Categorias: Escola, Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Material escolar para a primeira série – Suíça

Esta é a última semana de férias da Ana Julia e já preparamos todo o material escolar dela para a primeira série.

No final de maio recebemos por correio a lista de material escolar, o nome da professora e dos coleguinhas da turma com telefone de contato, o quadro de horários das aulas/atividades e a informação para o primeiro dia de aula. Ah..e o recadinho lembrando sempre que a lista com os telefones de contato das crianças e da professora nunca deve ser divulgada para ninguém.

A lista de material é a seguinte:
– mochila;
– lápis;
– lápis de cor;
– apontador;
– borracha;
– estojo;
– uma bolsa com roupa e tênis para fazer ginástica (esta bolsa fica sempre na escola);
– sapato para usar dentro da sala de aula.

Os livros que serão usados pelos alunos são de responsabilidade da escola.

Aqui, o material escolar completo da Ana Julia.
Aqui, o material escolar completo da Ana Julia.
Este estojo veio com a mochila dela, mas por enquanto vai ficar guardado.
Este estojo veio com a mochila dela, mas por enquanto vai ficar guardado.
Achei legal estes lápis ergonômicos para os pequenos terem mais agilidade ao manusear. Este é para quem é destro, mas tem um modelo para quem é canhoto.
Achei legal estes lápis ergonômicos para os pequenos terem mais agilidade ao manusear. Este é para quem é destro, mas tem um modelo para quem é canhoto.

Em relação a mochila para as crianças pequenas, vou fazer um comentário porque foge do estilo do Brasil. Aqui elas são maiores (pelo menos é a impressão que eu tenho) e este tamanho é padronizado. Mudam alguns acessórios, mas no geral elas são todas “iguais”. Inclusive no preço que é bem salgadinho. Uma mochila pode variar entre 100 francos e 300 francos. Depende da marca, do conforto que oferece para a criança carregá-la e dos acessórios que acompanham (ou não) ela. Estes acessórios que eu me refiro são: a bolsa para ginástica, estojo para lápis de escrever, estojo com lápis de cor e lápis de escrever (com régua, borracha, apontador) e garrafinha de água. Mas é possível, sim, encontrar promoção por uma media de 70 francos um kit de mochila, bolsa de ginastica, estojo, lancheira e garrafinha de água.

Modelos de mochilas.
Modelos de mochilas.
Mais mochilas.
Mais mochilas.

No primeiro dia, os pais estão liberados para acompanhar o filho e ficar em sala de aula até o horário do intervalo (recreio/pausa). Após este horário, os pais já sabem que terão que sair e irem para suas casas (onde, teoricamente, devem esperar seus filhos. Mas eu não terei sangue frio para isso!).

Junto com todas estas informações que recebemos no final de maio, veio também qual escola a Ana Julia irá frequentar a partir de agosto. A coordenação escolar procura distribuir as crianças às escolas mais próximas de suas casas. Assim, elas podem fazer o trajeto sozinhas (casa – escola – casa). Para minha sorte (e alívio), minha filha vai para o colégio que fica mais próximo (meia quadra daqui de casa. Existe outra escola aqui, que fica a duas quadras de onde moramos.). Terá que atravessar a rua, mas não é muito movimentada (ainda bem). Mesmo assim, vou acompanhá-la por um bom tempo até ter a certeza de que ela está segura fazendo este caminho. Mas ela já começou, durante as férias, a me convencer que ela pode ir sozinha para a escola. É muita independência para uma mãe assimilar!!!

Bom…que venha o novo ano letivo e esta nova etapa na vida escolar da minha pequena!!!

*Lembro sempre que estas informações escolares dependem muito de cantão para cantão e, principalmente, de cidade para cidade.

Se quiser ler mais sobre filhos/escola, veja estes posts aqui:
E agora? Do que vamos brincar?
Sommerfest – o fim do ano letivo
A preparação para o Kindergarten
Como funciona o Jardim de Infância na Suíça
O alemão como segunda língua
Os anos escolares e as avaliações na Suíça
Material escolar para o Jardim de Infância
Discriminação entre crianças
Abra a boca e…..escova seus dentes!
Atividades extra curriculares
Dia de visitar a escola
As férias escolares
Lanternenumzug (Desfile das Lanternas)
As férias escolares e suas regras
Creche e outros serviços que cuidam das crianças
Toda regra tem sua exceção – Lanche no Kindergarten
Kindergarten – Encerramento do ano letivo
*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários

