Nesse post não quero, de jeito nenhum, dar uma de ativista política, massacrar ou julgar o Mc Donald’s. Até porque sou consumidora ocasional de seus produtos e admito que gosto! Resolvi começar com esse pronunciamento, para não restar nenhuma dúvida da intenção nesse post: dividir a minha curiosidade sobre um artigo que li ontem na rede (mais precisamente no UOL).
O material relatava o Projeto: Davies Happy Meal, em que a a fotógrafa nova iorquina Sally Davies (vegetariana assumida) registrava o processo de “envelhecimento” de um Mc Lanche Feliz! Comprado em 10 de abril de 2010, ela resolveu fotografar para uma amiga ver o seu processo de decomposição. Surprise, surprise! Nada de ficar com mofo ou estragado. Ela então resolveu fazer uma página no Facebook, para registrar sua experiência e tcharamm… passaram-se 730 dias e basicamente nenhum fungo resolveu fazer residência no Lanche Feliz.
* Precisooooo fazer um à parte engraçadinho aqui. Li vários comentários da matéria do UOL, e muitos se referiam ao fato que se você é o que come, então eles iam continuam comendo Mc Donald’s pois se o alimento não envelhece, então eles também ficariam conservados! Politicamente incorreto, mas que foi bem sacado, ah, isso foi!
Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e descobri como o Mc Donald’s se manifestou em relação ao chamado “experimento”. Eles basicamente dizem que não podem se pronunciar claramente pois não sabem em que condições foi feito o armazenamento, mas que eles fortemente trabalham num esforço de tentar evitar o processo de formação de fungos.
Veja uma reportagem e vídeo com entrevista de Sally Davies em que o projeto fazia 6 meses de vida! Reportagem de 13 de outubro de 2010 no Good Morning America sobre o Happy Meal Project
Acabei indo um pouco mais a fundo e revi o documentário Super Size Me (2004), em que o cineasta Morgan Spurlock, durante 30 dias somente se alimenta com o que é oferecido no Menu do Mc Donald’s. Com resultados catastróficos do ponto de vista da saúde (ele engordou em torno de 12 quilos), o filme acabou nominado para o Oscar na categoria de documentário.
Há uns 20 dias, estava na Broadway com meus pais e o Gustavo, e fomos tomar um café no Mc Donald’s e em frente rolava uma manifestação pacífica de adolescentes contra o que é servido no menu do restaurante. Confesso que fiquei sem graça, mas não abri mão do meu cafezinho.
Ontem mesmo no programa, “The Biggest Loser”, a primeira dama Michele Obama lançou um desafio para que os americanos tentassem por 6 semanas comer saudável e se exercitar 20 minutos ao dia, buscando provocar uma “epidemia de bons hábitos.”
Como falei e volto a reiterar, minha intenção não é trazer necessariamente, uma crítica à indústria de fast food, mas sim trazer mais foco a um assunto que cada vez está sendo mais discutido nos EUA, o combate ao sedentarismo e obesidade.
Olá! Não acha nada de mal em criticar o Mc Donald´s ou qualquer outro tipo de fast food. Faz mal para a saúde, engorda, eles tratam os funcionários como lixo (se quiser saber mais sobre o assunto, no Brasil há um documentário sobre os processos trabalhistas contra o Mc Donald`s) e estimulam a vida consumista… o próprio cara do documentário está doente do fígado até hoje! Outra coisa é dizer que a comida é ruim… em alguns casos é, mas certos momentos o Big Mac tem seu valor. Eu como cada vez menos, tô seguindo as dicas da Michelle!
Entendo teu ponto de vista Glenda, mas não quis entrar na seara dessa discussão de saudabilidade. Tem gente que adora e defende a bandeira e não era minha intenção discutir isso e sim, colocar foco no que tem rolado por aqui nos EUA. De qualquer maneira valeu a participação.
Olha…também sou cliente do Mc Donald’s, apesar de ter lido e ouvido tanta coisa ruim sobre os lanches. Mas quem resiste né? Como a Glenda falou ai em cima, em certos momentos, o Big Mac tem o seu valor.
Oi Paty, gostei do seu post. MAs senti falta dos links da matéria do UOL e da pagina no Facebbok 🙂
Em tempo, segue fonte da matéria do UOL: http://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2012/04/10/projeto-fotografa-ha-2-anos-lanche-de-fast-food-que-nao-apodrece.htm
Para ver as fotos do projeto: http://www.flickr.com/photos/sallydavies/sets/72157624739645253/detail/?page=2