Categorias: Alemanha, Uncategorized

Reciclagem de garrafas na Alemanha

Eu sempre faço as compras do mês na Alemanha. Como moramos a 30km da fronteira, para mim fica muito prático. E além de pegar o imposto de volta, eu também aproveito para pegar o dinheiro do Pfand.

Mas o que é isso?
Pfand nada mais é que o valor que os mercados cobram sobre cada garrafa PET, de vidro ou latinha de alumínio. Isto é, ao comprar uma garrafa de água de 1,5 litros, eles cobram 25 centavos além do preço dela. E assim fazem com garrafas de vidro vendidas em engradados e latinhas de Red Bull, por exemplo. Este valor você recebe ao “devolver” as garrafas nas estações de Pfand.

É uma maneira das pessoas serem politicamente ecológicas. E é uma prática muito comum na Alemanha. Tanto que as pessoas levam sacolas e mais sacolas de garrafas PET para pegar o valor de Pfand. Eu sou uma delas. Normalmente compro água com gás e sempre levo todos os PET’s quando volto no mercado.

Isso me faz lembrar da minha infância, quando ia ao mercado e pagava o casco quando não levava a garrafa de vidro ao comprar cerveja ou refrigerante (sim…sou do tempo de guaraná de rolha!!!)

Eu sempre vou no mercado Edeka. Na máquina onde a gente deposita as garrafas, tem uma lista de preços para cada tipo de bebida.

As garrafas que tem Pfand são identificadas por este símbolo.
As garrafas que tem Pfand são identificadas por este símbolo. Foto: www.catering.de

Neste vídeo você pode ver como funciona:

Aqui na Suíça isso não acontece. Não existe o Pfand. O ponto de coleta das garrafas PET também é no supermercado, mas assim como não pagamos a mais na hora da compra, não recebemos nada na hora da devolução.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.