest, o Museu da Nestlé em Vevey
Museu da Fifa – Zurique
Conhecendo o Museu do Chaplin, em Vevey
Museu Tecnorama
Parques aquáticos:
Parque Aquático Aquabasilea
Parque Aquático Alpamare – Freienbach/Pfäffikon
Para curtir o inverno:
Jungfrauhoch – o topo da Europa fica na Suíça
Dicas e informações sobre aulas de esqui na Suíça
Conheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça –
Monte Titlis
Piscina Termal nos Alpes Suíços
Conhecer os lagos lindos da Suíça:
Lago Causa – Caumasee
Blausee
*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:
*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faça um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email: contatopelomundoblog@gmail.com
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.
Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.
Eu fui até o Monte Pilatus há muuuuitos anos. Não me lembro de existir esse roteiro. Muito interessante. Os tickets de barco + trem + teleférico são vendidos em que local em Lucerna?
Comparando esse passeio com a ida ao Monte Titlis, qual o mais bonito? Infelizmente só vou ter tempo de fazer um deles.
Estarei em Lucerna no início e Agosto.
Obrigada
oi Maria Christina, você pode comprar os tickets nos guichês da SBB na estação de Lucerna. Ou em qualquer outra estação de trem.
No verão eu acho o Pilatus mais bonito.
Abraços e uma boa viagem para vc!!
Ana Luiza, esqueci de dizes que estarei em Zurique e farei um bate e volta para mostrar Lucerna ao meu marido. Consigo fazer essa Rota Dourada em 1 dia? Tem vários horários de saída? Se não fizer a trilha do Caminho do Dragão, demora muito o passeio todo?
Obrigada
Sim, vocês conseguem fazer a rota em um dia, mesmo com o bate e volta de Zurique. Existem muitos horários e você pode ver neste link: https://www.pilatus.ch/en/inform/timetable/
O passeio demora para subir de trem uns 40 minutos. Depois, na gôndola e no teleférico vai depender do tempo que vocês quiserem ficar em cada estação em direção à Kriens. E também do número de turistas que estiverem na montanha. Normalmente eles recebem grupos e na hora de descer, tem fila para descer para Kriens. Quanto mais tarde vcs descerem da montanha, maior as chances de encontrarem as filas. Ok?
Ps: desculpa a demora da resposta. Estou de férias e agora eu consegui lhe responder!
Abraços,
Amei!!!
Excelente artigo!
Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.
Parabéns!
Ana Luiza
Voltei de viagem e passei aqui para agradecer pela dica. Fiz o trajeto da Rota Dourada, um passeio lindo! A única coisa que não gostamos foi ter de esperar quase 3 horas para conseguir pegar o trem a partir de Alpnachstadt. Fazia muito sol e calor, estava lotado e com poucos lugares para sentar e esperar, foi realmente ruim. Em compensação a descida até Kriens foi rápida e tranquila.
Obrigada!
oi Christina, muito obrigada por ter escrito como foi seu passeio. Fico feliz que tenha gostado, apesar do transtorno da espera. E vc me ajudou muito com este relato. Ontem levei uma família para um tour no Monte Pilatus e fizemos a Rota Dourada. Por causa da sua mensagem, comecei o passeio por Kriens. Obrigada vc pela dica!