Para quem veio de uma cidade extremamente muito úmida que é Jaraguá do Sul – SC, este clima da Suíça é praticamente de deserto. Mesmo com o inverno longo e muita neve, o ar é bastante seco. Para terem uma ideia, no inverno eu abro a casa uma vez ao dia para troca de ar. Durante os 10 minutos de janela aberta (contados no relógio, porque sou esposa de engenheiro) a umidade fica abaixo do considerado normal. Nós temos um higrômetro (ok, eu confesso que tive que buscar na internet para saber o nome do aparelho que mede a umidade) no quarto e ele baixa rapidamente neste pouco tempo que a casa está sendo arejada.
E no verão é aquela sensação de sol queimando, com temperatura de 25 graus.
O que ajuda é o umidificador (herança dos amigos Adriana e Yales, que já voltaram para o Brasil) e, em último caso, toalhas molhadas penduradas nos aquecedores. No inverno fica pior porque os aquecedores secam ainda mais o ar dentro de casa. O nariz sangrando é o primeiro sinal de que o negócio está ficando feio.

Mas como desgraça pouca é bobagem, tem também o calcário na água para ajudar a secar a pele. A água da Suíça (e de outros países da Europa) tem bastante calcário. Foi isso que me fez chegar a conclusão, de que a fama de não gostar de banho do europeu está na água. Tudo bem que tem uns que exageram. Mas meu marido e minha filha são provas de que tomar banho muito demorado, não é bom.

Logo que chegamos aqui, a Ana Julia tinha 2 meses e meio. Ela tomava (e sempre tomou) banho todos os dias e eu ainda usava shampoo e sabonete para lavá-la. Não demorou muito e apareceram umas manchas vermelhas no lado da barriga dela. Em uma das consultas de rotina, falei para a pediatra sobre a mancha. Ela perguntou na hora se eu dava banho nela todos os dias. Gente, na hora eu me senti ofendida!!! Respondi que sim (louca para dizer: “mas é óóóóbvio!!!!”). Foi quando ela me disse que a mancha era porque a pele da minha filha estava seca por causa do shampoo e do sabonete. Na hora começamos uma negociação. Ela tentando me convencer de dar banho UMA vez por semana e eu dizendo que minha religião não permitia (mentira….eu disse que não abria mão de dar banho diário nela). Daí ela queria que fosse só com água, mas no final consegui manter o sabonete e jurei que o banho seria de gato, praticamente.


Nestas horas a gente houve que no Brasil temos este costume por causa dos índios, que banho diário não é necessário, bla bla bla bla. E só para lembrar vocês que isso aconteceu no VERÃO, tá?
Para a Ana Julia ela receitou um creme que contem uréia na composição. Portanto, se você também tem a pele seca, busque um creme que tenha uréia.
Já para o marido, praticamente nada resolve. Ele tem coceiras intensas. Fica com a pele mais grossa, como se tivesse alergia. Ele sofre com o inverno. No verão ele também tem, mas bem mais leve.
Podem achar que sou fresca, mas eu lavo a louca de luva. Já lavei sem e meus dedos ficaram cortados. Porque a mistura de detergente de louça, água quente e calcário estavam sendo mais fortes que o creme para as mãos.

Com esta maravilha de ambiente, os cremes do Brasil não fazem nem cóssegas na pele. São muito aguados. O creme precisa ser beeeeeem oleoso para dar conta do recado. E pode saber que o cabelo oleoso do Brasil vira seco aqui.


E se você perguntar se é possível beber esta água, eu digo que não achei nada que dissesse o contrário. Já bebi bastante a água da torneira, mas confesso que ando com nojinho e agora compro a mineral.



