Categorias: Curiosidades & Diferenças, Uncategorized, USA (Curiosidades & Diferenças)

Tá chegando Irene por aqui gente!

A coisa está pegando fogo por aqui nos “Isteites”!

Terremoto durante a semana, furacão esse fim de semana…. uiiii, que medo!

Brincadeiras à parte, o verão novaiorquino nessas últimas semanas tem sido atípico e dado uns sustos no pessoal da costa leste.

Vou tentar passar o que estou vendo por aqui em termos de preparação, comportamentos e visão de como lidar com desastres naturais.

Estamos com a televisão ligada direto, até para entender melhor como reagir. Para não sub ou superestimar o que está acontecendo, que nós como brasileiros, e agraciados por uma natureza muito gentil, não somos acostumados a lidar.

Desde o início estamos recebecedo uma sorte de informações sobre o que pode acontecer. Das 10 possíveis rotas traçadas para o Furacão Irene, 5 passam por Nova Iorque.

Como é uma situação sem precendentes na história da região, e com a experiência do Katrina em 2006 que destruíu New Orleans, o governo americano está tomando todas as precauções necessárias e imagináveis para evitar mortes e minimizar estragos.

Imagem da costa leste prestes a chegada do Furacão Irene!

Nossa viagem de férias para o Canadá que estava marcada para hoje, foi cancelada, não só por vontade própria, mas também porque os aeroportos foram fechados. Nada de metrô, trem, muitas rodovias da região fechadas. Áreas evacuadas e muitas recomendações.

Entre elas:

  • Abastecer a casa com água e comidas não perecíveis – os supermercados estavam sem nada de frutas e com as prateleiras vazias ontem.
  • Encher a banheira de casa com água (em caso de falta água)
  • Comprar lanternas e baterias (ontem não encontramos nenhuma para vender. Vamos no método antigo. Fósforos e vela!)
  • Não sair de casa em hipótese nenhuma hoje à noite e amanhã durante o dia (risco de quedas de árvores)

Basicamente isso, já que nossa região não é rota direta do furacão, mas outras que são, tem diversas outras recomendações ou mesmo ordens do governo.

Hoje de manhã, numa reportagem, o reportér estava comentando que ainda via algumas pessoas fazendo jogging na praia de Atlantic Beach (área de evacuação obrigatória) e que ele havia entrevistado um senhor que disse que não iria sair de jeito nenhum. De acordo com a reportagem, o governo avisa que quem não sair até uma determinada hora, fica por conta própria, sem ajuda, até tudo passar.

Ou mesmo, como uma autoridade comentou, se for ficar numa área de evacuacão, faça um favor para as comunidades: coloque um bilhete com seu nome, endereço, social security (identidade) dentro do sapato esquerdo para facilitar a identificação do corpo! Uiiiiii!

Eles têm dito a quatro ventos que preferem errar pelo excesso de zelo que pela falta. Certo não?

Sem demagogias, acho que nossas autoridades no Brasil podiam aprender algo com isso.

P.S.: 11:35h – Acabaram de anunciar a primeira morte em função do furacão nos EUA, por causa de uma árvore que caiu em cima de uma pessoa.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários

  1. Oi Patrícia,

    Muito obrigada por postar este update. Assim como quando houve a tragédia aqui em Blumenau, a gente fica de longe imaginando o que está acontecendo. Espero que vocês fiquem bem e em segurança e que tudo passe depressa.

  2. Oi Paty… que pena que as ferias de voces foram canceladas… mas nao faltarao oportunidades! Nos tambem ja estamos com o kit furacao pronto e tambem ja avisamos nossa familia que, caso nao estejamos online, eh porque estamos sem energia… assim ninguem fica preocupado e nem pensando o pior! Beijos pra voces e se precisar de alguma coisa, eh soh chamar!

  3. Oi Patricia,
    Estou confiante para que nada de mais grave ocorra por aqui embora tenha tomado as providencias necessarias que foram recomendadas. O que indica eh que Irene tem perdido forca e isso eh um ponto mais que positivo para nos. Nos falamos em breve na Library.
    Bjs.

  4. oi patricia a coisa ta um pouquinha feia aqui, mas com fe em Deus sairemos bem. bejinho em meu rei e meu principe……..beijinho vania…….

  5. Oi Paty! Good luck com Irene!!!!!E também espero que chegue aí, apenas um mini Irene…
    E mande notícias assim que puder…Beijo grande, Lu