Categorias: Möhnesee/Soest, Uncategorized

Möhnesee e Soest – de passeio a corte de cabelo!

Continuando os posts da viagem pela Alemanha, hoje eu conto um pouco de como é a cidade onde moram nossos amigos: Möhnesee.

Distante a 120 km de Düsseldorf, Möhnesee é banhada pelo lago que se forma com as águas do Rio Möhne (que tem a nascente na cidade de Brilon).  Entre 1908 e 1912 foi construída a barragem no lago. Porém, em maio 1943, durante a II Guerra Mundial, ela foi destruída.  Em outubro do mesmo ano começaram a reconstrução dela.

Barragem de Möhnesee

É lindo o lugar – Möhnesee
Mapa da região de Möhnesee

Vizinha da cidade de Soest, Möhnesee era distrito dela até 1969, quando se emancipou.

O município tem no lago sua grande atração turística, onde é possível pescar, tomar banho, praticar mergulho e velejar. Há restaurantes a beira do lago que são um encanto. Além disso, para quem gosta de caminhadas tem a opção de passear pela Floresta Arnsberg, que também fica a beira do Möhnesee.

Floresta Arnsberger, Möhnesee

Conhecemos também Soest que tem mais de mil anos de história e que na Idade Média foi uma das mais  importantes cidades da Europa Hanseática. Um parêntese para explicar que a Europa Hanseática foi uma aliança econômica  das principais cidades comerciais e seus mercantes, que dominaram o comércio ao longo da costa norte do continente europeu. Isto entre os séculos 13 e 17.

Centro de Soest. O prédio que parece uma igreja é na verdade o museu Wilhelm-Morgner-Haus.

O centro de Soest é muito aconchegante e me lembrou muito Blumenau.

Igreja São Pedro, Soest.
Prédio em estilo enxaimel. Soest, mas parece Blumenau!!
Modelo em Bronze do centro da cidade de Soest, para deficientes visuais.

Mas o passeio não se limitou a caminhadas pelo local. Foi lá que eu acabei cortando meu cabelo. Minha amiga, com a ajuda de outra amiga brasileira (olha a corrente!!), marcou um horário num salão para mim. Para terem noção, um corte feminino na Suíça custa em torno de 60 francos (falta coragem para gastar tudo isso num corte). Lá eu paguei 25 euros. É muita diferença. E adorei o cabeleireiro. Ele foi show de bola e sem querer deu aula gratuita de alemão para nós duas. Se fosse mais perto da minha casa, eu me tornaria freguesa assídua. 🙂

Vocês não imaginam a minha felicidade! Pois para quem cortava o cabelo somente nas férias no Brasil, isso foi uma grande realização. A minha vaidade agradece!!! 🙂

Matando a vontade de cortar os cabelos!
E assim ficou o corte!! Adorei!

Para quem quiser informações turísticas sobre Möhnesee, pode clicar aqui.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

      1. Já tive o prazer, em 2010, de conhecer esse lugar (Möhnesee) tão bonito!
        Eu estava situado em um hotel perto do lago, mas não fazia idéia que existia esse lago e nenhum alemão me contou desse lugar! (Estava numa reunião do coral da minha família de intercâmbio)

        Quando sai para passear, eu me deparei com essa barragem imensa, num por do sol lindo e uma tarde fria. Parecia que eu tinha encontrado Deus.

        No dia seguinte tive que voltar, porque no dia anterior não tive a oportunidade de ficar muito tempo, porque já era tarde. Passeei por todos os cantos do lado, inclusive nessa trilha que você tirou fotos!

        Tenho um sonho de voltar para esse lugar com a minha família, mas você pode me dizer que atrações têm por perto desse lago? esse centrinho que você foi fica ao lado do Moehnesee?

        Muito obrigado, e fico ansioso por uma resposta.
        Beijo

        1. Oi Henrique,
          muito legal este lugar né? Eu adorei também!!

          Este centro que eu mencionei no post é da cidade de Soest, que fica a 11 km de Möhnesee. No final do post em o link sobre as atrações turísticas de Möhnesee. Vai te ajudar bastante. E nesta época de calor, sempre tem algum evento acontecendo.

          Abraços,