Depois que voltamos do Brasil, na metade de fevereiro, já era hora de fazer o meu exame das 12 semanas. E diferente da gestação da Ana Julia, aqui eu posso fazer todos os exames no consultório da minha gineco. Lá em Jaraguá do Sul – SC eu fazia a consulta com o obstetra, no consultório dele, o exame de sangue em um laboratório e a ultrassonografia em um centro de imagem.
Outra diferença é que eu tinha a caderneta da gestação. Nela todas as minhas informações (peso, pressão arterial, diâmetro da barriga), mês a mês, eram anotadas e ela ficava comigo. Aqui eu não tenho esta caderneta e estas informações, assim como todos os resultados de exames, ficam com a minha médica (ah…aqui eles também não medem a circunferência da minha barriga).
Daí você pode se perguntar: “como você sabe se o resultado de algum exame foi bom ou ruim?”. Simples: a médica me liga para informar. Se foi bom, OK. Se não foi o resultado desejado, ela marca uma consulta para discutirmos sobre ele.
E já na consulta das 12 semanas, ganhei no consultório da minha obstetra uma caixa com brindes, revistas e cupons de desconto em sites e lojas de produtos para bebês. Esta é a caixa “mama”. Nos hospitais, quando o bebê nasce, as mães ganham a caixa “baby” com outros produtos, mais destinados aos filhos. Nesta que eu ganhei, as informações e brindes são mais para a gestante.

Nesta consulta também foi feito o exame da prega nucal. E além dele, fiz um exame de sangue para saber o percentual de chances do meu bebê ter alguma síndrome. Minha médica falou que este exame é feito por todas as gestantes. No meu caso, como tenho 37 anos, seria mais importante ainda. Mas ele mostra só o percentual. Caso este valor seja alto, que apresente uma probabilidade grande do bebê ter alguma síndrome, eu posso fazer a coleta do líquido da placenta para ter certeza se isso acontecerá. Só que este último exame, o plano não cobre.
Mas a gineco me ligou no dia seguinte e disse que está tudo nos conformes com o bebê.
Ah..e se alguém me perguntar se tive enjoos, digo que não. Ainda bem que tive a sorte, como na primeira gestação, de não sentir nada, nada mesmo. Sempre consegui comer de tudo e nunca passal mal. Só a azia que anda acabando comigo. E o culpado? O chocolate. Uma tristeza para uma chocólatra como eu.
Se quiser acompanhar esta minha gestação, veja este post também:
*************************************************************
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:
2 dedos de leite geladinho acaba a azia na hora.
Beijos e felicidades
Obrigada pela dica, Solange. Beijos
Ola Ana Luiza…acho mto legal seu blog!!
Eu moro na Suiça italiana, tb acho mto estranhoalgumas coisas como funcionam aqui…rs
eu parei ja com as pilulas, è mto legal ler as experiencias de pessoas q ja passaram ou q estaopassando por essa etapa.
BjOs
Muito obrigada, Cati. Super beijo para vc!!