Categorias: Alemanha, Munique, Uncategorized

Natal em Munique, Alemanha

Bom…continuando os posts sobre Munique (uia que isso tá demoraaaaado!!) a gente tinha se organizado para passar no natal na cidade e de quebra conhecer a feira de natal, claro! Maaaaas aconteceu algo fora do planejado. Eu tinha visto na internet, no site da cidade de Munique, que a feira de natal ficaria aberta até 21h do dia 24 de dezembro. Eis que deveria ser alguma piada sem graça e eu caí. A feira fechou às 14h. E por sorte a gente viu um pouco do que ainda estava montado por lá. Então, se você deseja visitar a feira de natal de Munique, já sabe que no dia 24 de dezembro ela fecha bem mais cedo!!

Ok…mas vou começar pelo começo. Saímos do hotel e fomos para o centro de Munique e o primeiro destino era o Viktualienmarkt, o mercado municipal a céu aberto. Neste dia também usamos o metrô. Saímos da estação principal (Hauptbahnhof) e descemos na Marienplatz. Logo em seguida já vimos o tumulto da feira, cheia de gente. E por causa disso (ai se arrependimento matasse) a gente teve ainda mais certeza de que era melhor passearmos pelos arredores e depois voltarmos alí. Na ida para o Viktualienmarkt entramos na St. Peterskirche (Igreja de São Pedro). Não sei vocês, mas eu sou rata de igreja e museu. Então, quando encontro um ou outro eu acabo entrando para visitar. Adooooro!

A caminho do
A caminho do Viktualienmarkt.

A St. Peterskirche é a igreja mais antiga de Munique. Ela foi construída no século 11 e ao longo do tempo foi reconstruída e ampliada várias vezes. Isso justifica os vários estilos arquitetônicos que podem ser encontrados no interior dela. Um exemplo é o altar em estilo barroco, datado do século 18.  Após a Segunda Guerra Mundial, a igreja foi quase completamente destruída. O trabalho de reconstrução durou até o ano 2000. Para quem quer ter uma boa vista da cidade, basta subir os 299 degraus de uma das torres (veja no final do post as dicas sobre esta atração).

O interior da igreja St. Peter.

IMG_9052 IMG_9053

Parte do pessoal da "excursão".
Parte do pessoal da “excursão”.
O órgão, instrumento fácil de encontrar nas igrejas europeias.
Torre da igreja St. Peter.

Saímos da igreja e então seguimos para o Viktualienmarkt. Todos com frio e sedentos por um vinho quente (Glühwein). Tinha um solzinho, mas não fazia nem cócegas nos -4 graus que estava fazendo no dia. Ficamos por alí, bebendo e vistoriando todas as barraquinhas do mercado municipal. Tinha desde frutas, bebidas (provamos vinho de mel) até artesanato para vender.

A banquinha que vendia vinho quente (Glühwein). Uma das mais concorridas.

Até queijo suíço eles vendiam.
Uma Maibaum no Viktualienmarkt.

Tinha muito gente apesar do frio.

Depois fomos para a Marienplatz, onde estava a feira de natal. Chegamos e o pessoal já tinha começado a desmanchar as barraquinhas. Mas deu para ver algo de artesanato antes de tirarem tudo.  A Marienplatz é um lugar bem central e onde muitos eventos da cidade acontece, como o mercado de natal. O mercado de natal de Munique é um dos maiores e mais famosos da Alemanha. São mais de 150 barracas oferecendo guloseimas de natal, vinho quente, decorações e muito mais. Só um comentário aqui para a quantidade de gente na cidade. Munique estava lotada. Segundo informações da prefeitura da cidade, cerca de 3,2 milhões de pessoas visitaram o mercado de natal em 2014. Para este ano, as datas já estão definidas: de 27 de novembro a 24 de dezembro.

IMG_9073 IMG_9072 IMG_9074 IMG_9075

Na Marienplatz também fica a Neues Rathaus (que significa: nova prefeitura) de Munique. Sua construção foi concluída em 1905. Assim como na igreja St. Peter, é possível subir em sua torre. Mas esta é mais fácil, porque você sobe os 85 metros de elevador (dicas sobre este passeio, no final deste post).

Neues Rathaus.

No prédio da Nova Prefeitura também tem o Glockenspiel, um relógio com figuras e sinos que tocam às 11h, 12h, 17h e 21h entre os meses de março e outubro. As figuras do alto representam o Duque Wilhem V. e sua esposa Renate, que se casaram em 1568, e fazem parte da história da cidade.

Glockenspiel Foto: Shutterstock
Glockenspiel
Foto: Shutterstock

Aproveitamos que estávamos alí e fomos almoçar no Restaurante Weisses Brauhaus. Comida boa e atendimento também. E não achamos caro. O prato vem bem farto. Fica bem na Marienplatz.  (Eu sempre esqueço de tirar foto de prato de comida, porque a fome é sempre maior que a memória. Daí quando eu lembro, já é tarde.)

Depois fomos em busca da nossa ceia de natal. Afinal, era 24 de dezembro e a gente não tinha reservado nenhum lugar para passar a noite. A ideia era mesmo ficar no hotel, já que as crianças estavam ansiosas pela chegada do Papai Noel. E como neste dia tudo era muito caro, não valeria a pena sair para jantar e fazer tudo as pressas. Foi então que aproveitamos a estação principal de Munique para comprar a nossa ceia. Comida japonesa e frango assado!!! Baita combinação né? Mas estava tudo delicioso!!!

Estação central de Munique (Hauptbahnhof).
Nossa ceia. Sem glamour, mas cheia de amor!!!

Bom, assim foi nosso dia 24 de dezembro. Bem diferente do que já tinha passado. Mas confesso que foi legal, estávamos com amigos queridos que são como irmãos para nós. E isso deu um toque todo especial no nosso fim de ano.

Dicas de Munique:
Site com informacoes da cidade, clique aqui.

Para subir na Torre da igreja St. Peter:
– De abril até outubro, aberta de segunda à sexta, das 9h às 18h30min.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30min.

– De novembro até marco, aberta de segunda à sexta, das 9h às 17h30min.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h30min.

Valor da entrada: adulto 2€ / crianças e adolescentes de 6 anos ate 18 anos 1€ / crianças até 5 anos não pagam.

Para subir na Torre da Neue Rathaus (nova prefeitura):
– Entre os dias 1 de outubro e 30 de abril:
Aberta de segunda à sexta, das 10h às 17h.
Sábado, domingo e feriados: fechada.

– Entre os dias 1 de maio e 30 de setembro:
Aberta diariamente, das 10h às 19h.

Valor da entrada: adulto 2,50€ / crianças e adolescentes de 6 anos ate 18 anos 1€ / crianças até 5 anos não pagam.

*Durante os dias do mercado de natal, considerar os horários de  1 de maio até 30 de setembro.

E para você ter noção de como é o Mercado de Natal de Munique, aqui está um vídeo feito pelo site oficial da cidade:

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Google +
Instagram

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.