Categorias: Curiosidades & Diferenças, Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Dicas para quem pretende trabalhar na Suíça

Observação: 
Muitas pessoas chegam no blog através deste post. Mas a impressão que eu tenho é que muitos não leem todo ele.  Por isso, quero fazer alguns comentários:

– informações sobre emprego estão no texto abaixo. Não sei informar sobre as vagas da área que você procura e nem sobre salários. Use os links das páginas de busca de emprego que estão no post;

– minha contribuição está neste post. Não peça para que eu lhe ajude a procurar emprego;

– quem me pergunta se tem chances de conseguir um emprego sem falar alemão, é porque não leu este post.

Cada vez mais recebo e-mails de pessoas que querem saber como é a vida aqui na Suíça. Querem saber se vale a pena vir para trabalhar, os salários, opções de emprego enfim, tudo o que possa informar sobre isto.

Bem…vou tentar responder neste post estas dúvidas, assim poderei ajudar outros que tenham estes mesmos questionamentos.

Emprego: existem postos de trabalho a serem preenchidos. Mas para determinadas vagas, algumas empresas não pretendem contratar no momento. Para quem procura alguma vaga, estes são alguns sites que podem ajudar.

Job Winner
Jobs
Job Rapido

Uma dica é ter um perfil no Linkedin. Este site de relacionamentos profissional ajuda também. Sei de pessoas que foram chamadas para entrevista de emprego através dele.
Já me perguntaram se eu conheço pessoas que vieram como turistas e em menos de 3 meses conseguiram emprego. Respondo que não conheço ninguém que tenha feito isso. Mas cada um sabe de si nestas horas.

Custo de vida: a Suíça é um país bem caro. O custo de vida é alto por aqui. Em contra partida, pagamos menos impostos (15%). O que fazemos muitas vezes é ir à Alemanha fazer as compras de mercado. Vale a pena.
Neo site Numbeo você pode ter noção dos custos mensais.

Neste site é possível comparar o custo de alguns serviços e dicas para quem vem morar. Veja aqui.

Salário: não existe salário mínimo. Na verdade eles dizem que uma pessoa tem que receber o mínimo para que possa viver, pagar as contas, comer e ter o seu lazer. Porém, há uma mobilização da União Sindical Suíça para que seja lei o mínimo de 4 mil francos. Ainda não está decidido na maioria do país, somente no cantão de Neuchâtel onde já foi votada esta lei.

Moradia: depende muito de onde você quer morar. Zürich e Genebra são as duas cidades mais caras. Mas em lugares menores é possível encontrar um apartamento ou casa que não seja tão caros. E como o transporte coletivo é muito bom, não é problema morar fora do centro destas cidades maiores.
Custos com moradia você pode ver nestes sites para alugar casa/apartamento.
Homegate
Comparis

Integração: este assunto eu acho um pouco delicado. É muito particular a forma como cada pessoa encara a vida em outro país. Conheço pessoas que querem morar a vida toda aqui. Mas conheço outras que só ficaram felizes depois que voltaram para o Brasil. Eu gosto de morar aqui e hoje eu diria que ficaria toda a minha vida aqui também. Me sinto bem, me sinto segura e sei como a grande maioria das coisas funcionam.
Sobre a língua, sugiro que aprendam o alemão (ou a língua da região: francês ou italiano). É possível sim se virar com o inglês. Muitos aqui falam mais de duas línguas. Isso é bem comum. Mas enquanto eu não aprendi o básico de alemão, me sentia uma analfabeta. E com o tempo, a gente sabendo um pouco da língua do lugar, começa a se sentir mais em “casa”.

Os suíços são educados, mas não tem o carisma do brasileiro. A imagem que eles têm da gente são de pessoas que vivem na praia, que sabem sambar, jogar futebol e são alegres. Em relação às mulheres, muitos nos consideram fáceis. Já que algumas brasileiras vêm para se prostituir.

Uma vez num trem, um suíço começou a puxar conversa comigo e disse que conhecia também outras brasileiras. Ele disse que as conhecia de uma boate e deu um sorriso de deboche. Olhei bem séria para ele e disse que não conheço nenhuma brasileira de boate. Ele pediu desculpas e me desejou um bom dia!!!

É….aqui temos destas coisas…..não é porque somos brasileiros que todos acham isso bonito ou nos acham legais. Basta sabermos levar isso e aprender a lidar com estas coisas chatas. Por isso, aprender a língua é uma forma de defesa em certas situações. Mas tirando estes poucos momentos desagradáveis, eu posso dizer que é legal morar aqui.

Parlamento Suíço

Informações sobre vistos, entrada e permanência na Suíça, clique aqui.

Observação: 
Muitas pessoas chegam no blog através deste post. Mas a impressão que eu tenho é que muitos não leem todo ele.  Por isso, quero fazer alguns comentários:

– informações sobre emprego estão no texto acima. Não sei informar sobre as vagas da área que você procura e nem sobre salários. Use os links das páginas de busca de emprego que estão no post;

– minha contribuição está neste post. Não peça para que eu lhe ajude a procurar emprego;

– quem me pergunta se tem chances de conseguir um emprego sem falar alemão, é porque não leu este post. 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

325 comentários

  1. tenho uma filha na suiça e achei interessante as suas informações, se possivel mandar mais informações sobre o site dos empregos obrigado

    1. Boa noite Ana Luzia
      Hoje eu vi uma reportagem na Rede Record, e gostei muito do país muito lindo, gostei muito e fiquei muito interessado em morar ai eu e minha família. Mais o que eu queria saber de vocês como são as Igrejas ai tem Igrejas evangélicas ai ? e como são o povo ai são religiosos.
      Muito obrigado desde já

    2. Oi Ana vc teria como me informar se qdo somos aposentados e pensionistas,podemos entrar na Suiça ficar um tempo e retornar sem problemas?obrigada

          1. Oi Zionei, infelizmente não posso lhe ajudar. Eu não contrato ninguém nem procuro emprego para quem está buscando.
            Abraços,

    3. Ola Ana que legal suas informações , só uma pergunta se eu decidir trabalhar na suiça qual profissão seria ideal se especializar aqui no brasil para exercer ai na suiça ? Grato Henrique

      1. oi Henrique, bom vc fazer uma profissão que esteja em falta aqui na Suíça. A área de TI, engenharia tem bastante procura. Pois toda empresa que contrata tem que provar para o departamento de imigração que não tem uma pessoa aqui na Suíça e nem na União Europeia que faça o serviço.

  2. Ola Ana! Td bem? Estava fazendo pesquisas na internet e me deparei com seu blog.
    Sou casada com um britanico, moramos na Inglaterra e queremos mudar de pais em alguns meses. Estamos cogitando a Alemanha e a Suica. Sei que a Suica nao faz parte do Eurozone e por isso tenho duvidas se e facil para um britanico mudar para a Suica, sendo que na Alemanha basta chegar, arrumar emprego e ficar. Nao sei se vc poderia me dar alguma informacao a esse respeito, mas se puder agradeco de antemao. Aproveito para desejar um Feliz 2013 e sucesso nesse novo ano. Abracos, Kellen.

    1. Oi Kelen.

      Meu nome e’ Charlie Bezerra, e estou na mesma situacao (provavelmente pelo mesmo “motivo” que voce): minha esposa e’ Inglesa, professora de escolalublica aqui, evivemos perto de Londres, Precisamos nos mudar para outro pais da Europa por alguns meses. Se puder, me adiciona no Face pra gente trocar informacoes. Obrigado.

    2. Olá apesar deste poste ser antigo, eu me interessei muito, eu quero fazer administração em algum lugar da Suíça, estou no ensino médio ainda, mas quero planejar meu futuro, eu falo fluentemente inglês, eu quero aprender francês e italiano, desejo muito morar na Suíça, as vezes é difícil viver em um país fora. Eu queria saber mais sobre o país e as faculdades….

  3. ola eu estou indo pra genebra dia 21 de janeiro tentar ,mudar de vida ,estive morando en espanha 8 anos e tenho um hijo de 4 anos as coisas por aqui nao estao bien poriso vou ariscar por ai gracias por as dicas

  4. Olá, sou portuguesa, isto está muito dificil em Portugal trabalhei como administrativa numa empresa mas actualmente estou desempregada, o meu marido trabalha na construção civil, é instalador de portas e janelas em aluminio, mas este é um sector em dificuldades em portugal, estou a pensar ir até á Suiça e procurar trabalho no ramo da construção para o meu marido mais propriamente instalador de portas e janelas em pvc ou aluminio e eu como emp de limpesa ou algo desse tipo, a minha pergunta é se há trabalho nestes sectores sei também que o seu cantão não é o que vou tentar, vou tentar lousanne, mas pode ser que tenha uma visão sobre todo o país que me possa ajudar, gostaria de saber o ordenado de um trabalhador que chegue á Suiça e começe a trabalhar de quanto é mais ou menos, e mais ou menos quanto descontam em impostos, para ver se val a pena tentar, eu penso que duas pessoas a trabalhar val sempre a pena.
    adradeço a sua ajuda obrigada

  5. oi Ana vi seu blog me esclareceu muitas duvidas minha namorada viajou para Suiça Territet eu procuro informaçoes todos os dias obg .Joao Paulo

  6. Ola Ana Luiza, tudo bem? Você poderia me passar seu email? Tenho algumas duvidas sobre o pais e queria peguntar em particular se você não se importar

  7. Olá, sou portuguesa e mãe solteira de dois menores, e queria perguntar-lhe se tem algum conhecimento sobre ajudas que a Suiça possa dar nestas situações. A vida em Portugal está muito complicada e não sei se é possível criar dois filhos sozinha na Suiça e se nos dão algum apoio ou protecção.
    Obrigada pela sua atenção.

    1. Andreia, não sei que tipo de ajuda vc procura. O que tem são serviços de apoio a mãe que acaba de chegar e precisa se integrar. Algumas prefeituras oferecem suporte para cursos de alemão para mães. Para as crianças, até o kindergarten, são cobradas taxas para deixar a criança em algum local para que se possa trabalhar. Todos para pessoas com visto de residência.

  8. Olá Ana Luiza, sou português e trabalho no ramo automóvel sou bate chapa acho que no brasil se chama funileiro.tenho familia na suiça em baden e aigle mas dizem que esta muito dificil.Vc sabe se á procura por esta profissão ?Cumprimentos

  9. Ana, adorei suas informações. Estive na Suiça durante 90 dias, entre maio e agosto do ano passado. Não fui para trabalhar, mas pelo que minha amiga comentava comigo, estava ficando meio dificil encontrar emprego.
    É um país realmente lindo e seguro demais. Andava na rua ao meio dia, e as vezes acha bem estranho, pq não ouvia barulho de NADA, nem carro, nem gente, nem bicho. Apenas o vento. E isso me dava uma paz imensa! Apesar das pessoas serem meio reservadas, elas são super educadas e simpáticas. Esses meses vivendo ai, me foram de aprendizado. Como é interessante a cultura do país! Só sofri um pouco, pq não falava absolutamente nada do francês (minha amiga mora em Payerne, não sei se conhece) e dependendia demais das pessoas para tudo. Planejo fazer um curso aqui no Brasil, e daqui uns 2 ou 3 anos, voltar pra CH e tentar sim um emprego. Boa Sorte e um abraço aperto, bem brasileiro!