  1. Oi Ana!
    Aqui em Genève é diferente. Eles mandaram a carta só em julho, com o nome da professora e os horários de entrada e saída. Não divulgaram nem outros telefones nem o programa das aulas. Pediram uma sacola com roupas de troca caso se sujem, as pantufas pra usar na sala de aula, basanes, que são como sapatilhas de tecido e elástico para a ginástica, e um avental de mangas compridas para as pinturas. Não pediram nenhum material de papelaria (estojo, lápis etc) e apesar de não terem pedido a mochila na carta, pediram numa reunião de informações que teve em maio. Meu filho vai pra uma escola pequena que só vai do 1P ao 4P mas ela fica longe pra ele ir sozinho. Uns 15min a pé. Mas fomos nós que pedimos, por outros motivos. Boa sorte pros nossos grandes pequenos! Beijos Carol

    1. Ahh
      Também pediram uma caixa de lenços de papel rssss
      E vou te contar um segredo. A mochila do Planes custou USD$7,99 (meu marido trouxe dos USA em fevereiro) 😉
      Bjss!

  2. Oi Ana. Diz me o que é um apontador?
    E material de ginastica fica na escola entao na escola e para lavar?
    Boa sorte para a Ana Julia….

    1. Oi Catarina, apontador é o apara lápis para os portugueses.

      As roupas de ginástica, pelo menos no Kindergarten, a Ana Julia trazia nos últimos dias antes das férias (de verão, primavera, fim de ano, outono, inverno e esporte). Isso pq as professoras que mandavam ela trazem. Mas tinha vezes, quando o tempo estava muito quente, eu ia na escola e pegava a bolsa pra lavar as roupas.

      Agora a Ana Julia traz pra casa quando eu peço. Então quando eu achar necessário, peço pra ela trazer.

      Beijos

  3. Ana Luíza, fico feliz em poder dividir com mais mães as dúvidas e aflições de mais uma mãe brasileira que vai com filhos pequenos morar na suíça. Iremos em abril pra pegar o ano letivo no começo. Tenho Sofia com cinco anos e João com quatro. Tremo em pensar, eles indo pra escola sem saber uma palavra em alemão! Existe acompanhamento pra crianças estrangeiras!? E é verdade que não podemos acompanhá-los até a escola?!

    1. Fique calma, Camila. As professoras estão acostumadas a terem crianças estrangeiras na sala de aula. E essas crianças tem todo o apoio pedagógico com aulas de alemão para se integrar na escola. Eles têm aula de alemão com a turma e se precisar terão reforço, quando estão na escola primária. E acredite, eles aprendem rápido. Mais rápido que nós.
      Na turma da primeira série da Ana Julia tem uma menina que mora aqui há 3 meses e só fala inglês. A professora da atenção especial à ela por isso, mas ela já está entendendo o alemão.
      Sobre acompanhar até a escola, aqui onde moramos eles não proíbem os pais de fazerem isso. Mas dificilmente vc encontra alguma criança acompanhada. Mas nada me impede de levar minha filha até à escola. A escola sugere que as crianças façam o trajeto sozinhas, mas isso não é obrigatório.

  4. Que bacana tudo isso! O ano letivo começa em abril então? A escola deve ser sempre a mais perto da casa onde se vive, certo? Sempre tem vaga nas escolas ou tem que avaliar opções de onde a criança irá estudar? Meu marido mora na Suíça (Winterthur) e estou planejando ficar um ano (ou meio ano) em 2017, quando meu filho estiver com 7 anos, indo para a 2a série! Tem alguma avaliação para ver a sala que a criança vai ou é automático a partir do último ano que a criança fez? sabe se, ele fazendo o 1o ano no Brasil, eles deixam ele entrar no 2o ano aí ou ele teria que começar do 1o? Obrigada!

    1. Oi Rafaela, o ano letivo começa sempre em agosto. Em maio recebemos as informações sobre a escola e material escolar. Normalmente a criança vai na escola mais próxima de sua casa, mas isso não é regra. E sempre tem vaga para as crianças nas escolas. Sobre o seu filho, provavelmente ele ira frequentar a primeira serie, por não entender alemão. Mas depende muito do cantão. Como o ano letivo começa sempre em agosto, provavelmente seu filho não vai ter terminado a primeira serie, ou cursará somente um semestre da segunda serie, no Brasil. É isso?