Zug fica no centro da Suíça e é a capital do cantão que tem o mesmo nome. Sua história começa no ano de 4000, antes de Cristo. Zug em alemão é trem. Mas acredita-se que o nome da cidade surgiu da palavra Fischzug (pescaria), porque o lago que banha o lugar (Zugersee) era a grande fonte de alimentação para os habitantes da região, quando esta começou a ser povoada.
Em junho de 1352, Zug passou a fazer parte da Confederação Helvética (até então composta por Zürich, Luzern, Uri, Schwyz e Unterwalden).





A parte antiga da cidade fica à beira do lago. Nela está a prefeitura e a torre do relógio (Zytturm). A torre foi construída em 1557 e em 1574 foi instalado o relógio.




Esta parte da história de Zug é muito bonita e coisa e tal, maaaaas o que me levou até lá foi a famosa Kirschtorte (torta de cereja). A região é conhecida por ser produtora de cereja. A fruta, assim como a torta, são patrimônio culinário da Suíça. Ultimamente a plantação de cerejeiras tem diminuído e, por conta disso, foi lançada em 2008 a campanha 1000 cerejeiras para Zug. Os produtores de cereja se uniram através desta campanha, que tem como objetivo preservar a Kirschtorte como um patrimônio histórico e, através dela, promover a imagem do cantão de Zug.

Bom…voltando à torta de cereja, ela completa 100 anos em 2015. A receita já sofreu algumas alterações. Ingredientes foram substituídos e houve melhoria na produção. Uma das mudanças foi a adição de Kirsch (é tipo uma cachaça de cereja, com 40% de álcool). Com o tempo, a proporção de licor aumentou de forma constante. Optou-se adicionar álcool para não colocar aroma (para mim, isso é uma baita desculpa para a galera “beber” sem parecer bebum. Porque a torta tem um gosto beeeeem forte de licor). Entre os famosos que apreciavam e apreciam a torta estão: Charlie Chaplin, a atriz Audrey Hepburn e o Príncipe de Liechtenstein. E para o Vaticano são enviadas tortas regularmente, destinadas ao Papa.

Esta torta de cereja foi patenteada em 1943 e pertence à confeitaria Treichler. Nesta confeitaria tem um mini museu que mostra um pouco da história deste famoso doce de Zug.


Informações turísticas sobre Zug, clique aqui.
Informações sobre a torta de cereja, clique aqui.
O endereco da confeitaria Treichler, onde eu comi a torta de cereja, é:
Bundesplatz 3, 6304 Zug
– O cantão de Zug também é conhecido por ser o cantão que tem a menor carga tributária do país.
Quero um pedaço da tortaaa!!!!! Tudo muito lindo, mas a tua copanheirinha, da vontade de esmagar com a sua mochilinha nas costas! Beijooo
Luuuu…quando vcs vierem te levo lá!!! A Ana Julia adora passear. Ainda bem! Claro que o passeio demora beeeem mais com ela. Mas fico feliz que ela também aproveite o lugar.
Beijos