Colmar é outra cidade encantadora da região da Alsace, na França. Assim como Strasbourg, Colmar também fica na fronteira com a Alemanha. A história da cidade começa no ano de 823, quando o Rei do Império Romano Germânico, Luís I, doou parte do lugar para a igreja de Frankfurt.

O nome “Colmar” é de origem romana e significa pombal. E isso a gente percebe ao passar pelas lojas de souveniers.
Assim como em Strasbourg, nós passeamos no trenzinho turístico pela cidade (com direito a audio guia). E em Colmar foi legal, porque o centro histórico é grande e com criança é uma mão na roda. A cidade é banhada pelo rio Lauch e seus canais são conhecidos como Petit Venise (Pequena Veneza). Para os românticos, passear por estes canais de barco também é possível.

Neste dia, fizemos um bate e volta. Deixamos o carro estacionado na Place Rapp. Esta garagem fica bem próxima do centro. Logo na saída dela, tem o parque Champ de Mars. Como o dia estava quente, filha e marido aproveitaram para se refrescarem no chafariz do lugar.









Depois fomos para a parte histórica de Colmar, onde caminhamos até a Catedral Saint Martin. Aqui uma dica para quem quiser comer ou beber algo. Ao redor da igreja existem bons restaurantes que não fecham aos sábados depois das 14 horas.


Passeamos pela parte histórica perto da Catedral e depois fomos até o Unterlinden Museum, que é de onde partem os dois trenzinhos turísticos. A gente andou no trem branco, porque crianças até 6 anos não pagam (Ana Julia tem 5 anos). No trem verde, crianças até 6 anos pagam 3,50 euros.

Passamos em frente ao Marché Couvert (Mercado Coberto), que é como o Mercado Municipal de São Paulo e o Mercado Público de Porto Alegre, onde é possível encontrar: temperos, peixes, flores, salames e vinhos. E vinhos tem bastante. Colmar é considerada a capital do vinho da região de Alsace.

Pelo audio guia do trenzinho também descobrimos algo em comum entre a cidade e Nova York. O famoso artista Auguste Bartholdi, que nasceu em Colmar em 1834, foi quem criou a Estátua da Liberdade. Esta estátua foi um presente da França para os Estados Unidos e Bartholdi foi o responsável pela obra.
Depois, aproveitamos para ir no Mercado/loja Monoprix. E que alegria ver produtos brasileiros por lá. Obrigada à Copa do Mundo por esta surpresa!

Dicas:
Informações sobre:
– Estacionamento, clique aqui e aqui.
– Os trenzinhos turísticos, clique aqui.
– Turismo na cidade, clique aqui.
Colmar es una ciudad maravillosa
Que cidade maravilhosa! Arquitetura (meio germânica…), parques, igreja….quanta história! Parabens novamente pelas fotos e descrição! Amo seus posts!? beijos!
Essa cidade parece até que não é de verdade de tão bonitinha que ela é! Obrigada por me apresentar a esse lugar fofinho! Bjs
Colmar é um encanto, Gabriela. Eu amei o lugar!
Beijos
Linda, linda, linda!!! Pronto, entrou para a lista (que já estava cheia)! Curti viajar com vocês por ela. BjO!!
Muito bom e ilustrativo !