    1. Oi Nayanne, que legal sua experiência. Os suíços são bem como vc falou. Já sobre os barulho, em cidades maiores como Zürich, Genebra, Lausanne, ele existe. Mas como a maioria das cidades daqui são pequenas, então realmente é uma paz.
      A língua é fundamental para a integração e o trabalho. Sem ela, morar aqui fica complicado.
      Te desejo boa sorte quando voltar pra cá!
      Sucesso para vc.
      Abraços,

  10. Olá Ana luiza,tudo bem? Olha estou pensando muito serio sobre ir tentar a vida na suíça, mais não sei falar nenhuma língua, você acha que terei alguma chance de sobreviver neste pais? tenho 2 filhos e pretendo dar uma qualidade melhor de vida para eles.obrigado

  11. Ana,
    Estou contente por encontrar esse Blog, na ocasião mudarei para Luzern em Junho, ainda não falo alemão, tenho inglês básico, mas a faculdade é de prática, e que venha o melhor. Obrigado por suas informações.
    Abraço
    Roberto

  12. Olá Ana Luiza, parabéns pelo blog!
    Você me informar quanto ($ para um casal com 1 filho) é preciso para viver na suíça?
    Sei que essa é uma questão muito particular, mas estou me planejando pra passar uma temporada de 6 meses na França e pretendo também ficar 6 meses na Suíça. Pretendo fazer isso com recursos próprios e não trabalhar. Se souber me falar um valor aproximado já ajuda muito.
    Obrigado

  13. ola ana obrigado pelas informaçoes estou indo para suiça daqui uns dias a passeio , mais quero tentar ficar la , por um tempo e sou brasileira sei fazer de tudo um pouco e vou tentar trabalhar la . beijos

  14. ola, tudo bem, estou fazendo uma busca sobre países da Europa, me interessei pela suíça e gostei do que vc postou. Na verdade eu estou me aposentando aqui no Brasil, aos 44 anos. Carreira militar. E agora pretendo buscar algo na Europa.

  15. Ana!
    Excelente esse post. Eu recebo tantos e-mails me perguntando a mesma coisa aqui na Suécia que gostaria de saber se posso me inspirar na sua ideia para o meu blog (sem copiar o conteúdo).
    Beijos

  16. Oi Ana Luiza,

    Gostaria de te parabenizar pelas informacoes aqui no teu blog; estive procurando na net e o teu blog com certeza e’ um dos melhores: aborda o tema “viver na Suica” de forma clara e simples, que e’ a melhor maneira para nos pobres mortais entendermos como funciona a coisa(apesar de que ainda esta’ chovendo de gente fazendo perguntas que voce ja respondeu, rsrs. Mas faz parte). Outra vez obrigado por ser uma pessoa que toma teu tempo para ajudar a outros, atravez de informacoes super-importantes. Parabens 🙂

  17. Olá Ana sou portuguesa e adorei mesmo o seu blog,andava por aqui à procura de informacões sobre a suiça quando encontrei você…o meu marido está à espera de ir para broc com ajuda de um amigo que já lá está.Vai concorrer a operador de máquinas de terraplanagem.Em portugal esta profissão é para esquecer como tantas outras…O nosso receio é que ele não consiga o emprego,mas temos de pensar positivo…tenho um menino com 10 anos que adora viver em portugal ,pois vivemos numa aldeia e ele passa o tempo todo que tem livre a jogar à bola na rua todo sujo,tem dias que fica preto!!!Ora trocar esta liberdade pela suiça não é bem o que uma criança quer…mas como disse a situação está caótica e eles acabam por se habituar a novas vidas.Agora com o seu blog aprendi muito e a história dos supermercados foi otima para eu perceber que tipo de produtos poderei encontrar.Nós aqui comemos muito peixe e especialmente grelhado na rua com lenha dos leitões que o meu marido assa e acho que vamos sentir muito a falta disso.Uma pergunta,como é o peixe aí??poderia um dia destes colocar um video a mostrar a peixaria nos supermercados??Já agora mais perguntinhas…a carne preços??Aqui é tudo em euros depois eu converto em francos suiços.Muito obrig de coração se tiver tempo para responder a estas perguntas..beij

    1. Oi Monica,
      aqui tem uma variedade grande de peixe e o kilo varia entre 25 francos e 30 francos (mais ou menos). O preco da carne custa mais, em torno de 35 francos/45 francos. Não vou poder fazer o vídeo dos peixes pq não pode filmar no mercado. E sempre tem um atendente no balcão. 🙂
      Abraços e boa sorte para vcs.

      1. Muito obrigada assim que meu marido conseguir o emprego eu venho aqui escrever ou no facebook,muito caro o peixe e a carne a comparar com portugal..beij

    2. Monica se voce vier para o cantao de Genève voce vai se sentir em portuagal porque tem mais portugues do que suíço nesse cantao, na verdade tem mais de qualquer nacionalidade do que suíço em Genève , nao é a toa chamada cidade do mundo.
      Fiqur tranquila que tem muuuiitas lojas portuguesas em Genève e voce Realmente vai se sentir em casa pelo menos na parte de comida rs

  18. olá, muitol bom o post, minha pergunta não achei no post e em pesuisa no google, nao estou achando nada concreto, talvez você como mora ai, possa informar melhor;
    minha pergunta é sobre o sistema previdenciario, em especifico, se conseguimos levar o tempo de serviço aqui no Brasil para fins de aposentadoria ai na suiça; no meu caso tenho apenas um ano no serviço particular (CLT), porém, sou servidor publico (policial militar sp), e já tenho cinco anos de serviço como servidor publico, será que se eu me mudar para a suiça legalmente, consigo levar este tempo de serviço (averbar) na suiça?
    aguaro resposta,
    obrigado

    1. oi Bruno,
      infelizmente vc nao consegue usar o seu tempo de serviço no Brasil para se aposentar na Suíça. Isso pq os países não possuem acordos em relação a este assunto.
      Abraços,

  19. Oi Ana, seu Blog ficou muito legal, li e reli seus post, a partir de agora também estarei acompanhado seus novos post.
    Ana estive na Suíça p/ uma consulta medica e me encantei com o lugar, desde então venho tentando arruma um trabalho ou uma maneira e morar na Suíça, foi com este pensamento que encontrei seu blog e gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta; vc tem noção ou tem alguma informação sobre trabalhos para brasileiros na área agraria?
    Se tiver alguma informação e puder responder, ficarei muito grato.
    Ate + …. 🙂

  20. Olá moça,em primeiro lugar gostaria de lhe Parabenizar por este blog!,muito bom..em seguida gostaria de lhe fazer uma pergunta..sou Brasileiro,sou professor de lingua portuguesa e pedagogo,é dificio conseguir um emprego nessa area ai neste país?Obrigada…

  21. ola tudo bem vou para suica da parte da alemanha ja tenho casa tenho diploma soldador mais sei fazer tudo pouco vou querer viver na suica porque em portugal nao ta mais obrigado paulinho abraco ate marco.

  22. Muito boas as informações.
    As vezes que tive na Suíça e países da Europa me fez ter uma grande vontade de mudar do Brasil.
    Abraços

  23. Ana,
    Nao briga comigo, li teu post inteiro..
    E a minha pergunta é: Eu posso entrar na Suíça como turista e conseguir emprego, isso é permitido?
    E depois enviar a documentaçao ao Brasil pra providenciar o visto?

    Se nao souber.. Tudo bem! Desde ja agradeço, seu texto ajudou bastante! 🙂

    1. Oi Elisa,
      Tudo depende da empresa que contratar vc. Mas não é ilegal desde que vc consiga emprego nos 3 meses que tem como prazo de turista pra ficar no país.
      Quem solicita o visto de residência pra vc é a empresa que te contrata e quem libera ele é o governo suíço.
      Abraços,

      Ps: desculpe a demora da resposta, estou de ferias no Brasil.

  24. Parabens pelo Blog! 🙂 Ajudou muito! Que bom que ainda existem pessoas como você, que tem o prazer de ajudar quem precisa!

    Um forte abraço.

  25. Oi Ana,
    Sou dentista, brasileira, e moro nos EUA. Infelizmente nao posso trabalhar aqui. Eu teria que fazer alguns exames e refazer parte da faculdade.
    Meu marido acaba de receber uma proposta para morarmos em Genebra. Voce saberia me informar se eh possivel dentistas brasileiros trabalharem ai ? Vejo muitas informacoes contraditorias…

    1. Oi Bianca,
      você pode trabalhar como dentista assistente (trabalhar em consultório de um dentista), mas depende do cantão, pois alguns cantões não liberam isso. Quando chegar, entre em contato com a agencia de saúde do cantão de Genebra e se informe se é possível ou não. Como dentista (ter seu próprio consultório) vc pode trabalhar também em alguns cantões, mas precisa ter pelo menos mestrado.
      Sei disso porque tenho uma amiga brasileira que mora aqui e é dentista assistente num consultório.

      Se tiver outras duvidas, pode entrar em contato pelo email contatopelomundoblog@gmail.com
      Abraços e boa sorte,

  26. Olá Ana,,, pretendo ir para a Suíça estudar francês por alguns meses, você acha que depois que o curso acabar é possível buscar outra atividade/emprego e ficar mais um tempo no pais?

    1. Oi Claudia,
      se vc ainda tiver o visto de residência aqui, é possível procurar emprego sim. Você na verdade pode ficar até o prazo final do seu visto.

      Boa sorte,
      Abraços,

  27. Olá Ana Luiza, muito bom seu post, mas fiquei com uma dúvida. Já morei em portugal por dois anos, agora pretendo ir em estudos à Genebra. Posso dar entrada no visto ai (como fiz em portugal pq era mais simples), ou já devo sair do Brasil com o visto de estudante?
    Obrigado,
    Raphael Marinho.

    1. Oi Raphael,
      as pessoas que eu conheço já chegaram aqui com o visto em mãos. Neste caso, entre em contato com o consulado suíço no Brasil. Eles poderão te informar certo se precisa vir com o visto ou pode pedir estando aqui.

      Abraços,

  28. Bom dia, moro no Brasil e tenho um bom padrao aqui.
    Minhas receitas proveem do Brasil.
    Mas meu trabalho me permite realiza-lo a distancia.
    entao penso em levar mulher e filho para viver em Lugano e eu viria ao Brasil uma vez ou duas no mes.
    Ambos falamos bem ingles.
    O que voce acredita que sera o que mais sentiremos dificuldade ?

    Obrigado

    Alex

    1. oi Alexandre,
      essa sua pergunta é muito particular, porque depende muito de cada pessoa a dificuldade que enfrenta fora do Brasil. Digo isso porque pode ser o idioma, pode ser o relacionamento com outras pessoas, o clima, a cidade, adaptação do filho na escola…enfim, depende de cada um.
      Falar inglês vai ajudá-los a se virarem logo que chegar, mas com o tempo vcs sentirão a necessidade de falar a língua local (no caso, o italiano). Isso é muito importante para a integração de vcs. E sem a integração acho mais complicado a vida por aqui e em qualquer outro país.

