Categorias: Escola, Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Atividades extra curriculares

Com o começo das aulas, iniciam as atividades extra curriculares. E criança tem energia para dar e vender.  A prefeitura de onde a gente mora oferece escolinha de futebol, ginástica (tem uma equipe de ginastica olímpica muito boa aqui), ginástica para mães fazerem juntos com os bebês, várias oportunidades para sair de casa e mexer o corpicho.

Já inscrevi a Ana Julia em duas atividades. A ginástica (Kinderturnen) e o esporte para crianças  (Polysport). Como ela tem 4 anos, ainda é mais brincadeira do que propriamente dito um esporte de verdade. Na ginástica eles fazem uns circuitos de virar cambalhota, andar em cima de uma trave para desenvolver o equilíbrio, essas coisas. No esporte, a professora introduz a ginástica artística para os pequenos.

Kinderturnen, no ginásio da cidade.
Kinderturnen, no ginásio da cidade.

Como são programas oferecidos pela prefeitura, existe uma taxa a ser paga (100 francos /ano pelo Kinderturnen. O polysport é gratuito.) . Mas quem não tem condições de desembolsar o valor, basta apresentar o comprovante de renda para pagar metade (ou não pagar nada). As atividades são uma vez por semana.

Pollysport, nas salas da escola primária.
Pollysport, nas salas da escola primária.

O inverno está para chegar e fazemos qualquer negócio para tirar a Ana Julia de casa, sem precisar congelar no parquinho.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários

  1. Isso ai é muito legal!!!Tem que estimular atividades motoras mesmo desde cedo!Tive a experiência do kinderturnen com a Inês na Alemanha, foi maravilhoso para ela e para mim que fiz amizades com as mães de lá!Beijos já com saudades dessa terra ai

    1. Também adoro estas oportunidades Beth. Acaba ajudando mesmo a aumentar a rede de relacionamentos das mães e das crianças.
      Ah….e não sinta saudades…venham nos visitar. Lugar para ficar não é problema.
      Beijos

    1. oi Liana,
      além dos esportes que eu citei, a prefeitura daqui oferece também hockey. Mas tem também curso de música e grupos como os escoteiros do Brasil. A idade da criança é que determina a inscrição.
      Tem oferta de aulas de natação na piscina da cidade, mas daí o custo é por conta dos pais e a prefeitura não tem nada a ver.

      Beijos para vc e o fofo do Edi

  2. Olá Ana Luiza, meu sonho é ir morar na Suíça, tenho uma prima que mora em St. Margarethen perto de Zurique, casada com um suíço, agora estão de fárias aqui no Brasil, ano passado estiveram me visitando, e conversei bastante, porém ainda tenho muitas dúvidas. Por exemplo: Se eu tiver uma pensão (comprovante de poder me manter) será que posso mudar de vez pra Suíça?… ou irão me obrigar a voltar pro Brasil?… Falando em esportes, os “únicos” esportes que os brasileiros parecem conhecer é futebol ( bagunça) e jiu jitsu, pra poder se exibir e encher todo mundo de porrada nas ruas, eu ODEIO esses 2 esportes, ai na Suíça existem mutos adeptos de ambos?… (Tomara que não, pelo menos nunca ouvi falar dessas coisas na Suíça). Quanto a moradia, uma casa pequena de 60 m2 é muito cara?… num local até rural, próximo a alguma cidade, sei que nos grandes centros são caríssimos, os impostos por animais domésticos são muito caros?… tenho 2 cães, 1 hamster e passarinhos rsrsrs… dizem que o povo suíço em geral, 99% são educadíssimos, ao contrário dos brasileiros que são um poço de grosserias, Ex.: No Brasil você chega no açougue de um mercado, e o açougueiro diz na tua cara que não vai te atender e que vc pra ele não é NADA vc é um M….e se você responde, ele se faz de vítima, dizendo que vc é péssimo cliente, que você o humilhou por causa da profissão simples, e vai abrir processo indenizatório contra você!!! Pode acreditar, estou cansado de passar por isso e até 1000 vezes pior no Brasil !! Você já viu ou ouviu algo parecido na Suíça?… Sei são várias perguntas, mas as que puder me responder, agradeço muito será de grande valia pra mim. Abs. Felicidades!!! Viva na Suíça, por que no Brasil não se vive se vegeta, viver em qualquer país que eu possa ter o mínimo de segurança e respeito ao próximo, é um sonho.

    1. oi Rafael,
      respondendo as suas perguntas:
      1) para morar na Suíça vc precisa de visto. Quem pede o visto (no caso dos estrangeiros) é a empresa que te contrata e quem fornece o visto é o governo suíço. No seu caso, com um valor de pensão para se sustentar, eu não sei informar. Sugiro que vc procure um consulado da Suíça no Brasil. Eles poderão te orientar em relação a isso.
      2) jiu jitsu nunca vi praticarem. Mas não posso te afirmar que não tenha algum lugar onde não se pratica. O futebol é bastante praticado aqui.
      3) o valor da moradia vc pode encontrar no link do site Numbeo que tem neste post aqui: https://guiapelasuica.com/2012/02/02/dicas-para-quem-pretende-trabalhar-na-suica/
      Ou pode também encontrar neste site http://www.homegate.ch/ O valor varia da região que vc quer morar.
      4) só paga imposto quem tem cachorro. O valor também depende da cidade que vc mora. Mas fica em torno de 200 francos ano + umas taxas de curso que vc precisa fazer e + vacinação.
      5) os suíços são sim muito educados. Mas não pense que eles deixam de ser anti estrangeiros. Claro que são poucos os que ofendem quem não é do país. Mas sempre aparece um desagradável. Basta tirar de letra a situação.

      Abraços,
      Ana

      PS: desculpe a demora da resposta, mas estou de férias no Brasil e tenho acessado pouco o blog.