Quem viaja com certeza quer provar alguma comida do país que irá visitar, né? Os pratos típicos fazem parte da descoberta do lugar. É uma forma de guardar lembranças por onde andamos. E a Suíça tem pratos deliciosos que receberam a influência de países vizinhos como Alemanha, França e Itália. Confira esta lista e experiente quando vier ao país.
1) FONDUE DE QUEIJO
Com certeza este é o prato mais lembrado quando se fala em Suíça. Mas quero te dizer que o fondue daqui é o de queijo, normalmente preparado com os queijos Gruyère, Vacherin ou Appenzell. No mercado é fácil encontrar os pacotes prontos com os queijos já ralados, tendo somente que adicionar vinho branco, noz moscada e pimenta. O fondue é feito na “Caquelon”, uma panela de cerâmica. O fondue é acompanhado por pão e batata.
2) RACLETTE
Mais um prato preparado com queijo. A Raclette é o queijo derretido que você come com alguma conserva (pepinos, cebolas, milho) e com batata cozida. É na racleteira que colocamos os pedaços de queijo para que ele derreta.
3) RÖSTI
Esse prato é a batata ralada. Pode ser misturado com queijo, bacon e ainda ser servido com um ovo frito em cima. Como acompanhamento você pode ter carnes e salsichas.
4) CERVELAS
Uma das comidas típicas mais populares é a cervelat. Cervelat é uma salsicha recheada com carne de gado ou porco. É fácil encontrar cervelat para vender em festas de ruas ou barraquinhas espalhadas pelas cidades. Ela vem acompanhada de pão rústico e você pode escolher se deseja catchup e/ou mostarda.
5) ÄLPLERMAGRONEN
O Älplermagronen é um prato típico dos alpes suíços. Ele é preparado com macarrão, batata, creme de leite e queijo. Dependendo da região, também são adicionados presunto ou bacon. Para acompanhar vem uma compota de maçã que você mistura ao Älplermagronen.
6) ZÜRICH GESCHNETZELTES
Essa é uma comida típica de Zurique. O Geschnetzeltes é muito parecido com o strogonoff. Feito de carne de vitelo, cogumelos e um molho preparado com creme de leite, limão e vinho branco. Tem como acompanhamento o Rösti.
7) FILETS DE PERCHE À LA MEUNIÈRE
Uma especialidade da região do cantão de Vaud, que é banhado pelo lago Léman, é o Fillet de Perche. Perche (Perca, em português) é um peixe encontrado nos lagos da Suíça e preparado com vinho branco (da região de Lavaux). Maravilhoso!
8) FILETTI DI PESCE PERSICO ALLA BISSONESE COM RISOTO DE QUEIJO PARMESÃO.
O peixe Perca também é encontrado nos pratos da região italiana da Suíça. O risoto de queijo parmesão com o peixe perca frito é bom demais. Bissone é uma cidade em Ticino, perto de Lugano.
9) LUZERNER CHÜGELIPASTETE
Típico da região de Lucerna, o Chügelipastete é feito com massa folhada, recheado com carne de vitelo e linguiça de porco, com um molho de cogumelos, creme de leite e vinho branco (ou suco de maçã). Pode ser acompanhado com legumes ou arroz.
10) GERSTENSUPPE
Este prato é a sopa mais famosa do cantão de Grisões (onde fica St. Moritz, Davos). Pode ser feita com carnes e vegetais, mas o ingrediente principal é a cevada. E é a textura da cevada (Gersten, em alemão) que torna esta sopa maravilhosa. Outros ingredientes são: bacon, alho-poró, repolho, cebola.
*************************************************************
Se você quer conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu passeio, saiba que eu posso te ajudar a tornar sua viagem fácil e prazerosa de fazer.
Temos uma equipe de guias para acompanhar você em seus passeios ou, se preferir, posso fazer o seu roteiro.
Basta clicar aqui abaixo, para mais informações:
Eu quero um tour com guia brasileiro
Eu quero um roteiro personalizado
Tudo muito prático e sem dor de cabeça!! Entre em contato e faça um orçamento.
Dica de viagem:
Para reserva de hotel, eu recomendo o Booking.com , pois sempre reservo por ele e tem muitas opções com preços variados.
Quem deseja alugar um carro, o site da rentcars mostra as opções de várias locadoras. Assim, você pode escolher o preço e o modelo que melhor desejar.
Achei um ótimo Sait, além de ser muito bem informado.