      Abraços,

  29. Oi!
    Sou brasileiro mas atualmente moro na espanha. Gostaria de trabalhar na suiça mas falam que com passaporte brasuleiro é quase empossivel. É assim mesmo? Em maio vou como turista e gostaria procurar emprego. É possivel alguem me contratar com passaporte brasileiro?

  30. Eu estive aí na Suiça em 2000 adorei o país é muito lindo, fiquei numa cidade pequena que se chama Sierra na casa de uma amiga!!!!

  31. Bom dia Ana Luiza , ja fui pra suíça e morei la um ano e dois meses com meu esposo
    Infelizmente tivemos que volta porque ele não tinha mais trabalho , Mais fiquei sabendo por um amigo , que agora os suíços estão contratando brasileiros . isso e verdade ?

    1. Jordana,
      eu não sei te informar sobre isso. Mas se a pessoa tem as competências solicitadas para a vaga, não importa a sua nacionalidade. As contratações não são se vc é brasileiro ou não.
      Se vc desejam voltar, sugiro que procurem o que tem de vagas abertas e se inscrevam.

      Boa sorte!
      Abraços,

  32. Olá ana tudo bem?
    Muito bom seu blog gostei demais das dicas, então, queria muito morar na suiça. Estou em processo de dupla cidadania portuguesa, você acha que tenho mais facilidade em arrumar algum emprego por ae?

    E outra coisa, existem empregos para área técnica? Sou formado em química e desenho mecânico, sabe me dizer se tem vagas do tipo?

    Obrigado desde já, abraço.

    1. Oi Robb, uma
      Cidadania pode facilitar a sua vida na hora de conseguir uma vaga, mas não é garantia.
      Sobre as vagas na sua área eu não sei te informar. Veja nos links que coloquei neste post.

      Abraços e boa sorte na procura,

  33. Boa tarde , sou casada com um brasileiro a mãe dele mora na suíça a 10 anos, ela se casou com um português e ganhou documento , gostaria de saber se meu marido pode requerer os documentos ele tem 25 anos ? Pq ela devo minha cunhadas e elas ganharam mais elas ainda são de menores .

    1. Oi Jordana, no seu caso, acho que seu marido só ganha cidadania depois de morar 10 anos aqui. Porque ele é maior de idade. Mas para vc ter certeza, entre em contato com o consulado suíço mais próximo de vc.

      Abraços,

      1. Oi Jordana
        Você diz que a sua mãe ganhou documento.Que documento? Ela ficou com a nacionalidade portuguesa por casamento? Se tiver ficado, acho que você pode pedi-la também.
        Um abraço.
        Pedro

  34. Bom dia querida Ana Luiza, Acabei de descobrir esse blog e fiquei muito contente com o que eu vi aqui! eu estive na suiça a 5 anos atrás, Em St Gallen, sou apaixonada por essa cidade, tenho família lá e quero retornar, quando eu fui minha madrinha quem veio me buscar, pois eu era de menor, e agora quero voltar, já sou de maior e quero saber se eu preciso de carta convite, se preciso ir ao consulado essas coisas, ou se posso entrar livremente ? Um beijo e obrigado!

  35. Olà Ana Luiza, estou em Genebra a pouco dias, gostaria de saber onde posso aprender o francês a um preço bom, pois todos os cursos que vi por aqui estão muito caros. Obrigada!

  36. Olá, gostei muito do seu Blog… Moro no Brasil ( Rio de Janeiro) e apesar de amar este País estou enojada com nossa situação atual, políticos cada vez mais corruptos sem nem ter em quem votar, bandidagem tomando conta da cidade e cada vez mais as drogas circulando livremente. To me preparando para 2016 já esta fora do Brasil. morando em outro País e cogitei a hipótese da Suíça, Holanda ou Alemanha. tenho um filho de 10 anos e quero proporcionar uma boa educação e com mais segurança. Não tenho ainda uma condição financeira para me mudar pra ontem, porém tenho um bom dindin para investir e pretendo trabalhar até o final do ano que vem para juntar mais e claro, pretendo ir no inicio do ano que vem para conhecer o País. Gostaria de poder conversar melhor com você, pois tenho muitas dúvidas e de tudo que já pesquisei me senti segura em expor aqui minha situação em seu blog, mas queria conversar mais com você, se puder me adicionar no facebook ou no linkedin… É Ana Marcele Vieira…

  37. Bom dia! Mudei para Geneve este ano e estou precisando de um instrutor de auto escola, por acaso alguém conhece algum? Tenho que trocar minha habilitação brasileira pela Suíça, alguém conhece um instrutor que fale inglês?

  38. Ana, seu blog é fascinante, contem muitas informações, basta o leitor ler tudo para compreender. Moro no Brasil, e no inicio de dezembro estarei me mudando para Europa, agora de inicio irei morar em Milão na Itália, um amigo meu tem um Restaurante em Genebra na Suíça, futuramento irei buscar um apartamento para estar indo trabalhar com ele. Aqui no Brasil as coisas estão cada dia mais difíceis. Irei te acompanhar sempre no blog, pois aqui tem tudo, sites de empregos, aluguel de casas, apartamento, custo de vida.

  39. Olá, tenho cidadania.. E pretendo morara ai.. Pois a família da minha a,e mora todinha na Suíça. Consigo emprego que sustente eu e minhas filhas?

    1. Oi Angélica, conseguir uma vaga depende muito: depende da área que vc quer, sua experiência profissional, do desejo da empresa em trazer alguém de fora do país, se vc fala a língua do país, se fala inglês….e por isso, sua pergunta é difícil de responder. Se seu desejo é vir morar na Suíça, então comece mandando seu CV para as vagas que vc deseja. Só assim para vc saber o que deseja.

      E sobre a cidadania suíça, ela não garante emprego. Mas ajuda!

      Boa sorte!
      Abraços,

  40. Oi tudo bem ? Sou brasileiro é sou jogador de futebol estou me preparando para ir para a Suíça em junho 2015 e queria saber se e dificil um brasileiro entra em um clube de futebol ai ?

  41. Muito obrigado pela resposta . Mais tenho outras perguntas: Se o futebol ai é popular ? E se brasileiro que joga bola e bem visto ai ?
    Agradeço muito se puder me ajudar.

    1. Digamos que o futebol é bem aceito aqui. Não é aquele amor como no Brasil, mas eles gostam bastante.
      E se o brasileiro que joga bola é bem visto, eu só ouvi comentários sobre os famosos como Neymar, Ronaldo….mas em relação ao futebol deles. Não conheco ninguem que jogue bola aqui, nem brasileiros e nem estrangeiros. Então não sei te responder.

  42. Ana boa tarde, me chamo Alexnaide sou brasileira de Recife Pernambuco eu tenho uma irma que mora na Suica, eu acabei de chegar de la, passei 3 meses amei o pais chorei muito por ter voltado nao queria mas tinha que voltar. Sou formada em Publicidade no momento estou desempregada nem falo lingua , mas tenho vontade de fazer pelo menos italiano ou frances ja que o alemao e complicado , mas eu queria morar ai, sou uma pessoa humilde e de grande familia tenho dez irmaos, meus pais sao idosos e bastante doente, meu pai tem 80 anos e mae tem 76 anos ambos sofrem do coracao , chagas meu pai e ritimia, minha mae ritimiia, tenho um unico irmao que teve AVC perdeu a faa, eu tive o cancer estou lutando contra essa doenca, apesar de ter uma irma que mora na Suica, somos muito humilde mesmo nao estou mentindo, eu queria saber Ana se a Suica pode me ajudar a realizar esse meu sonho de morar ai, se a prefeitura me ajuda alguma ajuda pra que eu realize meu sonho, vou aguardar sua resposta Ana no meu email que vou deixar pra vc logo abaixo eu vi esse seu blog por um acaso e vi que vc informa as pessoas, beijos e fica com deus me adicione no fece amiga.

    1. Oi Alexnaide,
      Até onde eu sei, nenhuma prefeitura ou órgao suíço oferece ajuda para que um imigrante venha morar aqui. Vc precisa é de um vinculo empregatício ou estudantil para morar na Suíça.

      Abraços,
      Ana

  43. Para mim a Suiça é o país mais corrupto do mundo só entra dinheiro sujo nos seus bancos,quanto ao povo são educados,mas não fedem e nem cheiram,o custo de vida é caríssimo,as cidades são um deserto,dá até melancolia.portanto meus amigos façam bem as contas porque o que vc ganha,fica por lá mesmo.

  44. Bom dia … Tenho 29 anos sou casado tenho um casal de filhos e tenho uma micro empresa aqui no Brasil ! Mais devido os encostos estarem muito caros e custo de vida está cada vez pior pra se viver no Brasil e estou pensando em ir embora pra Suíça queria saber se conseguiria me adaptar ai pois não falo nada de inglês nem italiano nem espanhol. Queria trabalhar e morar numa cidadezinha Pacata bem sussegada mesmo quero qualidade de vida pra mim e Meus filhos !!! Não queria ter que criar eles nesse ritmo que anda o Brasil !! Se possível entrar em contato pra esclarecer dúvidas !! Fico no aguardo ! Queria saber também quanto gasto pra ir conhecer a Suíça !!

    1. Oi Fabiano, sobre mercado de trabalho o post acima tem bastante informação. Qual seriam as duvidas que vc gostaria de esclarecer?
      Para conhecer a Suíça, faca as contas de 100 francos por dia para duas pessoas adultas, para refeição. De resto, vc precisa pesquisar em sites de companhias aéreas e de hotéis. ok?
      Entre em contato pelo email: contatopelomundoblog@gmail.com ou pelo link de contato, acima deste post.
      Abraços,

  45. Olá Ana, tudo bem? Também sou gaúcha e leio seu blog há algum tempo, mas é a primeira vez q comento…

    Você foi para a Suiça pelo trabalho do seu marido, mas eu queria te perguntar por exemplo, se você quisesse trabalhar na sua área, que é da comunicacao como a minha (por isso minha pergunta) você acha que conseguiria emprego, ja que vc é uma skilled professional com MBA, etc?

    Estudei Publicidade e Propaganda, mas nao fiz especializaçao na area, pois depois comecei Hotelaria porem nao terminei, tenho mais de 10 anos na area de vendas em empresa internacional, nao falo as linguas da suica, somente ingles e espanhol fluentes, mas vou comecar estudar alemao, e agora decidi comecar a enviar curriculos para lugares na suica e ver o que acontece… mas fiquei com essa duvida se voce ja tentou trabalhar na sua area aí, um abraco e muito obrigada.

    1. oi Karina,
      sobre emprego na nossa área, vc precisa ser fluente em alemão ou inglês (dependendo da empresa que vc aplicar o CV). Existem ofertas de emprego para gerentes, supervisores. São mais de uma etapa o recrutamento. Eu considero difícil um emprego na área da comunicação. Mas não impossível. Se eu fosse vc, tentaria assim que chegasse aqui. Já fiz entrevista aqui e não fui selecionada. A média de entrevista é de 2 horas, toda em inglês (porque a empresa na qual eu apliquei a língua oficial era inglês).

      Vc tem a chance de tentar também na área de hotelaria. Acho que não custa tentar.