Portanto, se você vem morar na Suíça, prepare-se. E para quem vem turistas, já sabe que vai precisar comprar creme de pele, cabelo e de mão.
Eu sou de Joinville e sei exatamente do clima que vc está se referindo…rsrs. Prefiro o clima seco. Sempre existe o produtos adequados para o resolver o problema, enquanto nós aqui…temos que conviver com o mofo. Fora o desumidificador que agora vem nos ar condicionados split, não temos produtos adequados para nosso clima. Um grande abraço.
Raquel….vc é de Chuvaville? Hahaha menina, mofa tudo né? Neste caso é bem melhor mesmo um clima seco. Mas para vc ver, nada é perfeito!
E essa de ter desumidificador no ar condicionado? Adorei! Isso não tinha quando morei em Jaraguá.
Abraços,
Caramba, Ana!! Não sabia disso!! Eu, que tenho pele oleosa e espinhas até hoje, ficaria feliz em tomar banho com essa água daí!!
Mas, brincadeiras à parte, é bem provável que os europeus não gostam de banho por conta do calcário mesmo, da alergia que deve provocar e tal!!
Vou espalhar essa notícia!
Beijooo.
Viu Carol…eles tem motivos para ficarem sujinhos!!! 🙂
Beijos
Muito interessante as informações por você aqui providas. De fato muito úteis.
Embora não eu seja uma pessoa viajada como você, também me considero uma pessoa culta e tenho vários uns contatos pelo mundo afora. Entendo a sua frustração. Por mais parecido que um país possa parecer com seu de origem, sempre haverá diferenças, umas gritantes, outras muitos sutis.
Não, você não é “fresca” de forma alguma, utilização de luvas deve ser visto como item de higiene e cuidado pessoal, não o contrário. De fato, eu já sabia da diferença da qualidade da água em relação ao Brasil, sem contar o custo. Até onde sei o custo é mais elevado, por ela ser mais escassa na Europa.
Embora costume-se associar o hábito do banho a higiene pessoal, também é verdade que o banho em excesso, ou quente demais seja prejudicial. Nesse caso, o que seria normal no Brasil já é considerado excesso, considerando a diferença na qualidade da água. A médica provavelmente estava usando a razão – algo que se espera, no meio científico – na questão da banho, por estar ciente das particularidades da água na região.
Abs.
Bem isso Rodrigo! O hábito do banho no Brasil e aqui são por causa do clima. A diferença é que são hábitos opostos como vc mesmo mencionou!
Muito doido isso. E assim se justifica ao cuidado com o excesso de banho por aqui.
Abraços,
Ana … preciso de uma dica sobre meias de compressao sigvaris .. vc pode me passar seu email .. obrigada ;.. Patrícia Lara
Oi Patrícia, pode escrever para contatopelomundoblog@gmail.com
Abraços
Ana
Oi Ana!!!
Queria ver se tens algumas dicas para SALVAR meus cabelos…
Digo isso, poruqe, no BR, nunca precisei me preocupar muito com eles, usava shampoo pantene e condicionador da mesma marca e óleo de argan nas pontinhas de vez em quando… era MUITO fácil de cuidar deles..
Aqui, eles sofreram um pouco, mas na minha última ida ao BR (outubro de 2014) cortei eles curtos e agora estou deixando crescer novamente.. mas estão EXTREMAMENTE finos e “elétricos” – quando escovo os cabelos eu pareço um girassol/leão ficam quase todos parados no ar…
Ou seja, não sei lidar com esses “novos cabelos” pois eles sempre foram encorpados e raramente tinham Frizz… mas agora TODOS estão frizz.. parece que levei um choque! :p
E quanto ao cálcio na água, sabes se existe um filtro para o chuveiro?
Desde já, grata pela atenção, bjs e bom 2015!
oi MAira, sobre filtro para chuveiro eu nunca vi. O que eu sei é que tem shampoo anti calcário. A Garnier tem, da linha Fructis. Dá uma olhada neste post da Chris, que também mora na Suíça: https://morarnasuica.wordpress.com/2013/08/15/produtos-para-os-cabelos-na-suica/
Acho que vai te ajudar.
Beijos,
Obrigada… vou testá-los tb.. agora acabei de adquirir um shampoo e condicionador da Khiels sem sulfatos, parabenos e silicones e comprei um pente de carbono para evitar o frizz adquiri na Globus de Basel.. tem dado certo… se achar algo sobre o filtro, eu comento tb…
Novamente obrigada pela tua disponibilidade! bjs!!!
Mais uma pergunta, heheheh, esse calgon, deve ser usado mesmo quando a máquina de lavar for compartilhada? e funciona como? devo colocar junto com a roupa que será lavada?
Maira, nunca usei na máquina da lavanderia do prédio onde eu moro. Nem sei como eles limpam o calcário da máquina. Acho que isso fica de cada usuário. Se vc quer usar, sugiro perguntar pro Hauswart do seu prédio. Ok?
Eu acho que deve ser junto com a roupa usada. Isso também não sei te afirmar. Mas na embalagem deve ter alguma informação sobre isso. Se vc descobrir, me avise! 🙂
Obrigada pela resposta.. vou tentar descobrir e, quando souber, venho aqui falar!!!!
e sobre a perguntinha acima, tens alguma ideia?? sabes se existe algum filtro pro chuveiro?
Que interessante,Ana! Sempre tinha ido para a Suíça no verão e esse ano fui no inverno e sempre que terminava de tomar banho eu ficava com muitas manchas vermelhas e sentia muita coceira … Mas demorei a relacionar com a água sempre culpava a tonelada de chocolate que eu comia kkkkk Pretendo ir definitivamente próximo ano mas estou com medo de ter novamente “alergia a águakkkkk dá p ficar sem banho diário …. kkkkk Seu blog é ótimo… Estou a umas três horas lendo tudo… Ainda meu Deus dai-me coragem de ir morar nessa terra linda kkkk meu noivo é suíço , mas sou uma brasileira nordestina que ama sol e praia kkkkkk Beijos linda , não deixe de nos dar essas dicas ! 😉
Calma Fernanda….tudo se ajeita. Vc já conhece o país…então, boa parte da adaptação já está feita. 🙂
Boa sorte para vc e seja bem vinda, em definitivo, na Suíça.
Beijos
Olá Ana Luiza
Pena que não li este post antes. Fiz uma viagem para alguns países da Europa e quase morri de coceira, a minha pele do corpo ficou super grossa e esfarelando. Voltei há uns 20 dias e continua grossa, a coceira diminuiu, mas não acabou, vou ter que ir ao médico e talvez tomar algum anti-alérgico. Mesmo tendo hábito de usar hidratante, como você falou, os cremes daqui não fazem nem cócegas, percebi a diferença até no creme nívea para o corpo. Minha filha teve o mesmo problema, mas em intensidade menor, agora a pele dela acho que já acostumou porque ela está morando fora há quase um ano. Já minha cunhada e sobrinha, que viajaram comigo, não tiveram esse problema. Cheguei a me ferir de tanto coçar. Mas obrigada pelas dicas, servirá para uma próxima viagem.
Que pena mesmo, Eunice. Meu marido e meus filhos ainda sofrem com a pele seca, mas agora menos com estes cuidados.