Um passeio que fizemos nas férias da Ana Julia foi visitar a fábrica de chocolates Läderach. A fábrica fica em Bilten, no cantão de Glarus.
Eu tinha pesquisado no site da Läderach e vi que tinha um espaço que conta como é a fabricação dos chocolates da marca. Achei que seria legal conhecermos o lugar e fazermos um passeio de trem até lá. A Ana Julia adora andar de trem e eu nestes últimos meses da gravidez sinto muito sono.
Eu já conhecia o chocolate porque tinha comprado na loja deles na Bahnhofstrasse, em Zurique (fica no comecinho da rua, à esquerda em direção ao lago, logo que você sai da estação). São caros (media de 70 francos o kilo), mas são deliciosos. Eles fabricam trufas, bombons, chocolates em forma de bichinhos, mas o carro chefe deles são as barras (pedaços), vendidos à kilo (essas vendidas a kilo, que citei acima o valor). Estas barras tem de vários sabores, chocolate amargo, ao leite, branco, com frutas, amêndoas…enfim….é de babar e ficar em dúvida do que levar.
Mas voltando a falar da fábrica…ela fica bem perto da estação de Bilten. Ainda bem, porque não tem ônibus da estação para a Läderach. Caminhando você vai levar uns 5 minutos (se estiver grávida, um pouco mais 😉 ). Pelo caminho você já consegue sentir o cheirinho delicioso do chocolate. Logo que você chega na fábrica, tem a loja com os chocolates mais “bonitinhos” para vender e uma parte que parece um “outlet” deles. Este, claro, com preços mais em conta.
No site da Läderach, eles informam que esta visita demora em torno de 30 minutos. Um exagero, porque o lugar é beeeeeeem pequeno e quando fomos não tinha ninguém visitando (era eu e a Ana Julia de donas do campinho). A parte mais legal (para quem ama chocolate como eu e a minha filha), são as fontes de chocolate. Do tipo: prove até que ninguém veja ou reclame. Provamos muitas vezes, claro! E tinha também as bolinhas de chocolate para degustar. Mas tinha um aviso que era para pegar somente uma de cada sabor por visitante. Eu fiz o sacrifício e comi por todos aqueles que ainda não foram e que talvez nem irão passear por lá (cara de pau é meu sobrenome).
Antes de voltarmos para casa, claro que aproveitamos para comprar uns chocolates. Afinal, ninguém é de ferro, né?
Dicas:
Como chegar:
– de trem: saindo de Zurique (da estação central, em alemão Hauptbahnhof), você tem duas opções de trens que demoram entre 1 hora e 1 hora e 15 minutos para chegar em Bilten. Não tem trem direto. Você vai precisar trocar de trem em Siebnen-Wangen ou em Ziegelbrücke.
– Valor da passagem:
– Bilhete que vale 24 horas (day pass / Tageskarte): 54 francos
– Bilhete que vale 24 horas (day pass / Tageskarte) para quem tem o cartão de meia tarifa da SBB (Halb-tax): 27 francos
– Bilhete válido por 3 horas: 27 francos
– Bilhete válido por 3 horas para quem tem o cartão de meia tarifa da SBB (Halb-tax): 13,50 francos
– de carro: Grabenstrasse 8 – Bilten (tem estacionamento na frente da fábrica)
– Entrada:
Adulto: 10 francos (sendo 5 francos de desconto nas compras na loja da fábrica)
Criança e adolescente (de 8 anos até 16 anos): 5 francos
Crianças até 7 anos não pagam.
Para acessar o site da Läderach, clique aqui.
Opinião: sinceramente, nao acho que valha a pena ir até lá para fazer esta visita. O lugar é pequeno e nem tem muitas atrações. O que valeu mesmo, pelo menos para mim, foi comprar chocolate da marca por um preço mais acessível. Se alguém estiver passando pela região ou more pelas redondezas, acredito que compense ir até lá.
Se quiser ler mais sobre Dicas de Passeios, veja estes posts aqui:
Conheça Rheinfall, as Cataratas do Iguaçú da Suíça
Um passeio por Engelberg – Titlis
Uma páscoa aquática!! – Freienbach/Pfäffikon
Salão do Chocolate em Zürich
Maison Cailler e Maison du Gruyère
Monte Pilatus
Museu dos Transportes
Lago de Weesen
Passeio de barco em Zurique
Mercados de Natal
A fantástica fábrica de chocolate: Lindt!!
Kindercity – um espaço divertido
Museu Ballenberg
Chocolat Frey
Museu Tecnorama
Stanserhorn
Parque Atzmännig
Museu Tecnorama
Knie, o Circo Nacional Suíço
Römerfest: o maior festival romano na Suíça
Castelo de Lenzburg
Lebkuchenmuseum
Picnic no cemitério
Knies Kinderzoo
Blausee (lago azul)
Fábrica de Biscoitos Kambly
*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:
Muito bacana a dica!! Ha tempos quero levar meu filho na Lindt mas ainda nao descobri como funciona as visitacoes la, entao agora vou aproveitar suas dicas e leva lo na Laderech :)) Bjs
oi Nara, no final deste post vc poderá ver o link para o post que escrevi sobre a Lindt. La não possui visita na fabrica, mas tem workshops com crianças.
Beijos