      Desejo sorte pra vc!
      Abraços,

  46. Oi Ana tudo bem?
    Tenho 18 anos gostaria muito de conhecer outro pais para morar,atualmente como esta o mercado de trabalho para brasileiros que apenas falam ingles?
    (pretendo aprender alemao quando estiver la)
    E se existe alguma dificuldade a mais por ser brasileiro como para tirar o visto permanente,trabalho,estudo etc.
    Abraços

  47. Ola Ana! Gostaria de saber sobre seu ponto de vista sobre a area de prestacao de mao de obras na suica? Existe vagas nessa area? E valorizada? Ficaria muito grato pela sua resposta! Desde ja agradessido.

  48. Olá Ana,tudo bem??Meu marido está com uma proposta de trabalho na Suíça,e cheguei ao seu blog Pq tenho um filho que fará 3 anos em maio.Ele é minha maior preocupação na verdade.Ao ler o post sobre escola eu recebo as informações em casa?Não tenho que procurar uma escola??Estive duas semanas na Itália de férias e tbm tirar o passaporte italiano dele e foi muito difícil encontrar produtos Nestlé, achei curioso pois a Suíça é do ladinho.Fiquei mais tranquila tbm com que falaste da língua, que eles aprendem ?um beijo e obrigada

    1. Oi Heloisa,

      sim, as informações sobre a escola (kindergarten) vc vai receber em casa. Quem vai enviar para vc é a prefeitura do lugar onde vc irá morar. Por isso, ao chegar na sua cidade e ter o seu endereço definitivo, vá até a prefeitura para vcs se registrarem lá. ok?
      Sobre os produtos da Nestlè, realmente não existem alguns que temos no Brasil. Mas vc vai conseguir substituir tranquilamente por outros que vai encontrar aqui. Qualquer duvida, pode me perguntar.
      Beijos,

  49. Todo brasileiro que mora no exterior cria um blog para desencorajar os outros. Pergunta por qual motivo não voltam para o Brasil?

    1. Marcio, tudo bem?
      pelo seu comentário, percebo que vc nem se deu o trabalho de ler o post acima. Em nenhum momento eu desencorajo alguém que queira sair do Brasil para morar na Suíça ou em qualquer parte do mundo. Procuro é ser realista em mostrar que aqui não é o lugar perfeito. Afinal, qualquer país tem seus defeitos e boa parte da adaptação a um novo lugar depende muito da pessoa, do seu estado emocional. O que eu esclareço no post é que não tenho condições de dar informações sobre mercado de trabalho para ninguém, muito menos sobre remuneração. Afirmo que se a pessoa souber falar inglês ou outra língua da Suíça, ajuda ao se candidatar a uma vaga.
      Agora, se vc interpretou meu post de forma errada, não posso fazer nada. Só não use ele como desculpa para justificar sua falta de coragem para querer mudar de vida. Se vc deseja sair do Brasil e morar aqui, basta procurar as vagas nos links de empregos que estão acima, no texto.
      Desejo boa sorte a você!

  50. Não desejo ir trabalhar na Suíça. Já conheço aí e fui exclusivamente em viagem de turismo,assim como para vários outros países da Europa, Asia, América do norte e do sul.Mas em momento algum quis te destratar. Desejo boa sorte na Suíça a vc e à todos os brasileiros que aí estão.

  51. Olá Ana Luiza.. eu e meu Namorado estamos querendo ir morar na Suíça,mais não conhecemos nada da Suíça não sabemos o custo de vida ..estamos querendo ir fazer a nossa vida na Suíça o que você me diz sobre nós querer morar ai

    1. Oi Amanda, eu sugiro que vc leia as notícias daqui da Suíça para saber como estão as coisas por aqui. Neste link vc encontra noticias daqui http://www.20min.ch Elas estão em alemão, mas vc pode jogar no tradutor para facilitar. Tirem uma ideia a partir disso.
      O que eu tenho para dizer é que a Suíça é um país bom para morar (eu gosto), é seguro e tem infraestrutura (como o transporte público, que funciona muito bem). O que varia de pessoa para a pessoa é a adaptação, a sociabilidade, é o aprender a língua do país (dependendo da região que vc for morar, pode ser alemão, francês ou italiano).

      Resumindo: estudem sobre a Suíça. Depois busquem nos links acima as vagas de trabalho na área que desejam para saberem quais os prérequisitos que eles pedem.

      Sobre o custo de vida, ele é alto. Mas temos alternativas como fazer o mercado na Alemanha ou França. Vou fazer um post sobre este assunto, ok?

      abraços e Boa sorte!!
      Ana

  52. Olá Bom dia, adorei o blog 🙂 Parabéns 🙂 queria perguntar se me pode esclarecer: vivo na zona de Fribourg e tenho a minha filha de 16 anos em Portugal. Eu e o meu namorado estamos num quarto mas queríamos assim que possível alugar um studio ou 2 peças mas disseram que para trazer a menina é obrigatório a casa ter 2 quartos, sabe se é verdade? obrigada e desculpe 🙂

    1. oi Marina, eu sinto muito mas eu não sei lhe informar sobre isso. Eu sugiro que vc entre em contato com a prefeitura do lugar onde vc mora. Acredito que eles podem te esclarecer sobre este assunto.
      Boa sorte.

  53. parabéns pela sinceridade e informações preciosas a todos que querem tentar a vida na Suíça, eu também estava interessado sou bombeiro militar de Brasília e minha esposa professora, meu filho faz Direito e mais novo esta no ensino médio, bom não sei se teria mercado de trabalho nessas especialidades, mas muito obrigado pelas informações Deus te abençoe grandemente, faça resplandecer seu rosto sobre ti e te der a paz.

  54. Ola Ana

    Tenho uma empresa no Brasil que atua na área de Prestação de serviços em eventos . Os serviços que prestamos incluem Tradução Simultanea( equipamentos e intérpretes) Sonorização, Filmagem, locação de painél de led, multimidia , entre outros. Gostaria de saber como é esse mercado na Suíça e se é complicado pelas leis local, montar uma empresa.

    Obrigado

    1. oi Luiz, esta informação eu não tenho. Você teria que procurar na internet por serviços de tradução na Suíça (digite isso em alemão, francês ou italiano).
      Abraços,

  55. Ola! Recebi uma oferta de emprego em Genebra para trabalhar em casa de familia. A pessoa me disse que preciso de uns documentos para trabalhar lá, como Número de Segurança Social (NIN)
    Grau autorização Cidade
    Formas de contrato de trabalho
    Declaração Contrato de Trabalho (OIT)
    Autorização de carta-convite além disse me falou que tenho que enviar € 180 porque ela mesmo vai cuidar de todos documentos para mim e gostaria de saber se isto é certo?

    1. Olá Valdecir, sobre a proposta que vc recebeu, eu nunca ouvi falar nada parecido. Eu sugiro vc entrar em contato com um consulado da Suíça no Brasil e tirar a duvida. Eles saberão de dar as informações corretas.
      Abraços,

  56. Olá Ana,

    Para quem tem a dupla cidadania fica mais fácil para arrumar empregos ? E eu estou terminando a faculdade, teria como usá-lo ai ou teria que fazer uma faculdade ai ?

    Grato

    1. Oi Kleber, a cidadania ajuda, mas não é garantia. Eu não sei que faculdade vc está concluindo, mas se for da saúde, precisa cursar de novo aqui. Ou ser assistente, se vc for dentista. Mas isso depende muito das terras do cantão.

    2. Kleber, ter dupla cidadania ajuda, mas não garante nada.
      Dependendo da faculdade que vc está cursando, vc tem que fazê-la novamente aqui. Porque a dupla cidadania não tem a ver com isso. Isso é validação de diploma. Mas como te falei, depende da faculdade e das regras do cantão que vc irá morar/estudar/trabalhar.

      Abraços

  57. Boa tarde.
    Gostaria de saber, como esta a situação na Suíça hoje, para morar, sobre a crise, sobre como viver aí. Em questão de a pessoa, está cursando direito aqui no Brasil, estando no 7 período, e concluir na Suíça.
    Realmente se está difícil de entrar na suiça
    Gostaria da sua resposta.

    1. Oi Wanzeler,
      tenho alguns posts de como viver aqui na Suíça. Se vc quiser ler, está no link acima “tudo sobre a Suíça”. Outras informações, sobre crise por exemplo, vc consegue neste site em português: http://www.swissinfo.ch

      Sobre a sua dúvida em concluir o curso de direito aqui, eu não sei lhe informar. Aconselho vc entrar em contato com uma universidade daqui para esclarecer sobre isso.

      Entrar na Suíça depende muito do que vc vem fazer. Visto de trabalho e estudo vc consegue tendo vínculo com alguma empresa ou universidade. Não custa tentar.

      Abraços e boa sorte,
      Ana

  58. Boa tarde Ana! Como eu consigo a cidadania para que eu possa viver na Suíça? Só com o passaporte eu consigo viajar para a Suíça?

  59. Olá Ana Luiza,
    Antes de mais Parabéns pelo blog. Para quem é novo nestas andanças de emigrar é uma grande ajuda 🙂 Estou seriamente a ponderar emigrar para a Suiça. Sou médica dentista e tenho um ano de experiência. Sou uma bebé nestas andanças 🙂 Sabe se há alguma procura neste momento? Tenho um casal amigo que vive aí à alguns anos na zona de Sion e que irão entregar o meu curriculo na zona, mas não sei se consigo estar esperançada uma vez que tenho ouvido que está dificil entrar a Suiça. Conhece essa zona? Estive a ver na internet e parece-me uma pequena vila. Pergunto-lhe, porque o meu namorado irá comigo (está a terminar engenharia mecânica) e tenho algum receio de ser dificil arranjar naquela zona…
    Obrigada
    Beijinho

  60. Boa tarde !
    Tenho uma amiga que está encontrando dificuldades para obter visto de trabalho na Suiça, em Zurique !
    Vc poderia orientá-la melhor ?
    É URGENTE pois senão ela deverá retornar ao Brasil…
    O e-mail é bibi1047@hotmail.com
    Agradecidos

    1. Oi Milene,
      Infelizmente eu não tenho como ajudar. A única forma que sei para obter o visto é conseguindo um emprego.

      Desejo sorte para sua amiga!
      Abraços,

      Ana

    1. oi Mauro, tudo bem?
      Sugiro vc ler o post acima. Nele tem as dicas que vc precisa. E eu realmente não sei te informar se vc consegue emprego.
      Abraços e boa sorte,
      Ana

  61. Olá Ana tudo bem?
    Sou a Núbia tenho 23 anos e formada em Recursos Humanos, estou pensando seriamente em ir a suíça pois viver aqui no Brasil não está muito fácil. Li o seu post gostaria de ir para trabalhar e morar uns tempos na suíça.. Você sabe se na area de Recursos Humanos muitas empresas contratam? E em questão de discriminação racial você vê muito disso por ai? Já é difícil se adaptar a outro país ainda mais sendo Brasileiro ne rsrs mais fico reciosa pois há muito preconceito pela cor também né!

