
Recebi um material que considero interessante de um grande colaborador do blog (thank you pai!). Relata sobre um experimento da Red Peak Branding, feito em NY, mais especificamente no bairro do Soho no qual eles tiraram uma foto por dia de uma bicicleta, toda equipadinha, presa por um cadeado durante 365 dias
Imagine você: alguém vai as compras, prende sua linda bike e … não retorna por um ano. O que chama atenção para mim porém, é o fato de que a mesma permanece intacta por 230 dias! Entretanto, a partir do momento que alguém tira algo da mesma, existe um pensamento coletivo que realmente ela foi abandonada e vira objeto de ” domínio público” e em 40 dias ela é completamente desmantelada.
Não sei ao certo o que isso pode dizer sobre os novariorquinos ou que adotaram a cidade (honestos ou somente esperando a hora certa?). Ou talvez esse é um comportamento humano comum, se não é de ninguém é meu, e aconteceria em qualquer lugar do mundo, exatamente igual (?).
Enfim, confira o vídeo abaixo:
Paty…sabe que aqui na Suíça é comum o pessoal abandonar suas bicicletas no “estacionamento” delas nas estações. Mas depois de 180 dias a polícia coloca um recado na bicicleta e informa que em 7 dias ela será retirada dali.
Infelizmente há pessoas que usam isso para se livrar das bikes, mesmo tendo um lugar para recolhê-las.
Interessante a visão do acontecimento…
Em BsAs, na época que vivi lá, as pessoas abandonavam os carros na rua…velhos ou com muitas multas…que já não podiam rodar…Porque não existiam ferros-velhos, e as pessoas tinham que pagar uma taxa para deixar os carros em algum depósito do estado…Cada uma…Beijos!
Oi Paty,
A historia me parecia familiar, e depois conversando com uma amiga, olha só … beijo e tudo de bom
É, a Teoria da Janela Quebrada é usada no direito penal:
http://www.jefersonbotelho.com.br/2009/08/15/teoria-das-janelas-quebradas-a-desordem-e-a-criminalidade/