Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças)

Quem tem medo da máquina de lavar roupa

Demorei alguns dias para postar novamente, pois a reforma andou chegando ao seu fim. Claro que não completamente, mas esta semana os reparos maiores terminaram dentro do apto. Por isso, foi um entra e sai maior que o normal daqui de casa. E o pessoal da obra não se entendia, brigavam…estava um horror. Mas passou, ainda bem.

Hoje eu vou postar sobre uma coisa bem simples, mas que aqui é bem diferente. No Brasil, estamos acostumados a ter nossa máquina de lavar roupa dentro do apartamento, na lavanderia, em casa mesmo. Aqui, nos prédios mais antigos (e a maioria deles são assim), há uma lavanderia para todos os moradores. No início achei isso meio anti-higiênico. Olha, lavar minhas roupas na máquina que outros usam. Isso me deixava incomodada. Mas com o tempo se acostuma. Há também a máquina de secar, pois não teria como colocar no varal a roupa durante o inverno. Pois bem, as primeiras usadas nas máquinas, eu levava algum tempo olhando para o painel delas, tentando entender o que significava cada programa. Aqui no prédio, usamos um cartão com os créditos (como cartão de telefone) para fazer a máquina funcionar. Cada morador possui 2 cartões e pode carregar ele com quantos francos quiser. Depois que aprendi a usá-las, foi colocado um manual (em alemão, francês e italiano) na parede. Depois de todo o trabalho….mas tudo bem.

O painel da máquina daqui está em alemão e francês. Eis que eu já achava que estava dona da lavanderia, pilotando corretamente as máquinas que uma vizinha bate na minha porta. Ela só fala alemão e na época, eu não entendia nada. Foi então que ela fez sinal (isso ajuda horrores em muitas situações) para eu descer na lavanderia, mas que levasse meu cartão. Ela queria me ensinar que eu tenho que pegar os meus créditos depois que a máquina termina a lavação. Nossa, eu perdi algum dinheiro sem saber isso. Cada lavação desconta 3 francos do cartão, mas não quer dizer que use todo este dinheiro. Geralmente gasto 1 franco e o resto retorna para o meu cartão. Mas tudo bem. Vai para a conta do aprendizado, como diria a Adriana e o Yales (e que conta cara!!!)

A porta da lavanderia
As regras de uso da lavanderia

o painel da máquina de lavar (agora, já dominado!)

painel da máquina de secar

E como tudo que é coletivo, sempre rola uns estresses. Esses dias tinha uma moradora reclamando que não limpam direito as máquinas depois que usam (como retirar o excesso de sabão e limpar o filtro da secadora). Eis que a imobiliária mandou uma carta para cada morador, com as regras de uso da lavanderia. Outra coisa são os horários. Isso também eu achava estranho, ter o meu dia de lavar roupa e não quando eu quisesse.
A tabela com os horários do mês fica na porta da lavanderia. Vocês escolhe os horários e troca, se quiser e puder. Em alguns prédios, os dias são estipulados pelo síndico mas o domingo é dia livre. Já apagaram o meu nome da lista 2 vezes e daí pegaram os meus horários. Mas eu me cobrei depois!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 comentários

  1. Mas essa máquina aí é muito chique! rsrs

    Também foi difícil as primeiras vezes que usamos a lavadora e secadora aqui do prédio. A parte boa é que as máquinas estão no subsolo mas são individuais para cada apartamento. E não temos que pagar para usar.

    Mas vendo APs para alugar (quando mudarmos daqui) a maioria tem sido coletivo mesmo e tem que inserir moeda para funcionar… Que coisa 😛

    Isso de apagarem seu nome é muita sacanagem!!! Mas por outro lado, a senhora que te avisou do seu troco foi algo muito gentil. Nos surpreendemos mesmo com as pessoas, não é??

    1. Sim Grace….a vizinha foi super gentil em me ajudar. Nunca pensei que ela fosse ter a boa vontade de me explicar, até porque ela sabia que eu não falava alemão. E eu me senti uma retardada quando ela me falou hahahahah. Bah…mas vivendo e aprendendo!!

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só me diz: Foi mto tempo sem pegar o tal troco???????? Ou a vizinha foi rápida em te avisar….Espero que tenha sido logo…kkkkkkkkk…teus vizinhos brasileiros não foram capazes de te avisar???????? Beijosssssss

    1. Para minha sorte, a vizinha viu logo que a retardada aqui tava perdendo dinheiro….kkkk e os meus vizinhos brasileiros, coitados…..me ajudaram em tanta coisa. 🙂

  3. Oi Lu !!!
    DONA DA LAVANDERIA !!! Que coisa mais linda…sempre foi esse o meu sonho ! kkkk
    Guria, tuas histórias são sempre um barato…como você !
    Beijo com muuuitas saudades !
    Gra

  4. E eu que tô aqui totalmente perdido com a manual para ligar e usar a maquina aqui de casa, pois minha esposa foi viajar e tenho que lavar um monte de roupa. kkkkk

    Gostei muito do artigo. valeu!!!! 🙂