    Muito Obrigado Ana, adorei seu Blog 😉

    1. oi Nubia, tudo bom?
      eu nao sei lhe dizer sobre contratações. Sobre o racismo, de suíço eu e meu marido nunca sofremos. Em compensação, de outros estrangeiros que moram aqui, sim. Tenho uma amiga negra que nasceu aqui e também nunca teve problema de discriminação aqui. Ela teve, por sinal, no Brasil.
      Desejo sorte na sua busca por emprego.
      Beijos,
      Ana

  62. Oie Ana,
    Estou interessada a ir para a suíça, mais queria saber como faço com passaporte se e tão difícil arrumar um trabalho eu sou gerente de um salão de cabelereiro aqui em São Paulo e a minha companheira e Motorista, e queremos tentar a vida em um lugar melhor… Se puder me ajudar eu agradeço.
    Beijos
    Atenciosamente Aline Fernandes

    1. Oi Aline, tudo bem?
      Primeiro eu quero esclarecer que conseguir passaporte suíço e visto de trabalho são duas coisas diferentes.
      Eu não sei te dizer se é difícil arrumar trabalho. Vc precisa pesquisar vagas nos links do post acima.
      Mas pra morar aqui, vc precisa de um visto (de trabalho, de estudante…).
      Obter o passaporte suíço vc pode conseguir somente depois de 10 anos morando aqui.

      Beijos e boa sorte na sua busca!
      Ana

  63. Viva, estou a trabalhar em Zurique só por um mês por uma empresa temporária inglesa e estes estão-me a taxar 23% mais 8% deduções sociais, como acho que eles valores estão altos pelo que tenho vindo a constatar pelos locais, pretendo saber onde posso obter se a percentagem que desconto está correcta. Obrigado

  64. Ana, parabéns pelo blog! Ótimo o conteúdo. Moro em Turim há 13 anos e gostaria de te fazer uma pergunta que naõ encontrei no blog… Além de Zurich, Geneve e Lugano, você saberia me indicar outras boas cidades para se viver aí na Suiça?
    Mto obrigado.

    1. oi Hernani, tudo bem?
      sua pergunta depende se vc quer morar somente em cidades maiores ou pode ser em cidades pequenas, o que chamamos de Dorf por aqui. Eu moro numa cidade que tem 8 mil habitantes. Gosto do sossego daqui e acho que não me adaptaria mais em uma cidade como Zurich.
      Mas do porte destas que vc citou tem Luzern, Bern, Basel. Nunca morei nestas, mas considero cidades boas para viver.

      Abraços,
      Ana

      1. Ana, obrigado pela resposta. Estou à procura de uma cidade tranquila. Depois de rodar um pouco pela Europa, a Suiça é a região que mais me identifica. Espero encontrar alguma coisa por aí.

  65. B noite Ana Luiza…Sou Neri da serra gaucha nasc. 1976 e tenho dupla descendência Suíça, Alemã e Francesa datada de 1873 da imigração, chamados de Valesianos e falo apenas dialeto Alemão. Sou da área de transportes passageiros (coletivo e turístico) mas a seis anos que trabalho com produtos perigosos (combustíveis)e a Prenda é farmacêutica de profissão e professora de Italiano.Estamos pensando no tour pela europa dar uma atenção especial para Suíça. Quem sabe até trabalharmos lá pois procuramos experiência de vida, linguística,religiosa e cultural também. Venderei o peixe… Aguardo comentários!

  66. iVONETE PERGUNTA; Boa noite Ana LUIZA, SOU ASSISTENTE SOCIAL, E TECNICA DE ENFERMAGEM E TENHO EXPERIENCIA COMO OUVIDORA, SERA SE EU FOR Á SUIÇA COMO TURISTA É FACIL ENCONTAR EMPREGO NA MINHA ÁREA. e
    mal falo portugues.

  67. Boa noite Ana parabéns pel seu blog muito interessante, gostei bastante de ler, mas faço mais outra pergunta, aqui no Brasil sou funconária publica, trabalho durante 8 horas por dia no setor administrativo e noite sim e outra não trabalho 12 horas por noite comoo hospital, tecnica de enfermagem no hospital e nos finais de semana de dia trabalho em domicilo cuidado de paciente acamado e suas residencias.Ai na suiça eu poderia fazer o mesmo , ou é proibido ou não aceita|? vc pode me responder? um grande abraço.

  68. Boa noite Ana o meu cunhado já faz uma ano que ele está morado na Suíça sou brasileira o meu pai libanês será que eu consigo ir mora aí na Suíça só consigo tira a cidadania italiana Espanha e síria o que eu faço quero ir trabalha

    1. Oi Priscilla, procure vagas de trabalho nos links do post acima. Ao passar em uma vaga, vc recebe visto de trabalho. O que lhe permite morar aqui.
      Boa sorte!
      Abraços,
      Ana

  69. Oi Ana Luiza! Eu tenho binacionalidade, sou Suíça e Brasileira. Sou casada e meu casamento é registrado na Suíça. Não encontrei nenhuma maneira de consegui um visto para o meu marido estando aqui no Brasil e agora estamos indo para a Suíça e ele não tem nenhum visto. Será que é possuíssem conseguir um visto de permanência lá pelo nosso casamento?

  70. Olá Ana Luiza,
    Muito legal seu blog, encontrei por acaso, coincidencias a parte também sou gaúcho e também sou aficcionado pelas duas grandes guerras e me identifiquei com a sua auto descrição lá em cima. O interessante é que eu também acredito que tive alguma ligação com estas guerras em outra vida, pois não tem explicação este facinio que eu tenho. Já viagei algumas vezes para a europa e minhas trips sempre tem uma parte dedicada a este assunto, a dois anos atrás visitei o cemitério norte americano na Normandia (não que eu goste de cemitérios, kkkk) mas a experiência foi algo que não consigo explicar, era como se eu não estivesse em um cemitério… sei lá o que pode ser. Agora estou lendo “Paris Ocupada” lançado aqui pela L&PM, recomendo! Ah, encontrei seu blog por que estou tomando coragem para me mudar para a europa, mas sair daqui com emprego garantido também é bem difícil, mas estou enviando currículos em todos os site de emprego que encontro, sou Engenheiro Industrial mas aceitaria trabalhar até mesmo de garçom (kkkk), e pior que é sério! falo inglês e um pouco de francês. Se tiveres alguma dica seria ótimo, mas resolvi enviar esta mensagem mais pela impressão comum pelas grandes guerras, pois não é muito comum encontrar pessoas para trocar idéias sobre este assunto.
    Um grande abraço!

    1. Que legal Alexandre que vc também gosta deste assunto!!! Tem muita coisa legal para ler sobre ele, né?! Anotei o livro que vc está lendo. Esse ainda não li. Terminei de ler “depois de Auschwitz”. Muito bom!
      As dicas para trabalho estão neste post.
      Boa sorte pra vc na busca de trabalho.
      Abraços,

  71. Olá Ana boa noite!
    É impossível não nae interessar em morar nesse país, Tenho sonho muito grande..de ir morar fora só Brasil e vi uma reportagem na record sobre esse países, e fiquei maravilhado…
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, para eu poder morar aí o ideal é claro ir com emprego já garantido, como faço para entrar em contato com alguma agência de emprego?

  72. Olá Ana, gostaria de saber na sua opiniao sobre conflitos de guerra ai na Suiça sao possiveis ou o país é pacífico? Desde ja agradeço 🙂

  73. Oi Ana Luiza!

    Adorei conhecer um pouco da sua história e do seu blog, um dia quero poder ter o privilégio de também construir a minha vida e da minha família em um lugar como este a Suíça. As suas informações são de grande valor pra quem sonha com uma vida melhor, aqui no Brasil as coisas não andam boas neste momento, esta crise está afetando muitas famílias brasileiras e com isso muitos estão procurando buscar uma qualidade de vida melhor em outros lugares como a Suíça. Adorei as suas dica e vou começar a me preparar para um dia quem sabe ir viver ai também.

    Me chamo Patrique, moro no Brasil, no Rio de Janeiro.

    Sucesso e obrigado pelas dicas!!!

  74. Boa tarde Ana ! Meu nome è Ivanir , tenho 44 anos e uma filha de 13 anos, sou evangélico e tenho muita vontade de trabalhar para dar uma educação melhora para minha filha. sou casado a 19 anos e. trabalho em um estaleiro naval em Angra dos Reis RJ e moro aqui também. Não me importo ter subeemprego. o que gostaria de saber se tenho como viver com minha filha e minha esposa com subeemprego ai… pretendo me programar para aprender francês. Acredito que para tudo na vida precisamos pesquisar as coisas.
    Desde ja te agradeço e que DEUS TE ABENÇOE.

    Ivanir Pereira Elias .

    Se possivel responder no e-mail . ivanirelias@ig.com.br

    1. Oi Ivanir, sugiro vc pesquisar neste post no link que informa sobre custo de
      Vida. Depois vc análise os valores de salários que vc receber de proposta nos empregos.
      Não sei o que vc considera subemprego, mas esta decisão quem poderá tomar é vc.
      Abraços e boa sorte na busca.

  75. Ana Luiza, tudo bem? Você sabe me dizer se eu tendo visto de trabalho na Suiça o mesmo se estende a minha esposa ou se ela apenas teria o visto de moradia? Procurei essa informação mas ela fica meio ambigua nos sites sobre o tema. Grato.

    1. Oi Vinicius, o seu visto será o mesmo para sua esposa. A diferença é que no visto dela aparecerá a informação de “acompanhamento familiar”. Mas isto não a impede de buscar emprego se tiver visto B ou C.

  76. Oi Ana! Moro na Áustria há alguns anos e meu marido (austríaco) recebeu uma ótima proposta de emprego em Zurique. Agora temos que tomar uma decisão. Estou com medo de mudar e não arrumar emprego. Existe preconceito contra brasileiros? Se puder por favor me contate por e-mail. Obrigada.

  77. Olá…. quero saber uma informação, se possível rs
    Um amiga suíça me convidou para trabalhar 1 ano na empresa dela, uma espécie de intercambio remunerado, porem eu não falo alemão, mas terei moradia e um pequeno salario.
    Quero saber se eu, brasileiro, realmente posso permanecer 1 ano como trabalhador?
    Se você não tiver tal informação, se possível, diga-me onde você acha que posso me informar melhor.
    Obrigado

    1. Oi Eric, vc só pode ficar um ano como trabalhador se tiver o visto L, B ou C. Caso contrário vc fica ilegal no país! E quem solicita o visto pra vc ao governo é a sua amiga que vai lhe empregar!

  78. Olá Ana, Meu Nome é Diego Tenho 34 anos minha esposa 29 e 2 filhos um de 2 anos outro de 3 meses, e estamos com pensamentos de mudar de pais, para algum lugar melhor para a familia nao falamos alemao e pouco ingles, gostaria de saber se sabe me informar se poderia começar um vida ai na suiça com trabalho e moradia mesmo, se aconselha e se sabe de outros paises interessantes q possa dar certo uma tentativa dessas… desde ja agradeço!!!

