Categorias: Escola, Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Kindergarten – encerramento do ano letivo

Hoje foi o último dia de aula da Ana Julia. Mas a festa de encerramento do ano letivo (Abschlussfest) foi na semana passada. A comemoração foi na escola mesmo. Tudo muito simples, mas cheio de surpresas.

Cartaz com as boas vindas à festa.
Cartaz com as boas vindas à festa.

Primeiro foram as apresentações de música. As crianças cantaram e tocaram instrumentos. Depois foi a vez de mostrar os “experimentos” feitos por eles em sala de aula. O experimento da Ana Julia era colocar vinagre, óleo e depois sabão de louça numa vasilha com água. E ela e a coleguinha precisavam explicar passo a passo a reação de cada produto.

IMG_2893
Ana Julia explicando o experimento.

IMG_2892

Quando terminaram as atividades em sala de aula, fomos todos para o pátio da escola. Era a vez da turminha dançar.

IMG_2891 IMG_2890

E para encerrar, cada criança ganhou o seu diploma.

IMG_2894

Como forma de confraternização entre pais, crianças e professoras, cada família levou um prato para ajudar na hora dos comes e bebes (aqui eles chamam de Apéro).

IMG_2896

Mesmo não tendo toda aquela pompa de espetáculo que geralmente as escolas fazem no Brasil, impossível não se emocionar ao ver seu filho terminando um ano letivo. Vejo o quanto a Ana Julia evoluiu (com a língua alemã, com a motricidade, com a leitura) e me orgulho demais dela. Realmente, ser mãe é sinônimo de ser coruja. Mas tem como eu resistir a tudo isso, sem sentir orgulho da minha filha? Impossível!!!! 😉

PS: Como um “mimo” para as professoras, a Ana Julia me ajudou a fazer pão de mel para presenteá-las. Já que os suíços dão muito valor às coisas feitas por nós mesmos, achamos legal e simpático dar algo que fosse do Brasil para elas provarem.

IMG_2889

E que venham as 5 semanas de férias de verão, que deixarão a mamãe aqui doida em busca de atividades para ocupar o tempo!!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários

  1. Amei a sapatilha vermelha!! Ana a gente vai aprendendo com eles, aquela história o primeiro passinho a primeira fala a primeira pergunta centrada! É uma evolução muito esperada e amada! E eles sabem muito bem fazer! E quanto as 5 semanas eu também estou nessa.. Já faz três e com mais 5 vou ficar expert em atividades fora da escola! Muita energia! Parabéns a Ana Júlia e ao Kefas e vc, pais desta fofinha!!!

    1. Ana, a sapatilha ela que escolheu (cor e modelo). Adora se enfeitar!!!
      E isso é verdade: a gente vai aprendendo com eles.

      Olha…sobre as semanas de férias, to desesperada aqui pq o tempo só chove e está frio. Tá difícil variar com as atividades indoor!!!

      Beijos

  2. Que liiiiindaaaa Aninha Julinha de cientista! AMEI! Muito linda a festa! Parabens a Ana Júlia e a caprichosa mamae! Beijos?