Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Na Suíça, descarte errado de lixo pode ser caso de polícia

Quando a gente chegou para morar aqui, recebemos muitas informações da prefeitura, principalmente em relação à coleta e descarte de lixos. Cuidamos bastante os descartes e quando não sabemos onde colocar algo, perguntamos. Manter a ordem é o que se espera de quem vem de fora. Porque para os suíços, isso está no sangue.
Mas infelizmente, nem todo mundo dança conforme a música. E foi por conta disso que tivemos um sério problema com o lixo orgânico daqui do prédio. Acontece que os moradores começaram a colocar tudo neste container. Eu vi fraldas, papel, papelão, latas, plásticos…de tudo o que você possa imaginar.

Primeiro veio um aviso da imobiliária esclarecendo o que deveria ser colocado no lixo orgânico (parece piada, né?). A prefeitura deve ter avisado eles. Depois, foi colocado um aviso, em várias línguas, no container do lixo orgânico informando o que pode colocar lá dentro (de novo). Enquanto isso, a bagunça no lixo continuava como se nada tivesse acontecido.
Passou alguns dias, outro papel foi colado no container, destacando TUDO o que não pode colocar nele.
Como todos estes recados não adiantaram para nada, o pessoal da coleta do lixo começou a boicotar.  Quando eles encontravam sacolas plásticas cheias de lixo, eles as retiravam e deixavam no chão, ao lado do container. Imaginem o nojo que ficou!

E o que aconteceu? Nada!! O oba oba continuou. Como resposta ao abuso, a empresa de coleta de lixo deixou de recolher (e só o do nosso prédio). Ficamos mais de 2 semanas sem coleta e o lixo nem fechava mais. Nojo triplicado.

Esta semana a imobiliária mandou uma carta, mas daquelas bem desaforadas. Nela eles reforçam o desleixo com o descarte do orgânico e pede para ficarmos atentos se vermos alguém “bagunçar” o lixo. Que esta infração está sujeita a multa e podemos fazer até uma denúncia policial. Se mesmo assim nada mudar, será colocado um cadeado no container e cada morador terá uma cópia da chave.

Alguns vizinhos acham que são os jovens que passam pela rua e colocam as latas e caixas de cigarro. Mas tem morador que joga sacola alí, só para não ter que comprar o saco especial para lixo orgânico. E tenho certeza que não são suíços que fazem isso. E é nessas horas que eu entendo a revolta deles com os estrangeiros. Para variar, os bons pagam pelos ruins. E nesta, meus amigos, entra todo mundo no saco! Independente do seu país de origem. Uma pena!

 

– Infelizmente este problema não se limita ao nosso prédio.  Na maior cara de pau tem gente que deixa sacolas de lixo seco ao lado dos descartes dos vidros e alumínio. E os mais abusados deixam os vidros no chão e não se dão nem o trabalho de colocar nos containers.

Este é um lugar de coleta de vidro e alumínio. E é assim que algumas  pessoas deixam seus lixos.
Este é um lugar de coleta de vidro e alumínio. E é assim que algumas pessoas deixam seus lixos.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários

  1. Que raiva desse povo, é muita cara de pau! Pior é que neste caso TODOS os estrangeiros é que levam a fama de desordeiros e porcos! :-(. Queria muito que alguém pegasse os engraçadinhos no flagra e chamasse a polícia,rs… 🙂

    1. Bem isso Sandra….todos os estrangeiros levam a fama de não seguir as regras. Espero mesmo que esta situação acabe e/ou que descubram quem está fazendo isso.

  2. Poxa, nao deve ser dificil descobri o cara de pau e enviar pra ele diretamente um aviso do cumprimento das normas. Estou saindo do passeio a Suica e achei tudo lindo….porem ha lugares que esses cara de pau enchem o, chao de ponta de cigarro…como as meninas fumam….uma pena.

    1. Wilma…eu ainda não consegui descobrir quem é. E os meus vizinhos também dizem que não viram nada. Mas estou de olho! 😉

      Sim…tocos de cigarros tem bastante. Principalmente nos trilhos dos trens. O pessoal joga tudo lá antes de subir no trem. Sacanagem!!!!

    1. oi Maira, as rolhas de cortiça nós descartamos no lixo onde fica os bombeiros aqui de Nussbaumen. Somente lá tem descarte para elas. Sugiro vc procurar no site da prefeitura da sua cidade e ver informações de descarte de lixos. No site daqui tem onde colocar cada coisa. Acredito que talvez esta informação no site de onde vc mora. ok? Mas no lixo orgânico não é.