    1. Oi Diego, claro que vcs podem Começar a vida aqui. Basta encontrar uma vaga de trabalho. Só não lhe aconselho outro país, porque não morei em outro. Boa sorte na sua busca! Abraços

  79. OI ANA , BOA NOITE ME CHAMO EDCARLOS TENHO UMA PRIMA QUE MORA AI NA SUIÇA. ESTOU A 6 MESES DESEMPREGADO AQUI NO BRASIL SÓ FAZENDO BICOS TRABALHO AQUI COM TRANSPORTES SOU CARRETEIRO QUERIA SABER DE VC SE NESSA ARÉA AI CONSIGO TRABALHO E SE EU FOR TRABALHAR AI, SE EU CONSIGO MANDAR ALGUM TIPO DE DINHEIRO PRA CÁ MESMO QUE NÃO FOSSE NESSA ARÉA NAO TENHO MEDO DE TRABALHO FAÇO DE TUDO UM POUCO

    DESDE JÁ TE AGRADEÇO

    1. Oi Edcarlos, informações sobre mercado de trabalho não sei lhe dizer. E a questão de mandar dinheiro pro Brasil depende muito do salário que vc terá aqui e seus custos mensais. Não tem como eu te afirmar alguma coisa.
      Abraços

  80. Oi Ana, tudo bem? Eu notei que você é da área de comunicação, como eu. Estou na Suíça passando férias com minha mãe, que mora aqui, e ficarei até 29//01/15. Eu gostaria de uma informação: eu falo inglês avançado e gostaria de fazer algum curso (extensão ou profissionalizante) durante este período aqui na Suíça. Você sabe me informar onde posso encontrar esse tipo de curso? Procurei na internet em vários lugares mas não encontrei nenhuma informação. Muito obrigado!

  81. Olá, Ana. Parabéns pelo seu blog. Ainda não consegui ler tudo, mas consegui buscar bastante informações a partir dele. Moro no Brasil e trabalho em uma multinacional Suiça. Acabei de receber uma proposta para trabalhar como local (não seria expatriação) na região de Lausanne e, à principio, ficamos bastante animados. Devo receber as condições (salário e benefícios) nos próximos dias para meu marido e eu tomarmos a decisão. Tenho 3 filhos (17, 14 e 8 anos) e, eles são a minha maior preocupação nessa mudança. Todos falam inglês, pois estudam em escola bilingue, mas não falam francês ou alemão. Busquei informações sobre as escolas internacionais e achei muito caro. Talvez fosse uma opção para o mais velho, pois está indo para o último ano de escola, mas os dois mais novos, acredito que colocaríamos em escola publica. Veja se consegue me ajudar com algumas informações, por favor! Como seus filhos são mais novos, talvez você não tenha conhecimento, mas no que puder comentar, agradeço.
    – encontrei um site que comenta sobre um programa especifico nas escolas publicas para as crianças que não falam francês. Você tem conhecimento do programa e se funciona? Mandei e-mail, mas não obtive retorno. Acho que terei que tentar contato telefônico.
    – escutei que mesmo nos cantões franceses, o alemão é obrigatório na escola pública. Confere?
    – Você tem conhecimento como funciona o ingresso nas universidades? Me preocupo com o meu filho mais velho.
    Agradeço desde já, os seus comentários. Muito obrigada, Dory e familia

    1. oi Dory, fico feliz que tenha gostado do blog.
      abaixo eu coloquei as respostas:
      – encontrei um site que comenta sobre um programa especifico nas escolas publicas para as crianças que não falam francês. Você tem conhecimento do programa e se funciona? Mandei e-mail, mas não obtive retorno.
      RESPOSTA: aqui no cantão de Aargau as crianças recebem aulas de alemão na sala de aula desde o jardim. Para crianças maiores que vem de outro país, como o caso dos seus filhos, eles são colocados em uma turma separada (para adaptação à língua). Apos eles estarem aptos em entender o alemão, as crianças começam a frequentar a sala de aula “normal” com os demais alunos. Mas isso depende muito de cantão para cantão.

      – escutei que mesmo nos cantões franceses, o alemão é obrigatório na escola pública. Confere?
      RESPOSTA: nos cantões franceses as crianças tem no currículo o alemão como segunda língua a partir da terceira série. O inglês vem só a partir da sexta serie.

      – Você tem conhecimento como funciona o ingresso nas universidades?
      RESPOSTA: A Entrada na universidade depende as notas do aluno. Como seu filho mais velho tem 17 anos, vc precisa conversar com a escola que ele frequentar, porque desde a sexta serie os alunos ja são avaliados e qualificados para frequentar a universidade ou não.

      Sugiro vc ler este post: https://guiapelasuica.com/2013/04/23/os-anos-escolares-e-as-avaliacoes-na-suica/

      Espero ter lhe ajudado.
      Abraços,

      1. Muito obrigada. Já estou em contato com o Depto de escola publica. Realmente, me parece muito bem organizado e dão suporte total para crianças estrangeiras. O que ainda me preocupa é a questão da faculdade do mais velho e o custo de vida. Esta semana já recebi a proposta e estamos fazendo as contas para ver se vale a pena e tomar a decisão. Em breve saberemos sobre a mudança ou não de país. Muito obrigada.

  82. Suiça e’ um pais maravilhoso, tive a oportunidade de trabalhar por 3 meses aqui, e’ um pouco cmplicado viver aqui longe da familia, sao diferentes os costumes e as comidas. E dificil encontrar comidas tipicas do Brasil. Encontrei uma brasileira bem legal que faz um pao de queijo tradicional do Brasil com queijo suiço, acho que o site dela e’ http://www.bomsabor.ch

  83. Ola Ana, tudo bem? então ótimo post, estou pretendendo ir para a genebra em março visitar um amigo e estou interessado em ter um trabalho em genebra ou cidades próximas. trabalho com TI e gostaria de saber se possivel, se voce sabe qual é o valor a ser pago por um visto de trabalho na suiça.

    Att.

    1. Oi Walace, tudo bem?
      O visto de trabalho não é possível comprar. Quem solicita ao governo é a empresa que contrata o funcionário. Você, como pessoa física, nao pode solicitar um visto de trabalho. Ele tem que estar vinculado à uma empresa.
      O que a gente costuma pagar anualmente é a renovação do visto. Custa em torno de 100 francos.

  84. Olá, Ana tudo bem com você?
    Bom, me chamo Pedro eu moro aqui na Suíça -Alemã faz 8 meses e já possuo o visto B de residência e trabalho, sendo que eu já tenho um trabalho e possuo o nível B1 de Alemão. E estou querendo saber como faço para começar uma faculdade ou uma universidade aqui na Suíça. Sendo que no Brasil eu só conclui o ensino médio. E gostaria de saber o que eu preciso para começar a estudar. Eu queria fazer uma Lehre ou até mesmo uma Fachschule, mas não sei como e por onde começar. Você poderia me ajudar com alguns Tipps. Espero anciosamente por um retorno seu.

    Meu Kanton é St. Gallen.

    Abraço,

    Pedro

    1. Oi Pedro, tudo bem? Eu infelizmente não sei te dizer como vc faz pra cursar um urso técnico ou entrar na Universidade. Sugiro vc entrar em contato com as escolas que vc tiver interesse em estudar. Mas acredito que provavelmente alguma prova eles farão com vc.
      Boa sorte! Abraços,

  85. ola ana luiza primeiramente quero lhe agradecer pelas informacoes postadas no seu blog , e por ser essa pessoa atenciosa com todos, esta de parabems nem todos os blogs sao assim, pessoa ficam sem respostas e sem atençao eu so quiz dizer um oi mesmo , estou sondando mesmo, sou de minas gerais aqui no brasil querendo mudar de vida e tentar uma vida fora em outros paises com situacao meu q a do meu atual esta passando esta complicado, eu ando analisando em relacao a empregos e qualidades de vida , tenho parentes nos estados unidos lugar muito bom pra se estabelecer finaciramente, mas visto pra brasileiros la e uma missa dificisssilima mas nao impossivel, mas me impressionei muito com a suiça em relacao a emprego atual situacao do pais q e muito boa un dos melhores pra se viver e com minuscula taxa de desimprego sei q viver fora do seu pais de origem nao e facil, vc poderia resumir pra mim em poucas palavras o SEU ponto de VISTA em relacao a suiça atualmente en todos os sentidos , vc esclereceu muitas duvidas minha com suas respostas obrigado, aguardo sua resposta e muito obrigado pela atençao

    1. Oi Renato, fico feliz que tenha gostado do blog.
      Bom, resumindo em algumas palavras como é para mim morar aqui: segurança, tranquilidade, educação, hospital e atendimento médico de qualidade. Maaaaas….discriminação em alguns momentos. Afinal, nenhum lugar do mundo é perfeito.

      Abraços,

  86. Oi Ana, tudo bem?
    estimo que sim, afinal 6 anos morando nesse paraíso, rsrsrsrsrs.
    Obrigado pela criação desse maravilhoso blog e principalmente pela atenção á todos.
    Minha dúvida é semelhante a de alguns colegas. Se vc pudesse me indicar um melhor período para viajar para Suíça, tipo uma época melhor para conseguir um emprego, qual a seria?
    Ou isso não vigora muito por ai?
    abraços

    att,

    ALEXSANDER D. SANTOS

  87. Olá Ana, você sabe se na Suíça, mais precisamente em Zug ou cidade vizinha, possui algum serviço de homenagens de aniversário? Um site de telemensagem móvel, algum lugar que possa contratar para fazer uma faixa com mensagem, algo do tipo, alguma coisa pra namorado rs..

  88. Sou motorista aqui no Brasil,existe possibilidade de arrumar emprego na Suíça na minha área,mais precisamente no transporte coletivo???

  89. Caramba Ana admiro sua paciência em responder tanta gente!
    Estamos estudando morar na Suiça temos amigos e família aí e realmente é muito complicado conseguir visto de trabalho, existem muitas vagas em nossa área (TI) mas conseguir remotamente é quase impossível.
    Parabéns pelo blog e obrigada! Abraços!

  90. bom dia , eu me chamo williams , eu gostaria de saber se vc pode me informar, eu sou casado com uma portuguesa, eu gostaria de morar na suisse, eu posso ir sozinho pra suisse so com a certidadao de casamento pq e o unico documento que eu tenho, posso trabalhar na suisse. tenho direito de vi so pra suisse ???

    desde ja lhe agradeco

    1. Oi Williams, o visto de residência vc só consegue pela empresa que te contratar. Se vc não vier com emprego garantido, não tem como obter este visto. A não ser que vc tente o visto de estudante. Mas dai tem que ter vinculo com alguma escola/universidade. Fora isso, vc pode vir pra Suíça como turista.
      Abraços

  91. Bom dia ana .ve se consegues me ajudar trabalho na construção civel pedreiro carpinteiro e tbem sou motorista soldador e me viro como eletricista .oque queria saber de voce se podesse ajudar é se no tem bastante trabalho nessas áreas citadas .tenho empresa de pequenos reparos no brasil . Se podesse me ajdar com essas informações e como faço e qual melhor forma de estar indo trabalhar na Suíça . Obrigado

    1. Oi Roberto, desculpa, mas eu não arrumo emprego para ninguém. Nem tenho como fazer isso. As informações sobre vagas estão neste Post. Não sei te dizer se tem trabalho, vaga na área que vc procura. Abraços e boa sorte na busca

  92. Boa noite !

    Gostaria de uma informação hoje mesmo com um visto de turista consigo alguma coisa falo em relação de trabalho para conseguir viver por 3 meses ai pois tenho uma enorme vontade de ir trabalhar pois a algum tempo tinha uma tia da minha esposa que morou ai sendo que o esposo dela se aposentou e estão hoje no Rio olha estou fazendo essa pergunta pois e mas fácil perguntar para uma pessoa que não conhecemos pois não gosta de ajudar ,olha uma vês tive uma informação que tinha um pessoal que pegava essas pessoas para trabalhar em limpeza de prédios que seria inaugurados por favor poderia falar alguma coisa meu e-mail e chuengsilva12@gmail.com .

    1. Olá Marcelo, desculpa mas não tenho como te ajudar. Se você estiver aqui com visto de turista e trabalhando, saiba que isso é ilegal. Tenha cuidado. Abraços e boa sorte na sua procura.

  93. Olá, Ana boa noite, neu nome é Valter e estou pretendendo ir pra Suíça, eu li suas digas e vi q a única coisa que eu preciso é aprender alemão, se tiver como vc mim dar mais algumas dicas ficarei grato. Esse é meu email. Valter.SNascimento@hotmail.com
    Por favor se poder mim dar mais umas dicas ficarei muito grato

  94. Oi Ana, boa noite de novo, sou o Valter e estou pretendendo ir morar na Suíça, estou fazendo curso de alemão, e pretendo ver se consigo um emprego por aí sou Brasileiro mais te confesso que estou com vergonha do meu país acho q se tornou o país mais corrupto do mundo, e tanto imposto q pagamos e o povo tá morrendo nos corredores dos hospitais, então estou pretendendo ir morar aí achei seu blog acho e gostei muito, se vc poder mim dar algumas dicas ficarei muito grato, uma boa noite.

  95. Boa noite Ana Luzia tudo bem, moro em curitiba Pr, estou acompanhando alguns videos sobre a Suiça e fiquei impressionado; se possivel voce poderia me indicar uma cidade para moradia e trabalho. Grato. Boa noite.

    1. Oi Alexsandre, essa é uma pergunta difícil. Depende seu perfil, se gosta de mais de agito ou de calmaria, se quer morar na parte alemã, francesa ou italiana. A Suíça tem muitas cidades boas pra morar. Procure na internet sobre algumas e vc vai poder ter noção sobre elas.
      Boa sorte!

  96. Ola Ana, muito legal seu blog,as informações são claras e simples. Bom, minha mulher é brasileira mas tem cidadania Suíça, pois seu primeiro marido é suíço. Estamos pensando seriamente em nos mudar para a Suíça, todos sabemos a situação do Brasil, está focando muito complicado de se viver aqui, sou empresario e estou trabalhando “de gratis” a mais de um ano e meio. Minha mulher tek uma filha que ja vive na Alemanha a quase um ano e ela insistevem nossa mudança para a Europa. Nós pensamos em morar na Suíça, mas não sei como poderei ter um visto de trabalho por aí. A filha de minha mulher fez uma pesquisa e disse q o melhor caminho seria se nós nos casarmos no consulado suíço antes de nos mudarmos. Mas sei q nunca terei os benefícios sociais como um cidadão suíço, mas tenho certeza que será melhor do q aqui. Ainda não nos decidimos para qual cidade devemos nos mudar, se será em uma cidade grande ou pequena, ainda estamos começando a pesquisar, e iremos utilizar muito do seu blog. Muito obrigado a ajudar a quem quer conhecer ou morar em um pais de primeiro mundo.

    1. Oi Mariane….o visto para intercâmbio é diferente para quem vem trabalhar. Procure se informar em algum consulado suíço no Brasil. Mas se vier como estudante e arrumar um trabalho, o empregador tem que solicitar seu visto de trabalho no setor de imigração!

  97. Ana, tudo bem ?!
    Além do visto de turista e visto de trabalho, existe algum visto na Suiça para emprego temporário ?

    (Que permita que você trabalhe legalmente por um curto período de tempo ? )

  98. Olá, tudo bem ? Então eu cheguei tem 1 mês na suíça pq vim visitar minha irmã que mora aqui.. ela é por parte de mãe mas o pai dela que é suiço, eu vim e queria muito saber uma forma de ficar pq eu queria muito morar aqui, eu arrumei um trabalho de aupair e queria saber se tem alguma forma de ficar legalmente sem ser por casamento, sabe me informar se tem como eu ficar legal pela parte da minha irmã ???

    1. Oi Helena, pra vc ficar legalmente, só se quem te contratou como Aupair solicitar o visto pra vc. O contratante solicita o visto. Pela parte da sua Irmã, vc só pode ficar se o pai dela assumir a responsabilidade de ter vc aqui. Isto é, ele justificar que vc é da família e solicitar que deixem vc permanecer.

  99. Bom dia Ana td bem?
    Bem interessante as informações do seu blog^^
    Gostaria de saber se vc tem algum conhecimento referente a pessoas que trabalham freelance, tem como se manter no pais, e pretende ficar mais de 3 meses, existe essa possibilidade?

  100. Oi… Será que tem algum incentivo para familiares descendentes de longa data?
    Meu Avô em 4 nível era da região do Chateau Du Valais / Saxon, e era sonho meu e de meu falecido pai um dia voltarmos para casa. Somos descendentes de Pièrre Bondan e Josephine Sauthier (https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-77756013/site-da-familia-bondan?rootIndivudalID=2000001&familyTreeID=2).
    Tá certo que parece um plano de aposentadoria, mas não deixa de ser um sonho…

    Muito obrigado…

    1. Oi Luiz Roberto, tudo bem?
      Não sei se vc pode montar sua clinica. Acho que isso só é possível se vc tiver seu diploma reconhecido aqui na Suíça. E até onde eu sei, os diplomas da área da saúde obtidos no Brasil, não são reconhecidos aqui. Teria que fazer a faculdade aqui pra poder atuar.
      Mas eu sugiro vc perguntar para o consulado suíço, aí no Brasil.

      Abraços,
      Ana

  101. Ola ana tudo bem sou brasileiro e gostaria de ir prai tenho uma duvida se seria necessario o visto para entrar na suiça ou nao precisa
    obrigado abraço

    1. Oi Maicon, brasileiros não precisam de visto para entrar na Suíça, como turistas. Porém, quando passar pela imigração eles irão perguntar quando será sua viagem de volta. Para trabalho, é preciso visto e quem solicita ele pra vc é a empresa que te contrata. Abraços

  102. Ana, queria saber se na Suíça existem comunidades brasileiras. Já ouvi que existem em alguns países como a Alemanha mas na Suíça nunca vi nada sobre. Até porque seriam um meio de se integrar melhor e não se sentir tão longe de casa nos primeiros meses hehe
    Obrigado, abraços.

    1. Oi Daniel, tem bastante brasileiros por aqui. Vc nunca foi em alguma festa brasileira aqui na Suíça? Em zurique e Berna tem! No facebook vc vai encontrar bastante grupos de brasileiros que moram aqui. Abraços

  103. Olá Ana, tudo bem?
    Ana vi em um dos seus comentários que você tem uma amiga dentista trabalhando na suíça,
    você possui a informação de quanto pagam para um dentista assistente?
    Obrigado

    1. Oi Eurípedes, tudo bem? Minha amiga já voltou pro Brasil e eu não tenho a informação de quanto ela ganhava.
      Infelizmente não sei te informar quanto pagam para um dentista assistente!
      Abraços

      1. Ok! Obrigado pela sua atenção Ana Luiza.
        Feliz natal e um ano novo cheio de alegrias para você e sua família.
        Fique com Deus

  104. Olá Ana!

    Muito informativo seu post. Namoro há 4 anos uma suíca que conheci na Alemanha, onde estudávamos. Desde que voltei para o Brasil estou pensando em viver com ela na Suíca (Berna) e só depois procurar um trabalho, visto que conseguir algo pela internet sem cidadania europeia é muito mais difícil. Você poderia me informar se há alguma forma de eu obter a residência? Me inscrever em um mestrado e depois tentar trabalho, talvez? Ou casamento? Estamos vendo isso há meses, talvez você saiba de algum jeito mais fácil. Muito obrigado e sucesso!!

    Matheus

    1. Oi Matheus,o visto de residência vc pode conseguir casando com sua namorada. Se vc se inscrever em um mestrado, seu visto de residência será o de estudante ou o temporário. Com este visto temporário (visto L), vc não consegue emprego. Precisa ter o B ou o C.
      Abraços e sucesso!

  105. Boa noite Ana Luiza!
    Achei muito interessante seu blog, parabéns! Estou pensando na ideia de me mudar para a Suíça mas como você falou que o alemão é importante fiquei na dúvida se ser fluente em francês pode substituir a fluência em alemão. Como já sei um pouco de francês facilitaria muito. Será que indo com um francês bom já é o bastante?
    Feliz 2017 para você

    1. Oi Pedro, francês é uma das línguas da Suíça. Se vc fala fluentemente, pode tentar uma vaga na parte francesa do país! Já é uma vantagem!
      Boa sorte e sucesso em 2017!

  106. Olá Ana. Sou arquiteto no Brasil e estou extremamente insatisfeito com a vida no Brasil. Não é simplesmente uma questão econômico-financeira, mas cultural mesmo. Sou cidadão italiano e falo inglês, alemão e italiano fluentemente. Sabe se posso trabalhar legalmente na Suíça?

    1. Oi Alexandre, legalmente qualquer pessoa pode trabalhar aqui. Desde, claro, que atenda os requisitos da vaga pra qual aplicou. Se vc tem cidadania italiana e fala inglês, alemão e italiano, isso já é um ponto a seu favor.
      Boa sorte e sucesso na sua escolha!
      Abraços,

      1. Acho que me expressei mal. Minha dúvida é se, com cidadania italiana posso concorrer em igualdade de direitos a uma vaga de trabalho. Resumindo; sem a necessidade de visto de trabalho? Abç.

        1. Com cidadania italiana vc tem mais chances do que se não tivesse. Mas visto de trabalho não depende da cidadania. O que a cidadania italiana pode te “dar” é um visto de residência que vc renova a cada 5 anos (visto C).

          Assim: mesmo vc tendo a cidadania italiana, não quer dizer que não precise de visto de residência/trabalho. A empresa que vc for trabalhar solicita o visto ao setor de imigração, pra vc poder morar aqui. A diferença vai ser o tipo de visto que vc vai receber, já que tem cidadania europeia. Abraços

  107. Ola Ana , bom dia !! Gostaria de saber como e o processo de moradia mais para família já constituída , tenho 2 filhos de 6 anos e 3 anoas e sou casada a 15 anos , gostaria de tentar morar ai porem juntamente com minha familia ,poderia me dar uma dica?

  108. Ola Ana,

    Adorei seu blog, parabéns: ainda fiquei com a seguinte dúvida: Se eu conseguir aplicar pra uma universidade (Mestrado ou qualquer outro estudo) é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo ou isso é proibido na suiça?

    1. Oi Mauro Sérgio, que legal que gostou do blog. ?
      Sobre sua dúvida, vai depender do visto que vc conseguir e do que a Universidade te oferecer. Se oferecer bolsa e não liberar para trabalho e se vc tiver tempo pra trabalhar além do mestrado.
      Mas até onde eu sei, visto de estudo não permite trabalhar.

