Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças)

Todo ano a gente faz tudo sempre igual…a renovação do visto!

Como todo estrangeiro, anualmente precisamos renovar o nosso visto aqui na Suíça. A prefeitura manda uma carta e um formulário para cada um preencher os motivos pelos quais estamos aqui. Até ano passado, a gente fazia tudo pela prefeitura, que fica perto da nossa casa. Isto quer dizer, levava os formulários preenchidos, assinava na frente deles e junto os passaportes e as fotos para o visto. O detalhe das fotos é que elas deveriam ter 3,5cm de largura por 4,5 de altura. Sendo que da cabeça até a borda superior deveria ter 0,5cm. E ai de quem pensasse em mandar de outro tamanho, porque na hora que as entregávamos elas eram medidas na nossa frente.

Eu esqueci de comentar os vistos que são usados aqui. Para os brasileiros que vierem a turismo, não precisa de visto para permanecer até 3 meses. Mas para quem mora ou fica mais de 3 meses, os vistos que são oferecidos são:
– Visto tipo B: o mais comum (este é o nosso). É obtido para quem vem trabalhar, estudar ou para quem é casado(a) com uma suíça(o). Este é preciso renovar anualmente durante 5 anos.
– Visto tipo C: este é o visto para quem já mora há mais de 5 anos e ele é renovado há cada 5 anos.
– Visto tipo G: para aqueles que são de países de fronteira com a Suíça e que trabalham aqui, mas moram em seu país de origem.
– Visto tipo L: concedido para trabalhadores temporários no país e também artistas que estão expondo ou se apresentando por aqui.
– Visto tipo F: para quem foi expulso e corria risco de morte no seu país. Válido por 12 meses, podendo ser prorrogado para mais um ano.
– Visto tipo N: aos que pedem asilo político.
– Visto tipo S: para quem vem para a Suíça em busca de proteção. Porém este visto não autoriza o estrangeiro a sair daqui. Ele não pode passar da fronteira .

Bom…continuando, a gente ainda tinha que deixar os nossos vistos na prefeitura quando encaminhasse a renovação. Isto significava que não podíamos sair do país até vir os novos. Mas se quisesse, poderia fazer uma cópia e mostrar para a polícia no aeroporto e rezar para que eles aceitassem.

Eis que neste ano tudo foi mais fácil. A gente faz o procedimento de ir na prefeitura levar os formulários preenchidos. O resto é feito no órgão do estado responsável pelas imigrações, que fica em Aarau ( a capital do estado que moramos). Lá também tiramos a foto e não precisamos mais nos preocupar em medir ela (isso me estressava muito). E o fundamental, os vistos ficam conosco até chegarem os novos.
Adorei essa mudança. Apesar de termos que ir até Aarau (fica 30 minutos de trem de onde moramos), para nós facilitou muito.

Aqui tudo é muito organizado. E nós temos que entrar na dança também. Portanto, quando mudamos de endereço, precisamos informar esta alteração para prefeitura do lugar onde iremos morar. Sempre!!! E até para isto há prazo. São 8 dicas para fazer esta comunicação.

E também 8 dias para buscar os vistos prontos na nossa prefeitura, contados a partir da data da carta enviada por eles.
Será que 8 é um número cabalístico para os suíços????

Outro detalhe: precisamos pagar pelo visto. São 367 francos para literalmente pagar para morar aqui. Essa parte é chata 🙁

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.