Categorias: Escola, Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Toda regra tem sua exceção – Lanche no Kindergarten

Hoje, pela primeira vez, a Ana Julia pôde levar chocolate de lanche para a escola (o que eles chamam de Znüni). Mas por uma causa especial. Hoje também é a primeira vez que a turminha dela faz uma “excursão”. Eles irão para Baden, de ônibus (de linha normal e não um exclusivo para eles), onde poderão brincar e fazer “churrasco” juntos (churrasco para a Ana Julia é salsicha assada e será o almoço deles). Só voltarão para casa de tarde. Programa bem suíço.

O lanche de hoje e o detalhe do chocolate. Para beber? sempre água.
O lanche de hoje e o detalhe do chocolate. Para beber? sempre água.

E como é um acontecimento especial para a turma, as professoras liberaram para lanche da manhã um chocolate (pequeno) ou chips.  Como minha filha é chocólatra (a fruta não cai longe do pé) ela achou o máximo levar chocolate de lanche e ainda fazer o “churrasco”.

 

Ana Julia toda faceira indo para a escola.
Ana Julia toda faceira indo para a escola.

Nestas horas que a gente vê que criança se contenta com pouco e com coisas bem simples. Tenho certeza que ela irá adorar o passeio. E a mãe aqui começa a cair na realidade que a filha está crescendo.

 

A turminha saindo para o passeio. Algumas mães levaram seus filhos na escola para acompanhar o momento. Eu fiquei da janela cuidando.
A turminha saindo para o passeio. Algumas mães levaram seus filhos na escola para acompanhar o momento. Eu fiquei da janela cuidando.

É….hoje eu também tenho a minha primeira vez. A primeira vez que não colocarei o prato da Ana Julia na mesa para o almoço. Tão estranho!
Meu bebê cresceu e nestas horas é que eu percebo. Difícil para uma mãe cair na realidade, né? 🙂

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários

  1. Você sentirá muita falta quando ela entrar na adolescência. Por mais perfeitos que os pais tenham sidos, parece que os filhos esquecem e só ligam pros amigos.
    Não sei se na Suíça será diferente. Pelo comportamento de uma galerinha bem juvenil que vi em Montreux este ano, muda muito não!!!
    Mas o importante mesmo é a gente fazer nossa parte bem feita.

    1. A adolescência é uma fase complicada mesmo né, José Eduardo? E como vc citou, acho que independe do país onde se mora. A rebeldia e o distanciamento dos pais sempre acontece. Eu lembro que fui muito rebelde nesta idade. Sem causa, claro!
      Como vc disse, continuamos fazendo a nossa parte.

      Abraços,

  2. Que emocao! Muito verdade o que voce disse sobre crianca ficar feliz com pouco! Acho isso lindo
    Lembro direitinho desses passeios com o colegio quando eu era crianca..nas noites anteriores eu nem dormia direito de tao ansiosa hahaha
    Que epoca boa! Da muuuuuuita saudade

    1. Ai Sarah….muita emoção mesmo!! Meu coração de mãe ao mesmo tempo que fica apertado, consegue entender que isso é natural. Essa “independência” todos nós precisamos. Mas para as mães fica mais difícil de assimilar. 😉
      Nada como um dia depois do outro!!!

      E eu também lembro dos meus passeios na escola. Para mim eram fantásticos! Adorava muito!!!!