Todo fim de ano a gente passa no Brasil. Mas em 2014 foi diferente. Por causa das férias da Ana Julia (podemos pedir extensão das férias somente 3 vezes até ela chegar na sexta série. E ela está apensa no segundo ano do jardim de infância) e porque dezembro as passagens são mais caras e no Brasil é aquela doideira nas estradas e nas praias de tanta gente, resolvemos passar natal e ano novo aqui pela primeira vez. O bom é que não passamos sozinhos. Tivemos a companhia de amigos queridos que vieram do Brasil e ficaram um mês conosco. Na verdade era uma prova se a amizade era verdadeira mesmo. Porque um grupo de 6 adultos e duas crianças de 5 e 6 anos conviverem durante um mês e ainda viajarem juntos, sem estremecer a “relação”, só para quem sabe das nossas manias, loucuras e que conhece a gente há muito tempo mesmo!!! E o melhor (ou pior) continuam nossos amigos mesmo assim!!
O roteiro foi feito pelas mulheres. Desde agosto montando ele e em setembro fechamos os hotéis. Final de ano as diárias são bem caras em qualquer um dos lugares que visitamos. E quando achamos os lugares com valores que agradaram a todas, foi uma doideira. Escolhendo o hotel por whatsapp e enviando a tabela com todo o roteiro via email.
Para começar a aventura, a ideia foi passar o natal em Munique. Mas faríamos o caminho via Innsbruck (Áustria), onde chegamos num dia e saímos no outro.
Em Munique ficamos mais tempo. Adorei a cidade e pretendo voltar. Quem sabe na Oktober, né? Aproveitamos que estávamos por lá e visitamos o campo de concentração em Dachau. Um lugar pesado para uma época natalina, mas como eu adoro tudo sobre primeira e segunda guerra, não poderia perder a oportunidade.
Depois passamos uma noite na casa de um amigo alemão, que mora a 60 km de Munique. Ele, a esposa e a filha nos receberam com muito carinho. No dia seguinte, voltamos para casa e demos um tempo para descansarmos. Confesso que não tenho mais pique para fazer viagens mais que uma semana ficando em hotel, saindo de uma cidade para outra. Ainda mais com criança. Pelo visto a idade me pegou mesmo. Ainda mais quando se pega uma tempestade de neve na autoestrada e a pessoa nem pisca com medo de perder o controle do carro.
A parte da viagem para comemorar o ano novo foi em direção à França. Começamos por Riquewihr, na região da Alsácia. O lugar é um vilarejo na região dos vinhedos e tem uma ruazinha muito fofa que é a atração de lá. Achei uma graça!! E a decoração de natal estava encantadora.
Seguindo o roteiro, fomos para a Disney Paris e Paris. As crianças amaram a Disney (não só as crianças, né?). As mamães ficaram acabadas, mas também se divertiram. E a gente também almoçou com as princesas por lá. No dia seguinte, fôlego e dorflex para um passeio por Paris, que estava LO TA DA no último dia do ano.
Bom…este post é só para dar um gostinho do que vem por aí. Nos próximos contarei os detalhes sórdidos de cada lugar.
Aproveite para acompanhar o Pelo Mundo Blog pelas redes sociais: