Categorias: Suíça (curiosidades & diferenças)

Aula de alemão…de inglês, espanhol….

Em outubro do ano passado eu comecei a fazer alemão no MutterKurs (curso para mães). As aulas eram destinadas às mães que estão em casa cuidando de seus filhos. A prefeitura oferece e pagamos um valor bem menor do que em escolas de idiomas. As aulas eram 1 vez por semana só e as crianças eram cuidadas por duas voluntárias, em outra sala separada. Porém, minha filha nunca ficou junto das outras crianças. Quando comecei este curso ela era muito bebê ainda (tinha somente 6 meses) e estranhava muito. Então, a professora deixou ela ficar comigo na sala de aula. Mas com o tempo, foi ficando difícil me concentrar com ela junto.

A professora, suíça, no início era meio fria, educada, mas fria. Sem o nosso calor humano. Com o tempo ela foi se rendendo e se soltando com a turma. Minhas colegas eram na maioria da Índia, mas também tinha uma da Venezuela, de Portugal e do Kamboja. Era uma turma bem legal. Eu gostava das aulas, mesmo elas não sendo tão rápidas com o ensino do alemão. Na verdade era um motivo de encontrar outras pessoas e, entre uma conversa e outra, aprendíamos um pouco do alemão. Com a portuguesa era fácil conversar. Com as indianas era em inglês e com a venezuelana, em espanhol. Já a professora, só falava alemão e francês. E a minha colega do Kamboja, só alemão. Então, era uma mistura. O curso (o primeiro nível) terminou em junho deste ano. No meu aniversário do ano passado era dia de aula. Ganhei chocolate e um cartão da turma. A professora entregou e só estendeu a mão para cumprimentar. Foi daí que, de forma involuntária, puxei ela e dei um abraço. Coisa de brasileiro. Mas aniversário sem abraço, não vale né?

clique na imagem para visualizar melhor.
O cartão que ganhei de aniversário no MutterKurs

Dentro a mensagem: Querida Ana, desejamos à você muitas felicidades no seu aniversário. De todas nós do curso de alemão.
E dentro, a mensagem: Querida Ana, desejamos à você muitas felicidades no seu aniversário. De todas nós do curso de alemão.

[Depois deste curso, fui atrás de uma escola de idiomas. Agora, desde agosto, faço aulas de alemão 2 vezes por semana, de noite. Eis que chego no primeiro dia de aula e descubro que tenho um colega brasileiro. Ele é carioca e trabalha aqui. E para minha felicidade, o professor já viajou para o Brasil e passou 6 meses por lá. Então, ele fala alguma coisa em português, pelo menos conseguimos nos entender. Depois ainda apareceu mais um colega brasileiro (um mineiro fazendo intercâmbio), um argentino e uma mexicana. A sala repleta de latinos. Me sinto em casa!! Além deles, temos colegas do Irã, da Hungria, da Itália, da Sérvia e da Croácia. A turma é bem divertida e falamos em inglês, em português e em espanhol. Português e espanhol menos, claro, porque os demais não entendem o que dizemos. Mas inglês sim, quando o alemão fica insuficiente para se expressar. Uma verdadeira torre de Babel. O argentino faz até mate na sala de aula.
O mate do argentino

Ah…e entre tantas culturas diferentes, sempre acontecem as “furadas”. O meu colega brasileiro, de Minas, foi brincar com um dos iranianos. O iraniano estava falando sobre festas e o mineiro quis participar da conversa. Eis que fala que toda festa tem uma cervejinha para animar. O iraniano falou que as dele não. E o mineiro insistiu: “Imagina, vai dizer que não tem cerveja nas festas? Que festa é essa?”. “Eu sou mulçumano.”, disse o iraniano. Na hora me deu um ataque de riso incontrolável, porque a ingenuidade do mineiro foi engraçada. Mas não criou nenhuma saia justa, os iranianos da minha turma não levaram a mal a pergunta. Só o momento que eu achei divertido e interessante.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários

  1. Oi Ana! Alem de compartilharmos o mesmo nome em breve sera tb o mesmo pais 🙂 So que irei morar em Luzern. Por enquanto estou a procura de escolas de idiomas, qual eh esta q vc estuda alemao? Uma coisa q percebi, eh q ai a maioria dos cursos as aulas acontecem so uma vez por semana ou 2 no max… assim fica dificil aprender essa lingua.. ainda mais p mim, q n tenho nocao nenhuma rsrsr

    bjs

    1. oi Ana, que legal que virá morar em Luzern. Eu estive lá na segunda passada. Fui levar uns amigos brasileiros que estavam de férias aqui em casa. Por isso a demora de responder teu comentário. Sobre as escolas, vc consegue fazer o curso intensivo sim. Todas oferecem ele além de 2x por semana. Eu estudo na Migros Schule, mas você pode procurar no google por deutsch schule in Luzern ou deutsch Kurs in Luzern que irá encontrar mais opções. eu não faço intensivo porque não conseguiria acompanhar o ritmo. Mas uma amiga brasileira fez e em 1 ano e meio terminou todos os níveis. Para quem tem filha como eu, fica meio puxado. Pois minha amiga falou que pelos menos 2 horas de exercícios são dados para serem feitos em casa, depois das aulas.
      Se precisar de mais alguma informação, pode falar.

      Beijos,

  2. Ana Luiza,
    Achei super bacana seu post e veio bem de encontro com minha situação, pois estamos indo pra suiça em dezembro e além de não falar nada em alemão, tb tenho uma filha, então isso tb me limita na questão dos horários.
    Esta escola que vc comentou fica onde? Nós vamos morar em Zurique, eu já começei vários cursos onlines, mas não é a mesma coisa não é…hehehe.
    Abraço
    Joyce

    1. Oi Joyce, seja bem-vinda!!!
      Este é o curso do Migros Schule, em Baden. Mas em Zurich tem bastante escolas, fique tranqüila. Com certeza a maioria tem aulas à noite.
      Se vc precisar de alguma coisa, pode contar comigo. Ok???
      Beijos

  3. Ana, os cursos são ministrados em inglês é? Estou fazendo um curso de alemão básico aqui no Brasil de apenas 6 meses e próximo semestre queria estudar alemão aí meu namorado mora no cantão de St Gallen aonde eu pretendo ficar , mas nao tenho fluência no inglês , será que existe escolas de alemão que as aulas sejam ministradas em espanhol ou português ? Muito obrigada !!!

    1. Todos os cursos de línguas são ministrados na língua oferecida pelo curso. Por exemplo: curso em alemão é ministrado em alemão. O que pode acontecer é o professor (a) falar algo em inglês no começo, quando perceber que vc não entendeu algo. Mas eles falam praticamente só em alemão.

  4. Ana, quando você começou o curso você já sabia algo em alemão? Eu não sou fluente em inglês, consigo me comunicar bem mas não sou fluente e alemão sei o básico do básico que estou aprendendo sozinha com ajuda do meu namorado. Imagino que seja bem difícil, sei que impossível não é mas como funcionou ao começar o curso? Não consigo imaginar aprender alemão com aulas ministradas em alemão e sem saber alemão, hahahah. Socorro!

    1. Oi Izabela, eu sabia muito pouco pq tinha feito um curso de alemão para mães, na cidade onde eu moro. E eles davam o básico. Mas me ajudou quando fui para a escola do Migros.
      Essa ajuda do seu namorado vai ser muito útil. E não se assuste! A gente pensa que não sabe, que não consegue aprender, que ficou burra (eu pensava assim), mas depois a gente percebe que sabemos bastante. E ter coragem de falar quando começar a aprender ajuda muito.
      Boa sorte e persistência!

  5. Boa tarde Ana. Estou planejando estudar alemão em 3 semanas em abril de 2018. Tenho onde ficar perto de Luzerna. Porém.. muitas pessoas comentam que no dia dia os suíços não falam muito o alemão que aprendemos a escola e agora? Será que seria melhor eu estudar em Munique mesmo? Me ajude hahaha obrigado e saudações brasileiras

    1. oi Maria….sim, realmente os suíços não falam o alemão que aprendemos na escola, no seu dia a dia. A não ser que vc peça. Tem vezes que eles perguntam o que vc prefere: alemão suíço ou alemão.
      Estudar em Munique seria bom. Pelo menos lá vc entenderia melhor sem precisar pedir para mudarem. Não conheço os dialetos na Alemanha, mas nas vezes que fui para lá, ao ouvir alemão tudo era mais claro para mim. 🙂
      Abraços,