Esta pergunta, duas pessoas fizeram para si quando viram os Familiengarten. E não, não foi eu e nem o meu marido. Quando me falaram, tive que rir, pois estamos tão acostumados com isto no Brasil (e em outros países considerados do terceiro mundo – não gosto de chamar o Brasil de terceiro mundo), que facilmente remetemos nosso pensamento para as favelas quando vemos pequenas casas, próximas umas as outras.

Mas então, o que é este tal Familiengarten? Bom, não precisa ser expert em alemão para entender que significa jardim de famílias. Como já contei neste post sobre o caminho que levo a filha na escola, que tem plantações de milho, tomate e trigo, o familiengarten fica ao lado destas plantações. Este lugar, nada mais é que um terreno dividido em vários espaços, onde as pessoas fazem as suas hortas e plantam suas flores. Há quem faça um pequeno “barraco” e coloca uma “churrasqueira” junto com mesa e cadeiras. É neste lugar que eles aproveitam também os dias de sol. Praticamente uma mini, micro fazenda!!!




Já vi vários destes e acho um amor as pessoas se dedicarem ao cultivo próprio. Coisa que eu também já estou fazendo, na minha modesta sacada, é verdade. Mas isto já é assunto para outro post.
Olá Ana, boa noite. Pra quem nunca visitou a Suiça,você aconselha ir no verão ou inverno ?
Desde já,obrigada pela atenção
Oi Ana, depende muito da pessoa. Se vc não gosta de frio, venha no verão ou primavera, que são estações muito lindas. Tem pessoas que desejam conhecer a neve, por isso preferem vir no inverno. Mas a época que vc mais aproveita realmente é a primavera e o verão. Os dias são mais longos e vc consegue ficar muito tempo na rua, conhecendo os lugares. Coisa que no inverno fica mais complicado, por causa do frio intenso.
Abraços,