Categorias: Alemanha, Munique, Uncategorized

Mundo BMW e Parque Olímpico – Munique, Alemanha

Chegamos de noite em Munique e fomos direto para o nosso hotel. Ficamos hospedados no Arthotel Munich, a duas quadras da estação central da cidade. Mesmo tendo ido de carro, preferimos nos deslocar de metrô por Munique.

No dia seguinte, tomamos o café no hotel (gostei do café) e saímos rumo aos lugares que definimos no nosso roteiro. Fomos direto para o Olympiapark, onde foi a sede dos Jogos Olímpicos de verão de 1972. Como eu já havia assistido ao filme Munique, onde conta sobre o atentado que a equipe de Israel sofreu durante os jogos, eu estava curiosíssima em conhecer o lugar.
Para chegar até lá, basta descer na estação Olympiazentrum e você já está no parque. Logo que você sai da estação, você encontra a fábrica e sede da BMW e suas atrações. Por isso, acabamos visitando primeiro o Mundo e Museu BMW (em alemão, BMW Welt e BMW Museum). O Mundo BMW é um lugar onde tem exposição dos carros da marca, lojas, restaurantes e espaço para as crianças se divertirem: o chamado Junior Campus.

Entrada do Mundo BMW.

Predio do Mundo BMW.

IMG_8959 IMG_8941 IMG_8960 IMG_8962 IMG_8957

Ana Julia brincando com o painel da Rolls Royce.
Espaço Junior Campus.
Este é um espaço no Mundo BMW para quem compra um carro da marca e deseja retirá-lo alí.

IMG_8953 IMG_8958

Continuando o passeio pela BMW, seguimos em duração ao museu. A ideia era entrar, mas daí a Ana Julia começou a ficar irritada porque estava cansada e com fome. Achamos melhor não forçar a situação e fomos em busca de um lugar para comer. No museu tem uma lancheria, mas estava lotada neste dia.

Prédio da sede e do Museu da BMW.

Carros expostos no Museu da BMW.

Então seguimos para o Olympiapark e entramos no restaurante que fica do lado da torre (Olympiaturm). Almoçamos ali e aproveitei para subir na torre, que foi construída entre os anos de 1965 e 1968  e tem 290 metros de altura. Do alto dela podemos ver todo o parque olímpico, Munique e região. A subida é feita  por elevador e a medida que vamos chegando no alto, sentimos a pressão no ouvido. Confesso que fiquei meio tonta ao ver os números dos andares andando tão rápido no painel dentro do elevador. Sabe aquele momento de desespero de quem tem medo de altura, pensar que tá subindo tão alto?

Eu e minhas amigas no Olympiapark. Ao fundo a Torre.
Parque Olímpico.
Entrada da Torre.
Vista do parque olímpico do alto da torre.
Onde eram os alojamentos dos atletas nas Olimpíadas de 1972.
Mundo e Museu da BMW vistos da torre.
Nos vidros no alto da torre a gente pode ter a noção das atrações que a gente consegue ver lá de cima.
Ventando muito no alto da torre na parte que é aberta. (No alto, tem a parte fechada, não se preocupe).

Depois de descer, o objetivo era ir para Dachau, visitar o campo de concentração. Mas a gente precisava andar rápido porque faltava poucas horas para fechar o lugar. A ideia era visitar Dachau neste mesmo dia, porque dia seguinte seria 24 de dezembro. Além de estar fechado, natal não combina em nada com o ambiente de lá, né? Daí imaginem a correria para pegar metrô e se mandar para o campo de concentração. Bom….mas como a história de Dachau é fascinante (pelo menos para mim, no sentido de atrair minha atenção e interesse por tudo que lá aconteceu), vai ser assunto para o próximo post. Aguarde!!!

Dicas:

Museu da BMW:
– Horário: terça-feira a domingo: das 10h às 18h (fechado em 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1 de janeiro)
segunda-feira: fechado
– Entrada: adultos: 10€ / grupo com 5 ou mais pessoas: 9€ por pessoa / crianças e adolescentes até 18 anos: 7€ / para quem algum ticket do Olympiapark (da torre ou Sea Life): 7€
– Local: fica no Olympiapark.
PS: dia 6 e 7 de maio de 2015 o museu estará fechado devido um evento que será realizado no lugar.

Mundo BMW (BMW Welt):
– Horário: de segunda a sábado das 7h30min às 24h
domingo das 9h às 24h
– Entrada: gratuita
– Local: fica no Olympiapark.

