Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças)

O que fazer com as crianças no inverno

Pegando carona no post da Paty, que escreveu aqui sobre o malabarismo que temos que fazer para manter os filhos dentro de casa durante o inverno, vou contar o que temos de alternativa aqui na Suíça.

No hemisfério norte, com este inverno que parece não ter fim, mãe e pai tem que ter uma criatividade do caramba! Ainda bem que podemos contar com certas ajudinhas. Uma das coisas que salva, não só uma forma de arrumar o que fazer mas também o bolso, é a Ludoteca. A Ludoteca, também conhecida no Brasil como brinquedoteca, aluga vários tipos de brinquedos. Desde os de bebês até bicicletas, patins, barracas…uma variedade de opções. A gente só precisa pagar uma taxa de 13 francos (que é preciso ser paga todos os anos), fazermos a carteirinha e depois podemos escolher os brinquedos. Cada brinquedo tem um valor (simbólico), podendo variar entre 1 franco até 5 francos. Este dinheiro, segundo eles, é para manutenção dos brinquedos. O tempo que podemos ficar com eles é de 4 semanas (1mês). Porém, não podemos renovar o aluguel do mesmo brinquedo. É preciso devolver e depois, em outro dia, pegar ele novamente se quisermos.

Para as crianças que já sabem ler, é possível pegar livros na Biblioteca da cidade. Até 20 anos, não precisa pagar para retirar os livros. E além de livros também tem CD e DVD.

Aqui é comum existir piscinas públicas. Você paga para entrar e não é feito exame médico. Parece meio anti-higiênico, mas feche o olho e vai!!! Pelo menos eu achei bem limpo o lugar, desde os vestiários até o local da piscina. Tem uma piscina pública perto da nossa casa. Ela tem as piscinas externas e a interna (esta última aquecida, obviamente). Para entrar custa 6 francos. Mas se quiser pode pagar o abono anual no valor de 160 francos. Com este abono você pode entrar na piscina por um ano, sem limite de dias. Eu acho bem legal esta piscina interna porque ela tem a parte para as crianças (mais baixa) e onde é liberado levar brinquedos, tem a parte das raias para quem quer praticar natação e também um canto com 3 metros de profundidade para saltos e treinamento de mergulho. Ali eles também oferecem cursos de mergulho e aulas de natação e hidro.

Também existem lugares fechados para que as crianças possam brincar com cama elástica, escorregador, casinhas, labirintos, piscina de bolinhas. E se quiser pode até fazer a festa de aniversário também. O que encontramos (o Starbie) fica em outra cidade (Dietikon), do lado de Zürich. Para crianças que não caminham, a entrada é gratuita. Para as que caminham, o ingresso é de 14 francos. Os pais não pagam, mas podem se divertir nos brinquedos. Uebaaaa!!!!

Fonte: www.starbie.ch
Fonte: www.starbie.ch

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 comentários

  1. Nossa Ana que legal, é coisa de primeiro mundo mesmo. Por aqui não existe nada parecido, de alugar brinquedos por um mês por exemplo. Só aqueles que vc aluga pra festas de aníversários e é caro pra dedéu (tipo o aluguel de uma piscina de bolinnhas por um período de quatro horas R$100,00). Nossa aqui é tudo um cúmulo mesmo, pagamos mais caro por tudo! Realmente não é fácil!!!!!

    bjus

    1. Sim Elaine, aqui temos algumas coisas que facilitam a nossa vida. E sobre os preços, realmente são acessíveis aqui. No Brasil também achei as coisas (mercado, roupas) muito caras neste fim de ano. Me pareceu que 100 reais é troco para a maioria das pessoas. O que a gente sabe que não é bem assim, infelizmente. Beijos,

  2. Ana, já imaginei você e o Kefas se esbaldando na piscina de bolinhas e a Aninha indignada querendo ir pro próximo brinquedo, hahahhaha.

    1. Pri…mas foi mais ou menos isso que aconteceu. No aniver da Ana Julia no ano passado (era dia de semana), eu e a Adriana (mais a Julia, filhinha dela) fomos no Starbie. Guria….me acabei na piscina de bolinhas….muito massa….hahaha e como era dia de semana, tinha pouca gente. E os brinquedos eram só prá nós praticamente.