Categorias: Colmar, França

Mercado de Natal de Colmar, França

Colmar é uma cidade muito fofa que fica na região francesa da Alsácia.  Nós já conhecíamos Colmar, mas ainda não tínhamos ido no mercado de natal (para quem quiser saber como foi nosso passeio por Colmar, clique aqui.)

Mas neste ano fomos dar uma passeada para ver o mercado de natal, que ficou em segundo lugar na lista dos melhores mercados de natal da Europa (perdeu apenas para o de Zagreb, na Croácia). Colmar já é uma graça naturalmente e nesta época ela consegue ser mais encantadora. As casas em estilo enxaimel são todas decoradas, cheias de luzes e ursos de pelúcia. O mercado de natal é espalhado e são 5 no total.

Para quem chega de trem, a primeira atração a ser vista é a pista de patinação na praça Rapp. Além da pista tem um lugar que vende vinho quente e comidinhas de natal.

A pista na praça Rapp.
Foto: La Magie de Noël

Seguindo o caminho, pela rua Jean Baptiste Fleurent você chega no primeiro mercado de natal: o da Place des Dominicains. Alí, ao redor da igreja des Dominicains  você já encontra barraquinhas vendendo vinho quente/quentão (em francês, vin chaud), artesanatos, enfeites de natal e comidas. Uma das mais procuradas era a barraquinha que vendia Flammkuchen (uma espécie de pizza com massa bem fininha, típica da região). Só que o diferencial era o panini de Flammkuchen: um pão francês com o recheio de Flammkuchen e prensado. Pensem em algo disputado para comer!

Fotos: Laurentina Leal.
Muitos enfeites lindos! Fotos: Laurentina Leal.

Indo em direção da Catedral Saint Martin, ao lado dela tinha alguns brinquedos para as crianças e decorações. Alí também vocês encontram lojas de souvenirs e restaurantes.

Enfeites ao redor da Catedral.

Depois da Catedral, seguindo a rua atrás dela (Rue de l’Église), chega um momento que vocês escolhem se irão para a esquerda ou para a direita. Se foram para a esquerda, vocês chegarão no mercado de natal número 2: Na Place Jeanne d’Arc. Nele vocês encontram vinhos de produtores locais, licores (chamados de schnapps), biscoitos e muitas doces natalinos.

Mercado de Natal na Place Jeanne d’Arc. Foto: La Magie de Noël

Voltando pela rua que levou vocês até o mercado de natal número 2 (Grande Rue), aparecerá uma bifurcação. Para a esquerda, vocês chegarão no mercado de natal número 3, na Place de l’Ancienne Douane. Alí, no coração do centro histórico, ao redor da fonte Schwendi, terá mais barraquinhas com coisas deliciosas e muita decoração de natal.

Mercado de Natal na Place de l’Ancienne Douane. Foto: La Magie de Noël.

À direita deste mercado de natal está o Koïfhus. Ele, uma construção medieval com um telhado todo desenhado, abriga o mercado de natal número 4. Ele é único mercado de natal de Colmar que é coberto. Artesãos expõem dentro dele: bijuterias, ceramistas, roupas, decorações de natal, pintores, escultores, todos da região de Colmar.

Aqui é o Koïfhus, que abriga o mercado de natal número 4. Foto: Laurentina Leal.

Para chegar ao mercado de natal número 5, basta seguir a Grande Rue até a Rue Turenne. Este é o mercado dedicado às crianças. Aqui a gente encontra barraquinhas com comida, bebida e artesanatos. Mas a diferença é que brinquedos e passeios de pônei são os atrativos deste lugar. Bem pertinho de um dos locais mais fotografados da Petite Venise.

Petite Venise.
Foto: Laurentina Leal.

Dicas:
– sugiro você ir de trem para Colmar. A cidade fica lotada por causa do mercado de natal e achar um estacionamento livre é bem difícil. Além do mais, você pode beber quantos vinhos quentes quiser.
– Se tiver vontade de ir ao banheiro, vá com antecedência. Principalmente se for mulher. Esperei 20 minutos na fila do banheiro feminino para poder chegar a minha vez. O banheiro que eu fui fica no mercado municipal que é coberto e perto da Petite Venise. Mas veja onde encontrar banheiros públicos neste mapa abaixo:

Onde encontrar banheiro no centro de Colmar.

Mapa de onde estão os mercado de natal em Colmar:

Informações sobre o mercado de Natal de Colmar:
Ele começa no dia 24 de novembro e vai até 30 de dezembro. O que é raro de acontecer, pois normalmente os mercados de natal na Europa terminam até o dia 24 de dezembro.

Para quem quiser acessar o site do mercado de natal de Colmar, clique aqui.

Algumas fotos deste artigo são da fotógrafa Laurentina Leal. A Laurentina é fotógrafa brasileira e faz sessões de fotos em Zurique e outras cidades da Suíça.
Uma ótima recordação de viagem!
Para entrar em contato com ela, clique aqui.

*************************************************************
Quer saber mais sobre a região de Colmar e passeios na França? Dá uma olhada nestes artigos:
Um dia em Colmar
Passeio por Riquewihr
Um dia na Disney Paris
Almoço com as Princesas na Disney Paris
Piso transparente da Torre Eiffel
*************************************************************
Se você quiser dicas de passeios pela Suíça, veja estes posts abaixo:
Blausee (lago azul)
Fábrica de Biscoitos Kambly
Fábrica de chocolates Läderach
Parque Aquático Aquabasilea
Jungfrauhoch – o topo da Europa fica na Suíça

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faça um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email: contatopelomundoblog@gmail.com

Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.