Fundada pelos romanos no século 12 antes de Cristo, Strasbourg está localizada numa posição estratégica na Europa. Próxima ao rio Reno e da fronteira com a Alemanha, a cidade já foi disputada pelos dois países. Mas em 1944 passou em definitivo ao domínio francês.



Como a cidade fica umas 2 horas daqui de casa, fizemos um bate e volta. Fomos num sábado ensolarado (nós e a torcida do Flamengo tivemos a mesma ideia. A cidade estava cheia). No caminho para a catedral de Notre Dame, passamos por um mercado das pulgas. Tinha de tudo, desde comidas até antiguidades.

Ao lado da catedral, paramos na loja La Cure Gourmande. Esta é uma loja de biscoitos e doces, super colorida que deixa até os adultos bem doidinhos de tanta coisa boa que tem lá.

Para quem desejar comprar o mapa da cidade, tem um centro de informações turísticas ao lado da Catedral (você de frente para a igreja, fica ao seu lado esquerdo).



Aproveitamos para passear no trenzinho que passa pelos principais pontos turísticos. O dia estava ensolarado e achei que seria legal usar o trem, ainda mais com criança. Mas na verdade, não foi grande coisa. O tal trem era muito quente (a cobertura não ajudava a atacar o sol) e a distância dos lugares era muito pequena. Tanto que depois fizemos tudo caminhando. O lado bom foi usar o áudio guia, saber de dados históricos da região e descobrir que Mozart e Goethe moraram lá.



Esta região central e turística no centro de Strasbourg é chamada de “Grande Ile”. Ela é banhada pelos canais que cruzam a cidade e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988. Esta parte onde ficam os canais se chama Petite France.
Strasbourg também é, desde 1992, a sede do Parlamento Europeu. Mas eu, como sou muuuuuuito esperta, passei de carro na frente do prédio e não tirei nenhuma foto!!! Fiquei besta olhando o lugar e esqueci de pegar a máquina. Bocabertisse nível máximo!!!

A cidade também é conhecia pelo seu mercado de Natal da cidade, que acontece a mais de 445 anos. E ele é tão importante para o lugar que existem lojas que vendem exclusivamente enfeites de natal durante todo o ano.


Strasbourg é encantadora e vale a pena conhecê-la.




Dicas:
– Fomos de carro e a ideia era usar o estacionamento da Place Gutenberg. Mas no sábado que estivemos por lá, o estacionamento estava lotado. Por ser bem central (fica a uma quadra da catedral), acaba sendo muito procurado. Deixamos o carro no estacionamento Saint Nicolas, que fica próximo do centro. Se você quiser informações sobre os estacionamentos em Strasbourg, clique aqui.
– O trenzinho com áudio guia e que passa pelo pontos turísticos sai da Place Gutenberg. Mais informações, clique aqui.
– Informacoes turísticas de Strasbourg, clique aqui.
– Para quem deseja conhecer a cidade de bicicleta, clique aqui.
Que lugar mais lindo! Tudo muito fofo! A casa do Mozart…as flores…ruas…doces…hummm(a gorda)…
Amo os teus posts Aninha! Voce deveria ser jornalista!
oi Lu….linda a cidade, né? Adorei lá.
ahahah meu pai e jornalista. Seria algo genético??? hahaha
Beijocas
Ola ,
Boa tarde chamou me noemia.
Nos proposamos passeios guiados de Segway .
Nos-chamamos One City Tour http://www.onecity-tours.com/
e nos-encontramos em Estraburgo França .
Gostariamos entrar em contacto com você.
Aqui esta os meus contactos info@onecity-tours.com , jaizimin@hotmail.fr, jaizimin@gmail.com .
Olá, pode enviar um email para contatopelomundoblog@gmail.com
Abraços,
Olá. Adorei o seu post.
Eu fiquei com dúvida, estou indo semana que vem à Alemanha, e pretendo
ir de Stuttgart a Estrasburgo.
Ao cruzar a fronteira, preciso adquirir alguma coisa? Como fazem
para Salzburgo?
Oi Julia…vc vai de carro? Tenha seus documentos em mãos (passaporte). Somente isso. Ok? Boa viagem! Abraços
Olá, bom dia!
Estou pesquisando tudo sobre Alsacia Lorena onde meu pai nasceu. Meu pai (falecido) dizia ter nascido em Alsacia Lorena. Mas Alsacia Lorena é uma região, não é? Gostaria que você me indicasse uma cidade que ficasse próxima de todas as cidades dentro da regiao de Alsacia Lorena. Obrigada!
oi Maria…até onde eu sei, a região de Alsácia Lorena não existe mais. Parte dela ou toda ela faz parte da Alsácia. Você chegou a pesquisar no Google algo sobre a região?