Nosso passeio por Einsiedeln não era só para conhecer a Igreja (Kloster). Aproveitei para pesquisar algo mais e encontrei o Museu do Lebkuchen (Lebkuchenmuseum). Para quem não conhece, Lebkuchen é um bolinho/biscoito feito de especiarias, muito parecido com o nosso pão de mel. É um produto sazonal aqui na Suíça, sendo vendido nos supermercados somente no inverno.

O museu pertence à confeitaria Goldapfel, que fica a duas quadras da Igreja. Nele estão algumas máquinas de fabricação de Lebkuchen utilizadas no início do século 20, utensílios de cozimento, documentos e todo o contexto histórico e religioso deste “bolo”. Conta a história que, os peregrinos que viajavam para o mosteiro em Einsiedeln levavam Lebkuchen como alimento para a viagem e de presente para amigos que iriam visitar. Em 1850, a especialidade foi apresentada às donas de casa da cidade e, assim, deu-se inicio a uma produção caseira do bolo na região.




O prédio da confeitaria Goldapfel é de 1896 e foi restaurado em 1997. O espaço dedicado ao museu do Lebkuchen era onde ficava a confeitaria antigamente.
Eles também fazem chocolates. Tão deliciosos quanto os Lebkuchen.


Informações sobre o Lebkuchenmuseum:
Rua: Kronenstrasse, na confeitaria Goldapfel.
A entrada é gratuita.
Para acessar o site, clique aqui. (somente em alemão)
Curto muito o maquinário antigo, mas das fotos gostei muito das formas. Delicados os biscoitinhos, não?
super delicados, Paula. E deliciosos também! 😉