      Abraços,

  109. Oi Ana Luiza, adorei seu blog, parabéns. Recentemente estive em viagem pra Suíça na casa de uma amiga, ela mora em lucerna, mas conheci também Zurique, Berna e outras cidades menores. Me apaixonei pelo país e comecei a pesquisar as possibilidades de moradia no país. Sou dentista formado há dez anos, queria saber se conseguir um trabalho consigo um visto de permanência. Sei falar inglês bem mas como você disse precisaria do alemão, pensei até em olhar um curso mas não quero fazer o curso e depois descobrir que é muito difícil meu ingresso no país. Muito obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog.

    1. oi Luis…que legal receber um comentário assim. Fico feliz que tenha gostado do blog.

      Sobre sua pergunta….sim, se vc conseguir um trabalho aqui, vc consegue um visto de residência.

      Abraços,

  110. Oi Ana Luiza. Você conhece alguém que tenha conseguido validar o diploma brasileiro de dentista na suíça??? Se sim, sabe se foi muito complicado. Obrigado, grande abraço

  111. Boa tarde Ana,
    Adorei o blog, tem dicas valiosas e esclarecedoras.
    Sou fonoaudiólogo em SP e gostaria de saber sobre o mercado de trabalho na área de aparelhos auditivos na Suiça.
    Algum link específico?
    Tenho inglês fluente.
    Abraço
    Marco

  112. Boa noite Ana, tudo bem? Muito interessante o seu blog, parabéns.
    Recentemente apareceu uma oportunidade de trabalho na Suíça. Queria saber se consigo alugar uma casa aqui pelo Brasil ou só estando ai?
    Obrigada

    1. oi Pamela, difícil vc alugar uma casa estando ai no Brasil. A imobiliária pede documentos como o vinculo com a empresa para qual vc ira trabalhar e também uma caução (entre 2 e 3 alugueis, dependendo da imobiliária).
      Mas pergunte para a imobiliária e veja se eles reserva ou iniciam o processo de aluguel, mesmo vc estando no Brasil.

      Abraços,
      Ana

  113. Ola, boa noite.
    Meu namorado (italiano) e eu, abrimos uma sociedade em Lugano e nossa intenção é que eu seja contratada e conseguir o visto de trabalho.
    Podes me informar se devo solicitar o visto direto no Brasil ou é a Empresa a responsável pela solicitação na Suiça.
    Retorno ao Brasil no dia 13/06 e estou com essa duvida.
    Desde já agradeço.

  114. Boa noite,

    Queria sua ajuda para um trabalho da faculdade. Se possível, poderia me informar sobre essas questões?

    Como é a remuneração? Existe salario minimo, decimo terceiro, pagamento de férias, equilíbrio
    salarial, pagamento de horas extras e trabalho noturno?

    Como é a jornada de trabalho?

    Há pagamento de bônus?

    Como são as férias?

    Você sente muita diferença entre o Brasil e a Suiça?

    1. oi Daniele,

      suas respostas estão abaixo:

      – nao existe salario minimo. O cantai de Neuchatel estabeleceu um salário mínimo de 3mil francos. Mas somente lá isso existe. No restante do país, não há.
      – Existe decimo terceiro. Nao ha pagamento de ferias porque aqui vc pode tirar por dia, ou duas semanas….nao como no Brasil que tem que tirar em 1 x, no máximo 2. A diferença salarial entre chefe e subalterno é pequena. Existe pagamento de horas extras ou banco de horas. Trabalho noturno ate 2h da madrugada, como acontece como motorista de ónibus.
      – 40 horas semanais, podendo encontrar vagas com oferta de 50%, 80%, 90%. Isto é, não ha vagas somente para ocupar as 40 horas semanais.
      – Sim…dependendo da empresa, ha bonus. Pagamento no ano seguinte, ate marco.
      – Bastante, inclusive em relação as ferias e as diferenças salariais dentro da empresa.

      1. Boa noite,

        Queria te pedir só mais uma coisa: você poderia gravar um vídeo para mostrarmos na apresentação? Nos contando o por que de ter ido para aí, como foi para se adaptar as questões trabalhistas daí, destacando principais pontos negativos ou positivos, se é muito diferente daqui, coisas desse tipo…

        Desde já agradecemos a ajuda…

        Email: danielefbacci@gmail.com

  115. Olá! Há possibilidades de eu conseguir ingressar na carreira polícial em algum estado da Suíça? Se sim, qual o procedimento para eu fazer isso. Desde já agradeço!

    1. oi, uma das exigencias para ser policial é ter cidadania suíça. Se vc mora aqui, tem cidadania e fala uma das línguas, não vejo problema vc se inscrever nas vagas oferecidas pela polícia.

  116. Boa tarde Ana. Meu pai já vive na Suíça à 1 ano e meio. Agora em Agosto minha mãe, meu irmão (11anos) e minha irmã (1 ano) vieram para a Suíça viver. Já está tudo regularizado e meu irmão na escola, mas ele não sabe falar francês. Eles está colocado no 8 ano (classe própria para a idade dele). O diretor da turma dele tinha-o colocado à beira de uma menina que fala português mas os pais pediram para tirar o meu irmão da beira dela para ela ter rendimento máximo e então um professor que não era o diretor de turma tirou o meu irmão da beira dele e meu pai pediu então para colocar à beira duma menina brasileira e esse professor disse que não queria. Hoje ele em casa quando já não tinha ninguém a ver fartou-se de chorar e já se queria ir embora para Portugal de volta. Ele super estava a gostar da escola e agora ficou assim.
    Eu gostaria de saber se você conhece alguém fluente na Língua Portuguesa que ensine Francês perto de Saint-Blaise (Neuchatel). Era muito importante para nós porque custa imenso vê-lo assim e se ele não se adaptar meus pais vão para Portugal de volta coisa que não queriam muito fazer.
    Não sei se é mãe mas quer seja ou não vai compreender o difícil que é ver assim um irmão mais novo. Peço por tudo que me ajude com alguma informação visto que meu pai não é perito em Francês e eu não vivo cá por isso nunca aprendi a língua e só queria ajudar meu irmão e não sei pesquisar em francês. Dê-me uma ajuda por favor.

    Abraço. Espero uma resposta sua.

    1. oi Paulo….entendo sua preocupação, mas eu não conheço ninguém para lhe indicar. Veja neste site se eles podem te indicar alguém:
      https://www.abec.ch

      Abraços e desejo que tudo se resolva da melhor forma possível.

  117. Boa tarde Ana, você sabe me dizer quando uma pessoa que mora na Suiça está devendo impostos para o governo, isso pode ser impecilho para casar ?
    Exemplo : A pessoa mora in Zurich está devendo o imposto para o governo é quer casar com uma pessoa que não é da Suiça, isso pode atrapalhar o processo para casa na Suiça ?

    Obrigada !

  118. Boa tarde Ana! tudo bom?
    Descobrir seu blog e gostaria desde já, te agradecer pela sua bondade de ajudar as pessoas com informações tão importantes! Eu estou pensando em viajar para a Suíça e gostaria de saber quanto tempo posso ficar com visto de turista e se pode prorrogar! Abs. Obrigado!

  119. Ola Ana boa noite sou joalheiro tenho 45 anos sou casado minha esposa 35 nao temos filhos eDecidimos sair do Brasil n queremos mais ficar aqui e vi que a suica esta recebendo casais para morar em algumas vilas pequenas e esse e nosso sonho gostaria que nos indicasse um site onde pudessemos obter informacoes oficiais sobre este assunto alem do mais somos instrutores de artesanatos entre outros oficios e como disse adorariamos morar ai .obrigado

    1. oi Anderson…acho que neste link vc consegue informações sobre o que deseja: https://g1.globo.com/mundo/noticia/vilarejo-suico-esclarece-quem-pode-se-mudar-e-reivindicar-25-mil-francos.ghtml

      Aproveito para esclarecer que nenhuma cidade Suíça irá oferecer vantagens para conseguir moradores, se não tiverem pelo menos o visto C de residência. Para isso, a pessoa precisa ter morado pelo menos entre 8 e 10 anos aqui para conseguir. Ou ser cidadão europeu e ser contratado por alguma empresa suíça.

      Abraços,

  120. Boa tarde Ana. Eu estou morando em Genebra e fiz 4 anos de arquitetura e Urbanismo no Brasil, mas eu estou indecisa se volto para lá e concluo. Na sua opinião, é melhor chegar com um diploma aqui e pedir a equivalência ou começar o curso tudo de novo?

    1. oi Bruna….para a sua área eu não sei lhe informar. Teria que perguntar em alguma empresa que trabalha com arquitetura. Não sei te dizer se eles aceitam o diploma brasileiro ou se vc precisa fazer outras matérias para completar.

  121. Oi Analuiza
    Sou dentista brasileiro e tenho a nacionalidade espanhola , estou fazendo a minha equivalência pela Espanha .
    Gostaria de saber o que vc sabe sobre a profissão de dentista aí ?
    Já vi que tenho que aprender Alemão
    Obrigado

    1. Oi Luciano, sim….alemão você precisa saber falar. E infelizmente eu não sei lhe informar sobre a profissão. Sugiro você procurar por clínicas odontológicas aqui e enviar seu currículo.
      Abraços e boa sorte!

      1. Ola Ana, sou português tenho 34 anos e sou motorista de pesados, verifico que você presta informações e também a sua opinião o que desde ja é de louvar da sua parte é um bom incentivo poder saber algo antes de tomar a decisão de ir, eu pretendo ir para a Suíça daqui a 2 meses, para procurar trabalho como motorista e distribuidor serei bem sucedido??existe procura nessa área? Mesmo que não saiba fico grato na mesma e obrigada, cumprimentos
        Francisco Guerreiro

        1. oi Francisco, difícil eu te responder isso. Eu não sei lhe dizer como está o mercado de trabalho nesta área. Mas eu desejo sorte para vc. Abraços,

  122. Oi Ana! Obrigado por compartilhar essa informações conosco. Tudo bem por aí? Espero que sim RS.
    Tenho uma dúvida, estou pesquisando bastante mas até agora encontrei pouca informações, enfim. Você sabe se tem como fazer reconhecimento de diploma de técnico? (área da saúde , especificamente radiologia) ou se no caso tenho que fazer o técnologo (superior) é reconhecido pelo MEC e tudo. Mas tenho dúvidas se na Suiça aceitam o diploma de técnico. Obrigado desde já! Aguardo retorno RS

  123. Oi Ana! Parabéns pelo blog! Os vídeos são lindos e as informações são super válidas! Queria tirar uma dúvida, se vc puder me ajudar, sou farmacêutica no Brasil e ano que vou para Portugal fazer um mestrado que dá o direito à revalidar o diploma em Portugal, com a oportunidade de fazer a inscrição junto à ordem dos farmacêuticos. Tive a informação (não foi da universidade)que esse diploma vale em toda união europeia, vc já ouviu algo assim?
    Muito obrigada

    1. Oi Barbara, tudo bem?
      sim, você validando seu diploma em um país europeu, ele vale para outros países daqui também.

      Sucesso para você.
      Abraços,

  124. Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada

    1. Bom dia Sonia, depende muito da empresa que lhe contratar. Se você for contratada por uma empresa daqui, o seu visto será de residência. O passaporte italiano ajuda, mas não é garantia.

  125. Sabe me dizer se eu validando meu diploma de odontologia na Itália eu posso trabalhar no Cantão Ticino? Possuo mestrado na área. Muito obrigado.