Categorias: Suíça (viagens & passeios), Zurique/Zürich

Zurique: como ir do aeroporto até o centro da cidade.

O trajeto do aeroporto de Zurique até o centro da cidade é rápido. Em 15 minutos, de trem, você chega na estação central. Não tem mistério! Se deslocar de trem (ou qualquer outro transporte público) é muito fácil aqui. E este trajeto é um dos que mais eu recebo perguntas de como é possível fazer.

Vou explicar tudinho para você!

O Aeroporto de Zurique fica na região de Kloten, a 13 km do centro da cidade. Ele é o maior aeroporto da Suíça e possui dois terminais de chegada.

Chegando pelo Terminal 1 (Arrival 1):
Se você chegar pelo terminal 1, ao sair da área das esteiras você vai passar pelos policiais da alfândega (aqueles que revistam a mala, para saber se você está trazendo algo que não poderia). Os policiais estarão por alí e param as pessoas aleatoriamente.

Ao sair pela porta do terminal 1, você estará onde as pessoas estão esperando por quem chega dos voos. A partir daí você faz o seguinte caminho: à sua esquerda tem uma escada rolante e um elevador e a placa que indica o local dos trens (Bahn/Train). Escolha qualquer um dos dois e siga para a área do Check in 3. Você irá caminhar até encontrar as escadas rolantes que irão te levar para o local onde poderá comprar os bilhetes do trem. Ao descer desta escada rolante, o local da compra dos bilhetes dos trens estará à sua direita. Se preferir, pode usar os elevadores ao lado esquerdo da escada rolante.

Essa é a chegada pelo terminal 1.
E essa é a placa que você encontra ao sair, logo à sua esquerda.

Chegando pelo Terminal 2 (Arrival 2):
Depois que você passar pelas esteiras e pela alfândega, siga para o local onde as pessoas estão aguardando os que chegam do voo. Aqui, basta sair pela porta que tem logo em frente e que tem as placas que indicam Train e Check in 3.

Ao sair pro esta porta você vai cruzar uma rua e logo entrará no outro prédio do aeroporto. A partir daí, desça as escadas rolantes que estarão logo à sua frente e depois, desça mais um lance de escadas rolantes (que estará à sua direita). O local da compra dos bilhetes dos trens estará à sua direita. Se preferir, pode usar os elevadores ao lado esquerdo da escada rolante.

A chegada no terminal 2.
Placas na porta ao sair no terminal 2. Saia por esta porta e cruze a rua para o outro prédio.
Já no outro prédio, continue seguindo a placa que indica Bahn/Train.


Onde comprar o bilhete do trem:
O local para comprar os bilhetes do trens fica antes de chegar no Check in 3, que fica à direita ao descer pela escada rolante. Existem os guichês da SBB (empresa que administra os trens aqui na Suíça) e as máquinas para a compra dos bilhetes. Normalmente tem sempre um funcionário da SBB para auxiliar a compra nas máquinas. E elas tem o menu em alemão, inglês, francês e italiano.

Se você deseja comprar o Swiss Travel Pass quando chegar em Zurique, aqui é o lugar que você pode fazer isso.

Na foto acima, os guichês da SBB e na foto de baixo, as máquinas para comprar os tickets de trem. Um de frente para o outro.

 

Ticket de trem para chegar na estação central:

– Você precisa comprar um ticket para as zonas 110 e 120;
– Na máquina para comprar o ticket existe a opção de destino Zürich HB. É neste que você precisa clicar;
– Pode escolher entre primeira ou segunda classe do trem. Se escolher segunda classe, não pode circular pela primeira classe. Na entrada do vagão tem o número 1 ou 2, indicando a classe;
– O ticket de somente ida (Einzelticket) tem prazo para ser usado. Normalmente 1 hora e 30minutos;
– Valor do ticket (somente ida ) para primeira classe: 11,20CHF.
– Valor do ticket (somente ida ) para segunda classe: 6,80CHF.

Onde pegar o trem para a estação central de Zurique:
Alí mesmo, próximo de onde você comprou os tickets do trem, tem um painel com todos os horários dos trens (e destinos deles) que saem do aeroporto de Zurique. As plataformas dos trens ficam no subsolo do aeroporto.
Para chegar nelas você precisa:
– identificar o trem que vai para a estação central de Zurique (chamada de Zürich HB);
– veja o horário dele e de qual plataforma ele irá sair (Gleis significa Plataforma em alemão);
– localizar a plataforma pelas placas indicativas. Para não ter erro, veja o painel que está localizado nas placas das plataformas. Ele indica o próximo trem que irá sair de cada uma delas.

Se desejar, pode descer para as plataformas pelos elevadores que estão nesta área do painel com os horários dos trens.

O painel para ver os horários dos trens.
O números das plataformas estão muito bem sinalizados. E em cima, estão os horários e os trens que sairão destas plataformas.
Os elevadores que levam até às plataformas. Existe mais de um elevador com a informação da plataforma no alto da porta.
Assim são as plataformas no subsolo do aeroporto. Às vezes, para descer até elas, as escadas não são rolantes. Se tiver com carrinho de bagagem ou de bebê, use os elevadores.

