Ontem foi o dia do Lanternenumzug (Desfile das Lanternas) para a Ana Julia. Participaram as crianças de todos os jardins de infância de onde a gente mora e as lanternas foram feitas na escola. Veio o recado para os pais com o trajeto a ser feito, de onde as crianças sairiam e onde deveríamos esperá-las. E um detalhe: não era para nós acompanharmos juntos com os pequenos o desfile. No máximo poderíamos acompanhar da calçada. Nada de ir do lado do seu filho, segurando a mão. E assim….o desfile só seria adiado em caso de mal tempo (leia-se: se chover ou nevar muuuuito). Então, não era porque estava 0 graus que não aconteceria, viu?

O desfile começou às 18h e nas ruas onde ele passou, as luzes foram apagadas (achei isso muito legal!). No final, todo mundo se reuniu em uma das escolas. Lá as crianças cantaram e depois ganharam um pãozinho doce de lanche.
Este desfile das lanternas é para lembrar do dia que morreu São Martinho (St. Martin, 11 de novembro). Conta a estória que ele era um soldado romano e numa noite fria, ele deu metade de sua capa para um homem que estava na rua, congelando. A simbologia das lanternas é de trazer a luz para a escuridão, de ajudar quem precisa. Em outros países da Europa também é comemorado o dia de St. Martin, como na Alemanha e Áustria. Em algumas cidades, as crianças vão cantando durante o desfile e param de casa em casa para ganhar doces, pães e bolos.
Fonte: www.baby-und-familie.de
Ola Ana, meus filhos participaram do desfile semana passada. Achei lindo. No fim eles cantaram algumas musicas. Mas meu alemão (capenga) iniciante não captou o simbolismo contido no ato. Obrigada por explicar aqui.
Abracos
oi Malu….seus filhos gostaram? Eu adorei a ideia deste desfile.
Abraços,
QUe lindo! Aqui em Basel tem algo semelhante durante o Fasnacht, as 4 da madruga. E aquele expressão “não tem tempo ruim” serve perfeitamente para os suíços, né não? ô povinho que “guenta” o frio….rs
Chris…tu se refere aquele desfile de madrugada na quinta de carnaval? onde a bandinha passa pra tirar o povo da cama?? hahah aqui também tem. E eu também acho o povo aqui muuuuito corajoso em relação a tempo frio!!!
Tem musica também, mas na verdade é um desfile de luzes. Todas as luzes da cidade estão apagadas e eles desfilam com lanternas e outros tipos de luzes. Eu ainda nao tive coragem de acordar as 4 da madruga nesse frio! Vamos ver ano que vem!
Que legal! Vou contar para o Martino, meu marido, que o santo do nome dele recebe esta homenagem das crianças. 🙂
Nossa, que legal! Eu imagino que deve ser uma sensação única não apenas para os pais de verem seus pimpolhos pelas ruas, mas como as próprias crianças de participarem de eventos como esse. Aqui a coisa é bem por aí, faça chuva, sol, neve ou o que for que as crianças saem às ruas para fazerem suas atividades, até porque a agenda está planejada há um bom tempo e nada fará com que ela seja alterada… a menos que aconteça alguma invasão extraterrestre rs.
Beijos.
É mesmo Vânia…não tem tempo ruim que impeça o pessoal aqui de fazer algo. A turminha da Ana Julia foi para a floresta semana passada com temperatura de 6 graus, chuva e vento. Ninguém é poupado…hahahah
Beijos
Que legal!
Aqui em GE não tem isso. Deve ser porque é um cantão protestante. Aqui ainda não tá fazendo esse frio todo, não!
Beijos Carol
Oi Carol, este post é do ano passado. O desfile deste ano será hoje de noite. A temperatura está agora 9 graus, mas está um clima beeeeem gelado.
Beijos