Olympiaturm: torre no parque olímpico, com 290 metros de altura.
– Horário: de segunda a domingo, das 9h às 24h (último horário de subida do elevador é às 23h30min)
– Entrada: adulto 5,50€  / Crianças de 6 a 16 anos: 3,50€ / Crianças com menos de 6 anos não pagam.

Sea Life: aquário (fica no Olympiapark. Não fomos porque já visitamos em Konstanz).
– Horário: segunda à sexta: das 10 h às 17h
sábado e domingo: das 10 h às 19h
fechado no dia 24 de dezembro
– Entrada: adulto 16,50€ / criança 10,95€ (desconto de 5% com o ticket da torre do parque olímpico).

Como chegar no Olympiapark:
Nós saímos da estacão principal de Munique (em alemão: Hauptbahnhof). Pegamos a linha U2, direção Feldmoching. Descemos na estação Scheidplatz e trocamos de metrô. Pegamos a linha U3, direção Moosach, e descemos na estação Olympiazentrum.
Outra forma de você chegar até a estação Olympiazentrum é pegar na  estacão principal de Munique a linha U8, direção Olympiazentrum. Mas cuidado porque esta linha não funciona todos os dias. Por isso que não fomos para lá por ela.

Estação Olympiazentrum.
Linhas de S-bahn e U-bahn.

O sistema de transporte de Munique funciona por zonas, como em muitas cidades da Europa. A região do Olympiazentrum fica na zona branca, mas como a gente já tinha planejado em ir para Dachau que fica na zona verde, optamos por comprar o ticket para um grupo de 5 adultos e poder usar o dia todo.

Veja as opções de tickets que você tem:

Tageskarten: Ticket válido para o dia todo, independente de quantos metrôs/bahn/ônibus você pegar.

• Tageskarten individual adulto:
    somente zona branca €6,20
    Munique XXL (Zona branca + zona verde) € 8,20
    todas as zonas €12,00
    para 3 dias, somente zona branca €15,50
  • Gruppen-Tageskarte (Ticket para um grupo de 5 adultos ou 10 crianças entre 6 e 14 anos):
    somente zona branca €11,70
    Munique XXL (Zona branca + zona verde) € 14,80
    todas as zonas €22,30
    para 3 dias, somente zona branca €27,10
    (aqui recomendo cuidado porque a máquina fornece somente 1 (um) ticket para o grupo. Quem estiver com o ticket, precisa guardar bem para apresentar ao fiscal, quando necessário. E todos do grupo precisam estar juntos.)
  • Kinder Tageskarte (Ticket para crianças entre 6 e 14 anos):  €2,90 (válido para todas as zonas)

City tour card tageskarte (ticket do dia) + desconto no ingresso em mais de 70 atrações turísticas

• individual adulto:
    somente zona branca, para 4 dias €39,90
    todas as zonas, para 3 dias €53,90
    todas as zonas, para 4 dias €69,90
    (aqui também é fornecido somente 1 (um) ticket para o grupo. Quem estiver com o ticket, precisa guardar bem para apresentar ao fiscal, quando necessário. E todos do grupo precisam estar juntos.)

Ticket individual (só ida ou só volta)

• adulto:
    Kurzstrecke (trajeto curto de até 4 pontos de metrô, bahn ou ônibus) €1,40
    1 zona €2,70
    2 zonas €5,40
    3 zonas €8,10
    4 zonas ou mais €10,80
  • crianças entre 6 e 14 anos:
    todas as zonas €1,30

Tickets para ir e/ou voltar ao aeroporto:

• Adulto:
    Einzehfahrtkarte (ticket individual para 4 zonas, só ida ou só volta) €10,80
    Tageskarten (ticket do dia, individual) €12,00
  • Grupo:
    Gruppen Tageskarte (Ticket para um grupo de 5 adultos ou 10 crianças entre 6 e 14 anos) €22,80

*O Tageskarte (ticket do dia) é válido a partir do momento que você compra até às 6 horas do dia seguinte.
**Você precisa validar seu ticket quando for usá-lo. Você pode fazer isso dentro dos trans e ônibus ou nas plataformas do metrô, antes de entrar no vagão. Procure as máquinas que tem escrito “tickets. O ticket individual (Einzehfahrtkarte) não precisa validar. Mais informações sobre tickets de transporte público de Munique, clique aqui.
***Os valores podem ser mudados sem aviso prévio.

Procure esta máquina para validar seu ticket. Fonte: www.sueddeutsche.de
Procure esta máquina para validar seu ticket.
Fonte: www.sueddeutsche.de

*************************************************************

Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais:

Google +
Instagram

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.