Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças)

O churrasco (oi?) suíço!

Sendo gaúcha, fui criada comendo carne todos dos dias lá em casa. Churrasco todos os domingos era e ainda é sagrado. Peixe mesmo eu só lembro de comer na sexta-feira Santa e quando alguém da família ia pescar.
Então, sempre fui carnívora. Adoro carne e um churrasco bem feito!

Mas eis que quando chegamos aqui, meu conceito sobre comidas, principalmente carne, começou a mudar. Primeiro, a carne é cara aqui. Segundo, se aprende depois de um looooongo tempo a comer outros tipos de carne (nunca é tarde para aprender, não é mesmo??) Tá, mas e o churrasco do fim de semana??? Bom, posso dizer que fazemos quase todo o domingo um churrasco. Mas um churrasco suíço (oi?).

Quando o calor chega nesta terra gelada, o pessoal se enlouquece e arruma quintal e sacada. E para que??? Para colocar mesas, cadeiras e uma linda churrasqueira. Sim, você leu bem. Uma churrasqueira. Na verdade, o que eles chamam de churrasqueira eu conheço por grelha, mas tá valendo.

E a galera se joga para o mercado comprar a carne (hã?) para o churrascão. Isto quer dizer, vai ter neguinho (no caso, branquinhos) com o carrinho de compras lotado de Cervelat ou Wurst. É a mesma coisa e significa lingüiça. A gente até encontra um bifezinho para colocar na churrasqueira, mas a lingüiça ganha disparada a preferência.

Nosso churrasco de fim de semana!

Para acompanhamentos não são feitas saladas de maionese, apesar da batata ser muito bem aceita por aqui. Usamos milho e legumes assados na churrasqueira também, pão e molhos prontos. E é isso ai!!
Tudo na vida é questão de costume, podem acreditar. Depois de um tempo, a gente até acha bom e ainda consegue chamar de churrasco sem rir.

Então, me desculpem os amigos gaúchos por tal heresia!! Mas quem não tem cão, caça com gato mesmo!

En guete!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 comentários

  1. heheheh…. não é muito diferente da Noruega, como vocês viram quando estavam por aqui 🙂 É só abrir um solzinho que o pessoal enlouquece pra fazer “churrasco” na sacada… hehe. Mas como tu disse, a gente se acostuma e acaba gostando. O que eu mais gosto é de grellhar bife, milho, cebola, champingnon… hummm. Mas quando vamos a uma churrascaria de verdade no Brasil… ahh, aí não tem comparação 😉 Bjos

  2. hahahaha to rindo mto aqui com essa foto, Ana!!! hahaha aqui não é mto diferente, só que a nossa churrasqueira ainda é a normal, com carvão huahauhau mas esqueça picanhas e linguiças toscanas! aqui as linguiças não ficam rosadinhas e carne? nem em sonho… hahaha
    bjus italianos

  3. Lu…
    Se o “churrasco catarinesne” já eh praticamente uma heresia aos gaúchos…o suíço é uma verdadeira ofensa !!!! kkk
    Mas eh a pura verdade…a gente se adapta a quase tudo na vida…até a comer linguiçinha e “imaginar” que é uma delicioso churrasco gaúcho ! huahauhau
    Beijos, saudades de vc amiga !

    1. Gra,
      Realmente, nestas horas eu fecho os olhos e me imagino comendo uma baita costela bem gorda e bem assada. Senão eu vou entrar em depressão!!!!!! Hahahahaha
      Beijão, saudades!!!

  4. Depois de todo esse comentário a respeito dos churrascos daí onde voces moram, já estou repensando se vou visitar vocês. A não ser que eu leve uns quilos de costela, picanha, etc. Mas de qualquer forma vou pensar seriamente nessa possibilidade de ir conhecer esse pais da neve. Um beijão filhota, neta e genro.

    1. Pai….mas não é o senhor que sempre me disse que a gente não pode dizer que não gosta do que ainda não provou?
      Então, pode vir nos visitar e experimentar esta maravilha suíça!! 🙂
      O senhor vai ver que o seu churrasco e o da mãe é o melhor do mundo!!!
      Beijão para vocês dois!!!

  5. Oi Ana! Adorei o texto (encontrei por acaso esse blog quando pesquisava sobre o calendario do lixo rs)..aqui em Zurich pelo menos tem um mercadinho brasileiro que vende picanha (nem vi o preço de medo que fiquei rs..)

    Um beijo,