Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças), Uncategorized

Obsiga – uma festa em Obersiggenthal

Toda cidade que se preza tem um feira para mostrar o que o lugar tem para oferecer. E aqui em Obersiggenthal não é diferente. Só quero fazer um parênteses para explicar que Obersiggenthal é a região onde a gente mora. Ela reuni algumas Dorfs, como Nussbaumen e Kirchdorf, e tem 8.421 habitantes. Tudo começou no ano de 1120 (antigo prá caramba!!).

No início de outubro teve um feira/festa chamada Obsiga, que acontece de 5 em 5 anos. O evento aconteceu na escola que fica aqui do lado de casa, pois os alunos estavam nas férias de outono. Fomos todos os dias passear na festa e a vizinhança também. Fiquei até impressionada como tem coisas aqui na região, como empresas, produtos, que eu ainda não conhecia. Na verdade eu percebi mesmo que eu só conhecia as que faziam comida (oi?).  Apesar do evento ser aqui em Obersiggenthal, havia empresas de outras cidades como Turgi, Untersiggenthal….o negócio era grande mesmo (com as devidas proporções, claro!).

Nossa rua virou estacionamento.

Entrada da festa.

O que a gente achou interessante foi a quantidade de pessoas. Nada de tumulto, nada de muita gente. Era como passear no calçadão (o daqui) num dia de semana. Tudo bem tranquilo. A gente até achou isso bem estranho, já que a festa não é anual. Mas conversando com uma vizinha nossa, que é da Sérvia mas mora aqui há 15 anos, ela disse que a falta de público era por causa da crise. Que em outros anos a festa era lotada e tinha muita gente participando. Sinceramente, eu achei bem estranho isso e até me assustei. Eu sempre considerei o suíço um povo bem reservado para tudo, principalmente para o dinheiro. Mas agora eles superaram a minha expectativa. Realmente a galera resolveu não sair de casa para não gastar. Será que um dia eu conseguirei ser assim??

Este jardim feito por uma empresa que cuida de jardinagem estava lindo. Este lugar onde foi feito o lago é tipo uma concha acústica, com lugar para sentar e assistir algo. Os caras fizeram um baita trabalho e ficou muito bonito mesmo!
Outra foto do jardim.
Empresa que coleta o lixo.
Quem quisesse podia fazer teste drive de bicicleta elétrica.
Uma empreiteira colocou um espaço com areia e ferramentas para as crianças. Adivinha onde minha filha foi parar???

E festa de suíço é assim: caipirinha custa 12 francos, um pedaço de pizza custa 5 francos e uma salsicha com pão seco custa 10 francos. O valor da caipirinha eu até entendo, mas o da wurst é difícil de engolir como o pão que acompanha ela.

Enfim…que venha a próxima Obsiga em 2017.

Para quem quiser ver o site da festa, clique  aqui.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Muito interessante Aninha! Mas o ponto máximo vou admitir que foi a Ana Júlia com “a mão na massa”!!!! Linda! Figurinha! Saudades de você! Beijoooo, Lu