Guarda volumes:
Próximo aos acessos para as plataformas 3 e 4 dos trens, estão os guarda volumes do aeroporto. Os armários podem ser pagos com moeda ou com cartão (debito ou credito). Existem vários tamanhos de armários. Basta colocar as bagagens dentro dele e fechar a porta. Ao fechar a porta, siga para o local onde esta o monitor (veja foto ao lado) para poder efetuar o pagamento. Após o pagamento, será impresso um papel onde estará um código de barra. Quando voltar para pegar as bagagens, coloque este código do papel no leitor da máquina onde vocês fizeram o pagamento. Ao ler o código, o armário é aberto automaticamente. Na estação central de Zurique (Zürich HB) também tem os mesmos guarda volumes.

O guarda volumes fica perto de uma das escadas rolantes que leva para as plataformas 3 e 4.

*************************************************************

Veja também as informações sobre o aeroporto de Zurique e os trens na Suíça:
Chegando no aeroporto de Zurique
Tudo sobre viajar de trens na Suíça: dicas de como usar e aproveitar o seu passeio

Aqui você também vai encontrar outros lugares para conhecer na Suíça:
Gruyères, um vilarejo medieval no meio de um vale lindo

Um pouco sobre a fábrica de chocolate em Broc e a fábrica de queijos, em Gruyères
Maison Cailler e Maison du Gruyères

Conhecendo os Alpes de outro ângulo
Passeio de Balão na Suíça 

Para quem gosta de chocolate:
5 Fábricas de Chocolates para visitar na Suíça

Para quem quer atrações para crianças:
Fábrica de Biscoitos Kambly
Swissminiatur, a Suíça em miniatura
Museu dos Transportes
Juckerhof – Uma fazenda de abóboras perto de Zurique
Passeando de bicicleta pela Suíça
Starbie – um parque indoor para crianças – Suíça
Formel Fun parque indoor – Suíça
Knie, o Circo Nacional Suíço
Castelo de Lenzburg
Kindercity – um espaço divertido
Parque Atzmännig

Museus divertidos e interativos:
Museu Nacional Suíço – Zurique
Nest, o Museu da Nestlé em Vevey
Museu da Fifa – Zurique
Conhecendo o Museu do Chaplin, em Vevey
Museu Tecnorama

Parques aquáticos:
Parque Aquático Aquabasilea
Parque Aquático Alpamare – Freienbach/Pfäffikon

Para curtir o inverno:
Jungfrauhoch – o topo da Europa fica na Suíça
Dicas e informações sobre aulas de esqui na Suíça
Conheça Schilthorn, a montanha do 007 na Suíça –
Monte Titlis
Piscina Termal nos Alpes Suíços

Conhecer os lagos lindos da Suíça:
Lago Causa – Caumasee
Blausee

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Facebook
Twitter
Google +
Instagram

*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer. Posso fazer seu roteiro, te ajudar a escolher hotéis e até te acompanhar e te levar aos locais que deseja conhecer. Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato comigo e faça um orçamento. Pode ser através das redes sociais acima ou pelo email: contatopelomundoblog@gmail.com

Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.

Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários

  1. Olá Ana Luiza
    Muito boas as dicas! Apenas uma dúvida: você acha interessante comprar o Zürich Card? Vi a informação que ele já cobre o ticket do aeroporto até o centro da cidade e todas as demais transportes em Zurique, além de outros descontos em diferentes atrações. Achei interessante. Li que é vendido no posto de turismo dentro do aeroporto. Onde exatamente esse posto se localiza? No guichê da SBB vende? Pois aí nem preciso comprar a passagem de trem, certo? Ou é melhor eu já comprar online? Se for bom qual o site confiável pra comprar?
    Obrigada,
    Christina

    1. Oi Christina,
      para saber se vale a pena comprar o Zürich Card, preciso que me diga mais sobre sua viagem a Zürich. É um passeio no tempo de conexão? Vai ficar hospedada em Zürich ou em outras cidades da Suíça?
      Eu recomendo o Zürich Card se você ficar somente em Zurique ou se for um passeio num intervalo de alguma conexão que vc vai fazer. O ticket que vale durante 24horas custa 27CHf por pessoa. O valor do trem (ida e volta) do aeroporto até a estação central é de 14CHF. Se você for no Museu da Fifa, o ticket custa 24CHF. Só estes dois já passaram do valor do Zürich Card.
      Ok?

      O Zurich Card vc compra nas Informações Turísticas que tem nas chegadas 1 e 2. Em ambas as chegadas, o guichê das Informações Turísticas fica à esquerda ao sair no local onde as pessoas esperam quem chega dos voos.

      1. Ana Luiza, obrigada pelo retorno.
        Vou chegar no aeroporto em Zurique num sábado por volta das 11:30h, terei a tarde livre para conhecer a cidade. Meu hotel fica em frente à estação ferroviária. No dia seguinte quero pegar um trem e ir para Lucerna– Engelberg – Monte Titlis. Na segunda meu voo sai às 13:30h, então sem tempo para mais nada.

        1. oi Christina….se desejar, eu faço tours em Zurique, Lucerna e Monte Titlis. Caso tenha interesse, eu mando um email para vc com os valores. Ok?
          Abraços,

  2. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Sempre com artigos excelentes, com bastante informações e dicas extraordinárias.

    Parabéns!