Desde que li um livro em alemão (destes que a gente compra para aprender vocabulário e treinar o ouvido) sobre a história de Guilherme Tell (em alemão: Wilhelm Tell), tive muita vontade de conhecer a cidade de Altdorf.

Altdorf fica no cantão de Uri e faz parte da lenda do herói suíço. A cidade fica entre as montanhas, tem uma média de 9 mil habitantes e sua história começa no ano de 400 antes de Cristo.


Ninguém sabe afirmar se Guilherme Tell realmente existiu. O que se sabe sobre ele é que era um caçador e muito habilidoso com o arco e flecha. Para provar sua destreza, um desafeto seu exigiu que acertasse numa maçã. Mas a maçã deveria estar em cima da cabeça de seu filho, Walter. E assim ele o fez. Acertou e provou o quanto capaz ele era. Segundo o livro, isto aconteceu no século 14, numa época onde a Família Habsburger (que dominava a Áustria e boa parte da Europa) queria estender o seu poder. E foi contra o exercito desta família que Guilherme Tell foi chamado para ajudar a defender a Suíça.
Depois de ver em vários livros e sites a estátua deste herói, eu me interessei muito em conhecê-la pessoalmente. E quando isso aconteceu, confesso que foi frustrante. Não pela estátua, mas porque ao redor dela o prédio estava sendo reformado. E com isso, pelo menos para mim, ela perdeu um pouco daquela fantasia que eu tinha montado na minha cabeça.

Eu fui lá com a Ana Julia, no dia 13 de maio. Estava um dia super quente. E por conta disso, aproveitamos para tomar um sorvete, bem do ladinho onde fica a estátua do Guilherme Tell.

A cidade vale a visita. Como muitas daqui da Suíça, ela é encantadora. Tem também o Museu do Guilherme Tell, que fica na cidade ao lado, em Bürglen. A lenda conta também que foi nesta cidade que ele viveu, durante a Idade Média. A gente não entrou no museu porque ele ainda estava fechado para visitação. Mas fiquei bem curiosa em conhecer ele.


E você? Já visitou Altdorf ou o Museu do Guilherme Tell? Deixe sua dica. Vou adorar saber mais sobre o lugar.
Informações:
– Estátua do Guilherme Tell:
Endereço: Marktgasse, 7
Altdorf
– Museu do Guilherme Tell:
Aberto diariamente de 15 de maio a 15 de outubro.
Horário: de maio a junho – 10h às 11h30min / 13h30min às 17h
de julho a agosto – 10h às 17h
de setembro a outubro – 10h às 11h30min / 13h30min às 17h
Endereço: Postfach, Postplatz
Bürglen
Site do museu, clique aqui.
PS: tem somente 3 vagas de estacionamento na frente do museu. Esteja preparado para procurar lugares próximos para deixar o carro.
Quer mais dicas de passeios pela Suíça? então dá uma olhada nestes posts:
Museu dos Transportes
Lago de Weesen
Passeio de barco em Zurique
Mercados de Natal
A fantástica fábrica de chocolate: Lindt!!
Kindercity – um espaço divertido
Museu Ballenberg
Chocolat Frey
*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:
Que Cidade incrível!!
Que lugar mágico!!!! Preciso ganhar na mega sena pra ontem!!! hahaha
Beijos!
hahahahah